+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Upload alto e download baixo.

    Olá boa tarde a todos.

    Tenho um loco M5 como AP e uma sxtlite como station. distancia de 350 metros com visada. (sei q não é o ideal e tal, mas funciona sem os protocolos proprietários muito bem)

    Ocorre que o enlace após testes mostra um download de 50 mb/s na média e o up chega a 90 mb/s. (na teoria suportaria até 100 mb/s) devido aos equipamentos que estou utilizando.

    minha dúvida é se tem como corrigir, poderia ser apontamento? fresnel? se fosse invertido os valores estaria otimo já que preciso de mais dow que up.

    os valores de sinal dos enlaces estão diferentes. tipo chain0 -61 e chain1 -72 por exemplo. é normal?

    Obrigado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sxt.png
Visualizações:	73
Tamanho: 	110,9 KB
ID:      	70721   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WhatsApp Image 2023-03-24 at 14.20.25.jpeg
Visualizações:	75
Tamanho: 	44,6 KB
ID:      	70722  


  2. #2

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Citação Postado originalmente por k4dosh1 Ver Post
    Olá boa tarde a todos.

    Tenho um loco M5 como AP e uma sxtlite como station. distancia de 350 metros com visada. (sei q não é o ideal e tal, mas funciona sem os protocolos proprietários muito bem)

    Ocorre que o enlace após testes mostra um download de 50 mb/s na média e o up chega a 90 mb/s. (na teoria suportaria até 100 mb/s) devido aos equipamentos que estou utilizando.

    minha dúvida é se tem como corrigir, poderia ser apontamento? fresnel? se fosse invertido os valores estaria otimo já que preciso de mais dow que up.

    os valores de sinal dos enlaces estão diferentes. tipo chain0 -61 e chain1 -72 por exemplo. é normal?

    Obrigado.
    Provavelmente é alinhamento errado ou visada obstruída.

    Veja que o TX rate está em 180mbps enquanto o RX rate está só em 90mbps.

    Observe também que o sinal do CH0 está em -72dBm e do CH1 em -63dBm. -72dBm é muito ruim. Tem que tentar aumentar ele e subir para pelo menos esses -63dBm aí.

    Outra coisa a se observar é que você disse que estão a 350 metros e a sua SXT está marcando 5km. Ou ela está com a distancia travada manualmente em 5km ou sua visada/alinhamento estão muito, muito ruins!


    Veja se não tem problemas de obstrução: Vegetação, casas, prédios etc.

    Verifique o alinhamento lateral e o downtilt. Um erro aí e mata o enlace.

    Veja também se as antenas não estão instaladas em local impróprio como perto ou na lateral de paredes, por trás de telhados/lajes ao invés de na frente.

    Eu recomeçaria do zero o alinhamento e a configuração desse enlace.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Aqui alguns provedores "mandan" mais UP do que Down nos horários de pico. Rede de telefonia exceto a finada Oi seja em 3 G ou 4 G dá para navegar sossegado 2 mb/s no celular com -102 dBm e com -50 dBm não passará dos 3 mb/s pela Vivo ou Tim, Claro por ter uma largura de banda maior 8 mb/s ou seja 4 G+ para falecida Oi. Nesta região pelo menos, em 4 G a Claro piorou ao herdar clientes da Oi mas outras pioraram na mesma proporção.

    Para wi-fi, PTP o sinal precisa ter pelo menos -90 dBm para 1 mb/s, a potência de RF seja celular ou roteador, Nano etc varia de 15 dBm a 23 dBm( 30 mW a 200 mW), no Brasil era 20 dBm e hj 18 dBm não adianta mudar de país por que logo cairá dos 23 dBm para 18 dBm; no bullet2 caiu para 15 dBm e nano M5 para 10 dBm.
    Mesmo na zona rural tenho notado de sinal/ruído está muito alto( acima 13 dBsinad) e melhor que 8 dBsinad pode ser muito ruim; nos últimos modelos da Philips ao mudar de canal aparece na tela intensidade e qualidade de vídeo mesmo nas CRTs, receptores digitais e TVs digitais têm esse recurso mas só pelo comando do CR na maioria; Dados é multimídia ou audiovisual, nem sempre melhor sinal terá melhor sinal/ruído.
    Convém observar a polarização, nessa distância e visada polarização horizontal pode ser a melhor solução. Antenas de TV normalmente são horizontais seja analógica ou digital,

  4. #4

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Esta com problemas de alinhamento, Provavelmente tem corrigir a polarização. O chai) e chain1 nao deve ultrapassar os 3dB

  5. #5

    Padrão

    Primeiramente obrigados a todos que responderam ao tópico.

    Todos são unânimes que o apontamento não está legal.

    Eu como leigo achei que pudesse ser algo a mais pois como navega o up e não o dow? esse foi o meu pensamento.

    1 - O AP está (chutando) uns 30 ou 40 metros mais baixo que minha station e ambos não possuem um sistema de inclinação. Poderia ser isso?

