+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF entre CGNAT e Concentrador

    Boa noite a todos.

    Atualmente possuo uma ccr1036-8g-2s+ fazendo tudo aqui. a bicha recebe meu link, faz cgnat e também autentica os clientes pppoe.

    Todos os clientes estão na mesma vlan, incluindo fibra e radio (radio dentro da rede ftth, ONU no POP)
    conexão com a OLT 10gb, e pico de tráfego 1.8gb e processamento 30%.

    Minhas dúvidas:

    Eu quero dividir essa rede, vou segmentar por Vlans x PON, e também gostaria de colocar em produção outra CCR1036 que tenho, porém essa tem somente interfaces 1gb. Minha ideia seria uma caixa com link + nat e a outra somente Pppoe.

    Tem como eu usar essa CCR que não tem interface 10gb? como vou segmentar em vlans, o lado que faz conexão com a OLT não seria problema, posso usar varias interfaces. Agora, e o PTP com a Borda? Consigo dividir o tráfego em varias interfaces?

    Por curiosidade subi um OSPF em laboratorio, usando 3 interfaces, resultando em 3 rotas ECMP (um /30 em cada interface fechando comunicação), e me pareceu um cenário interessante. Porém,não tenho certeza quanto ao balanceamento entre as interfaces, tenho medo de uma delas por ventura passar de 1gb. (tentar né)




    Alguém com tempo para ler tudo isso e me dar uma luz? Ou deixo tudo como está rsrs e rezo para nunca dar problema.


    Obrigado pela atenção

  2. #2

    Padrão Re: OSPF entre CGNAT e Concentrador

    Pelo seu cenário eu venderia a 1036_4s compraria outra 1036 2s+ problema resolvido, no futuro sera improvável conseguir trabalhar com porta de 1GB, mas caso queira ter um trabalho extra, pode ligar a 1036_4s via bonding ligando quantas portas elétricas que quiser entre a 1036 2s+ e 4s exemplo: ligar as portas 1234 das 2 em bonding