+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Wifi pra 8Km

    Boa Tarde Pessoal
    Vejam se conseguem me ajudar!

    Estou montando um projeto no qual preciso colocar wifi em veículos dentro de um raio de 8KM, toda a extensão é área limpa, visada perfeita, em uma Extremidade tenho uma Torre de 18 metros de Altura..
    No veiculo pretendo usar uma Groove MIkrotik , mas pra enviar o sinal eu estou perdido como posso fazer, teria que ser uma Omnidirecional , pois os carros andam pela fazenda toda.
    A internet é baixa é 5 megas é só pra conexão e Telemetria.

    Fiz um teste com uma Ominitik da mikrotik deu certo, mas pra 4 km só

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Wifi pra 8Km

    Montei em uma fazenda onde tinha três repetidores, seu sinal é proveniente de dados móveis, têm atualmente link de satélite com menos franquia kkkkkk
    Antena de celular esta a 9 metros do solo e antena omni com 15 dBi a 10 metros e mais 3 metros o para raio; até um raio de 40 a 80 metros sua conexão é péssima( sinal muito forte ) mas alcança até 1,5 km de raio no celular conforme o dia. aparelho em questão é bullet m2, canal fixo e com 17 dBm e intuíto era 300 metros mas alcançou 370 metros. Não ultrapassa os limites da propriedade rural de 350 hectares mais ou menos.
    Motorola Solutions, Ericson e outras fabricantes possuem equipamentos de telemetria para serem instalados em veículos e máquinas agrícolas ou mineração até mesmo em uso científico. Acho que ainda utiliza faixa de VHF ou UHF.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por patk Ver Post
    Boa Tarde Pessoal
    Vejam se conseguem me ajudar!

    Estou montando um projeto no qual preciso colocar wifi em veículos dentro de um raio de 8KM, toda a extensão é área limpa, visada perfeita, em uma Extremidade tenho uma Torre de 18 metros de Altura..
    No veiculo pretendo usar uma Groove MIkrotik , mas pra enviar o sinal eu estou perdido como posso fazer, teria que ser uma Omnidirecional , pois os carros andam pela fazenda toda.
    A internet é baixa é 5 megas é só pra conexão e Telemetria.

    Fiz um teste com uma Ominitik da mikrotik deu certo, mas pra 4 km só
    A torre sem ser mais alta . Tem fazer projeto PtM para a area toda onde deseja operar. Esse tipo de serviço é prestado em 900MHz para telemetria.

    Se nao funcionar tem mais uma opção de usar 3G ou 4G mediante instalação de repetidora.

    Um projeto desses custa por volta de R$3.000 para definir altura da torre e area de cobertura

  4. #4

    Padrão Re: Wifi pra 8Km

    Espero que esteja bem Patk, você tem diversas soluções pra tentar, mas precisaríamos conhecer melhor o que vc quer fazer, por exemplo se tem diversos veículos no campo em distancias diferentes vc pode montar uma rede mesh com um veiculo servindo de torre pro outro, pode espalhar algumas torres usando mesh e um painel solar com bateria pequena.
    Você pode trocar os equipamentos pra equipamentos mais adaptados ao que vc precisa, como por exemplo rádios 900mhz que vão funcionar mais longe com o custo de passar menos banda. (mikrotik e ubiquiti tem destes radios)
    Você pode usar rádios específicos de telemetria dos usados em aero modelo por exemplo, ou usar equipamentos profissionais para telemetria.
    Sse quiser conversar a respeito pode mandar uma msg privada no forum que conversamos...

  5. #5

    Padrão Re: Wifi pra 8Km

    se tiver orcamento, coloca 4 setorial 90º com roket.2 ou bullet 2hp. fixa mcs baixo 4 a 0 vai dar bom alcance e banda baixa. no cliente fixa em mcs 0 , na torre coloca mcs3 e vai testando, caso nao de baixa pra 1.
    testa em 10MHZ e 5MHZ tambem. vai diminuir a banda, mas vai dar maior alcence.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mcs2s.jpg
Visualizações:	41
Tamanho: 	481,5 KB
ID:      	70726

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Wifi pra 8Km

    Não sei a diretriz do Ministério das Comunicações do atual governo federal, mas desde a segunda gestão deda presidente Dilma ampliar o acesso a redes de dados nas rodovias pavimentadas, assentamentos, aldeias indígenas, povoados e distritos; previa a ligação das principais operadoras, infelizmente tem almejado para apenas um ou outro e melhor tratamentos a ISPs regionais ou locais.