+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Equipamentos se desconectando ou parando de pingar

    Bom dia pessoal. Estou tento dificuldade em resolver tal problema e gostaria que alguem pudesse me aconselhar.
    O que acontece é o seguinte:

    Tenho uma PowerBeam M5, que utilizo para passar a rede. A segunda antena que vai receber é uma NanoStation M5.
    Nessa nanostation tem um roteador que fica em um vizinho que é pra ele navegar na internet, um swtich simples de 8 portas que utilizo pra ligar duas cameras IPs que tenho na rua e obviamente o roteador dele. A distancia de uma antena pra outra é coisa de no maximo uns 300 metros com visada limpa. Tudo que ta ligado na nanostation como roteador e cameras, de tempo em tempo para de pingar e depois volta. fica uns 10 segundos fora e depois volta. Nao tem tempo certo em que momento vai parar de pingar. Ambas as antenas em nenhum momento param de pingar, somente as cameras e o roteador do vizinho




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         power.png
Visualizações:	75
Tamanho: 	55,9 KB
ID:      	70714Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.png
Visualizações:	70
Tamanho: 	68,8 KB
ID:      	70715
    Última edição por bruuunobc; 18-02-2023 às 11:08. Razão: incluir foto

  2. #2

    Padrão Re: Equipamentos se desconectando ou parando de pingar

    Eu não sei se a distância é essa mesma que está paresentada aí (menos de 1km). Mas o que eu posso adiantar é o seguinte:

    Primeiro você está usando duas antenas diferentes, uma é uma Powerbeam 400 (um canhão para matar uma mosca nessa distância) que é de ângulo fechado. outra é um Nano que é de ângulo aberto. A Powerbeam, qualquer desalinhamento de altura (downtilt) ou desalinhamento lateral o sinal fica discrepante e ela começa a perder pacotes. Por isso ela é uma antena pra ser usada como cliente ou PTP.

    Caso você tenha setado manualmente a distância das antenas nos rádios, desfaça isso e deixe automático.

    Outra coisa aí é esse AirMax aí que tá muito ruim. Principalmente se for essa distância de menos de 1km. Isso provavelmente é problema do Noise (ruído de fundo) que está muito alto (-89dBm) Tem que procurar um canal que esteja mais limpo de transmissão e tentar baixar esse ruído aí pra casa dos -100dBm.

    Seus rádios estão setados para 2dBm de potência. Apesar de ser muito perto eu considero que você deve desativar o controle automático de potência e setar isso aí pra algo um pouco mais alto. Tire essa configuração da potência da antena (Built in) e deixe configirado como Radio Only. Com isso você pode subir a potência dos rádios acima do EIRP limite.
    Você também pode usar os rádios em "Compliance Test".
    Tem tutorial aqui no fórum de como fazer isso via linha de comando.

    Por último é a discrepância na versão de firmwares dos rádios. A PowerBeam está com uma versão antiga 5.6.5 enquanto o nano está com uma versão mais recente. Eu deixaria tudo numa versão só. Só se atente que a PowerBeam o firmware é tipo XW enquanto o Nano é tipo XM. Não upe errado!

    Eu particularmente gosto do firmware V 6.1.4. Considero estável pro meu cenário e é um dos que eu acho sem bug de AirMax presentes nas versões mais recentes.

    Teste essas coisas aí que eu mencionei e poste os resultados para a gente.

  3. #3

    Padrão Re: Equipamentos se desconectando ou parando de pingar

    O problema pode ser também o WDS desativado em ambos os lados.
    Pra ponto a ponto é necessário ativar o WDS tanto no AP quanto na Station.

    Verifica também se o watchdog de ping está ativado na PowerBeam, ela pode tá reiniciando por não conseguir pingar o IP do watchdog.

  4. #4

    Padrão

    ola
    para resolver esse erro colocar 2 antena igual e de 13dbi
    fazer a configuração do zero com potencia de 2dbi
    e deixar em brasil para não mexer DFS
    observar as 2 fonte doe equipamento tensão e corrente isso influencia muito na antena

  5. #5

    Padrão Re: Equipamentos se desconectando ou parando de pingar

    Teu problema está no DFS evita usar esse tipo de frequência vai reiniciar sempre o rádio procura uma mais limpa mais livra-se de canais frequências dentro do DFS.

  6. #6

    Padrão Re: Equipamentos se desconectando ou parando de pingar

    Sempre que existir equipamentos prioritários principalmente do Governo a solicitar uso destes canais/frequência teu rádio vai cair automaticamente

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Equipamentos se desconectando ou parando de pingar

    Uso como AP uma nano M 5 que vem de uma switch que tem quatro portas adaptadas para POE de saída( 12 V a 36 V ). A nano de vez em quando trava tudo, não pinga, rede some para alguns dispositivos e outros não; elevando de 12 V para 24 V até melhorou mas nem tanto, refiz as emendas da rede elétrica faz uns dois meses que não tenho mais problema. Tenho um bullet2, depois que atualizei nunca mais me deu problema.
    Bullet2 está com 10 dBm cobre a casa toda com folga( 142 m² ) e M5 no estabelecimento comercial com 8 dBm, até aumentei mas em uma semana a potência cai de novo; quando a minha internet era 5 MB a potência era 20 dBm e 17 dBm, atualmente estou com 30 MB cabeado e logo será fibra de 50 MB ou um pouco mais.