+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Bom dia, meus amigos.
    Vejo por aí muitos celulares rurais 4G com Wi-Fi, VoLTE, etc.
    Quero comprar um que tenha melhor sensibilidade (sinal) com antena própria.
    Consigo captar sinal 4G na banda 28 usando modem E8372 da Huawei, mas não
    usando smartphone "comum".

    Agora que temos o VozWifi, até quebra um galho, mas o modem tem que ficar
    do lado de fora de casa. Com um cel rural, creio que consiga sinal dentro de
    casa, ainda que só na janela.

    Qual aparelho vocês me recomendam ?

  2. #2

    Padrão

    Ola,

    o termo rural praticamente caiu em desuso, na fazenda usamos esse aparelho conforme link https://www.elsys.com.br/modem-4g-para-internet/p

    tem ele com chip 3g sem telefone fixo ou 4g com chip de telefone que faz e recebe chamadas.

    Tinhamos um 3g e trocamos pelo 4g devido ao telefone, ele usa uma antena externa que vai um cabo de rede para dentro da casa, e pega de boa. depende do sinal de sua regiao.

    Seu quiser me ligar o meu login e o meu dominio .com.br la tem o meu telefone que e zap tambem

  3. #3

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Olá, Bisbi.
    O pessoal da loja Circuito foi lá no sítio com um amplimax + antena 700 da aquario.
    O sinal ficou bem melhor que no modem E8372, da Huawei, mas com a mesma velocidade (entre 5 e 7 mbps).
    Com a casa fechada, precisaria de cabo. Perde a mobilidade

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    JoaoBC para leigos ou preguiçosos o melhor que tem é ZTE modelo MF 253 V que possui todas as frequências das bandas GSM, 3 G, 4 G e a maior vantagem que possui antena interna mas ao conectar antena externa desliga a interna. No kit acompanha antena externa.
    Outros fabricantes como Huawei, Aquario, Elsys a mudança é através de software; existe os de mesa com 4 G e dual chip com roteador( cliente ou ap ) e bateria interna.
    Nesta região aparelhos com bandeira da Vivo tem dado problemas, funciona com chip da Tim ou Claro mas Vivo nada; eles não resolveram e nem assumiram, como resposta fora da garantia.

  5. #5

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Nilton, ele permite repeter o sinal celular e tambem sinal internet (no caso 4G)? Quer disser que com uma antena externa e o aparelho dentro de casa consigo ter sinal de celular e internet wifi ?

  6. #6

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    JoaoBC para leigos ou preguiçosos o melhor que tem é ZTE modelo MF 253 V que possui todas as frequências das bandas GSM, 3 G, 4 G e a maior vantagem que possui antena interna mas ao conectar antena externa desliga a interna.
    Obrigado pela dica.

  7. #7

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Ué, mas em um local desse que o sinal pode ser captado por um modem usb espetado no computador, e se esse modem usb não está conectado em antena externa, então esse local é ótimo de sinal.
    Se nesse local com uma antena de 20dbi eu conseguisse um nível de sinal de -94dBm ou melhor que isso, eu compraria uma antena de 850Mhz de 20dbi, um repetidor dual band da Lintratek de 850 e 700Mhz no Aliexpress e uma antena cogumelo para irradiar o sinal dentro de casa, e aí sim eu teria uma verdadeira mobilidade.
    A antena de 850Mhz capta sinal de 700Mhz também.
    Quanto essa velocidade de apenas 5 a 7 mega, não espere muita coisa acima disso em se tratando de internet móvel celular fora da cidade, não.
    Aqui eu uso um chip pré da Tim, e até 2 anos atrás dentro da cidade só se conseguia 7 mega de velocidade. Hoje já se consegue uma média de 16 mega durante o dia. Tem local a 1000 metros em linha reta da torre sem visada, que o smartphone só indica 2 barrinhas de sinal em 700Mhz!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20230127_033321.JPG
Visualizações:	77
Tamanho: 	69,6 KB
ID:      	70706
    Última edição por chicao48; 27-01-2023 às 15:43.

  8. #8

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Obrigado pela dica

  9. #9

    Padrão

    Apenas para conhecimento dos enteressados do ramo; a Zte lançou o modem Wi-fi 4g Mf293n com antena externa e sem suporte às frequências 2G Gsm.
    Tendo em vista que a rede 4G está sendo transmitida em algumas regiões na frequência de 850Mhz e 2100Mhz também, esse lançamento veio completo agora com frequências B1/B3/B5/B7/B28!



    Nome:      ZTE.png
Visitas:     372
Tamanho:  51,5 KB

  10. #10
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Desculpe pela demora em responder.
    Sim, mas hoje temos no mercado aparelhos com telefone de mesa 4 G, todas as bandas e wi-fi ou AP basta configurar o dispositivo embora o alcance seja curto( raramente passa dos 30 metros no meio rural,
    Quem tem internet fixa na propriedade rural seja por satélite, rádio ou celular com a Vivo pode ligar ou receber, com a Claro apenas no pós-pago e Tim mediante um aplicativo da operadora mas consumirá dados da mesma; a rede wi-fi funcionará como repetidor de celular. O mais fácil de habilitar é caso tenha apenas um chip, apenas dispositivos homologados no Brasil e das marcas Apple, Samsung e Motorola, já tentei com modelos vindos do exterior mas às vezes funciona inclusive os TOP( tem $$$$$$ se vira rsrsrs).

  11. #11
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Qual o melhor celular Rural 4G ?

    Aqui em Minas Gerais( nesta região ) a banda de 850 MHz praticamente foi sequestrado pela Vivo, um pouco para Tim e quase nada para Claro e Oi para 3 G, restando apenas 2100 MHz com um alcance bem menor.
    Tim e Vivo possuem a faixa de 700 MHz, inclusive 2500 MHz mas raramente passa dos 25 MB em dias úteis em 4 G+, Claro por sua vez antes de receber clientes da Oi chegava a 70 MB com pico de 107 MB atualmente a metade nos dias úteis e 4 G.

    Muitos proprietários rurais estão abandonando ou deixando em segundo plano o acesso a celular/internet ou via satélite, como primeira opção internet via rádio por não possuir franquia de dados abandonando TV via satélite, para produtor rural muitos têm sentido um ganho de produtividade e alguns funcionários nem TV tem mas aparelhos de áudio cada vez melhores e até potentes.