    2 -Há ainda uma casa na frente q não compromete a visada, porém acredito que possa estar comprometendo um pouco o fresnel.

    3 - A distância está em 375 metros mesmo verifiquei no mapa do earth, farei o ajuste na antena quanto este ponto colocando manualmente

    envio anexo uma imagem só para terem ideia do meu cenário (se tiverem curiosidade). o AP é mesmo um nano loco M5 e a station uma sxtlite e não um litebeam como mostra a foto.

    Assim que resolver a questão posto um posicionamento. acredito que irá demorar uns dias devido ao tempo.

    PS.: este enlace só existe pois não quiseram me atender na fibra diretamente na minha casa tendo em vista que teria que atravessar uma rodovia. Então fiz essa "gambiarra" para poder ter uma net melhor que os 3mb que me ofereciam no rádio. Os 50 mb que recebo hoje já estão ótimos, mas vai que melhora... banda tem. são 200 mb de contrato.

    Obrigado mesmo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         alinhamento.jpg
Visualizações:	52
Tamanho: 	658,3 KB
ID:      	70723  

  6. #6
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Citação Postado originalmente por k4dosh1 Ver Post
    Primeiramente obrigados a todos que responderam ao tópico.

    Todos são unânimes que o apontamento não está legal.

    Eu como leigo achei que pudesse ser algo a mais pois como navega o up e não o dow? esse foi o meu pensamento.

    1 - O AP está (chutando) uns 30 ou 40 metros mais baixo que minha station e ambos não possuem um sistema de inclinação. Poderia ser isso?

    2 -Há ainda uma casa na frente q não compromete a visada, porém acredito que possa estar comprometendo um pouco o fresnel.

    3 - A distância está em 375 metros mesmo verifiquei no mapa do earth, farei o ajuste na antena quanto este ponto colocando manualmente

    envio anexo uma imagem só para terem ideia do meu cenário (se tiverem curiosidade). o AP é mesmo um nano loco M5 e a station uma sxtlite e não um litebeam como mostra a foto.

    Assim que resolver a questão posto um posicionamento. acredito que irá demorar uns dias devido ao tempo.

    PS.: este enlace só existe pois não quiseram me atender na fibra diretamente na minha casa tendo em vista que teria que atravessar uma rodovia. Então fiz essa "gambiarra" para poder ter uma net melhor que os 3mb que me ofereciam no rádio. Os 50 mb que recebo hoje já estão ótimos, mas vai que melhora... banda tem. são 200 mb de contrato.

    Obrigado mesmo.
    Aparelhos de marcas, modelos até mesmo firmiware diferentes não passam a banda toda, mesmo indicando 100 MB no caso diria 40 MB( up + down) principalmente em 2,4 GHz.
    No bullet2 chega real no celular ou note 5 a 8 MB, na nano m5 dá uma melhoradinha para o dobro até triplo com roteador tri-wan da TP-Link e switch Intelbrás; plano de 60 mb mas recebo 30 mb cabo utp, só que melhor do que muitos com 100 mb de fibra, alguma TVs não abre nem mesmo o you tube alertando como conexão não segura e nas mais top abre.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Aparelhos de marcas, modelos até mesmo firmiware diferentes não passam a banda toda, mesmo indicando 100 MB no caso diria 40 MB( up + down) principalmente em 2,4 GHz.
    No bullet2 chega real no celular ou note 5 a 8 MB, na nano m5 dá uma melhoradinha para o dobro até triplo com roteador tri-wan da TP-Link e switch Intelbrás; plano de 60 mb mas recebo 30 mb cabo utp, só que melhor do que muitos com 100 mb de fibra, alguma TVs não abre nem mesmo o you tube alertando como conexão não segura e nas mais top abre.

    Aqui é um nano loco m5 e uma sxtlite 5 tudo em 5ghz. Já trafeguei tranquilo 70 Mb de down aqui com esse apontamento ruim, dando ccq 100% e utilizando mcs 12. certeza que melhora ao menos a qualidade e alguma coisa na velocidade com o apontamento correto como indicaram. Estou pensando em como vou fazer o "tilt" da antena e aí coloco em prática.

    Valeu.

  8. #8

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Citação Postado originalmente por k4dosh1 Ver Post
    Primeiramente obrigados a todos que responderam ao tópico.

    Todos são unânimes que o apontamento não está legal.

    Eu como leigo achei que pudesse ser algo a mais pois como navega o up e não o dow? esse foi o meu pensamento.

    1 - O AP está (chutando) uns 30 ou 40 metros mais baixo que minha station e ambos não possuem um sistema de inclinação. Poderia ser isso?

    2 -Há ainda uma casa na frente q não compromete a visada, porém acredito que possa estar comprometendo um pouco o fresnel.

    3 - A distância está em 375 metros mesmo verifiquei no mapa do earth, farei o ajuste na antena quanto este ponto colocando manualmente

    envio anexo uma imagem só para terem ideia do meu cenário (se tiverem curiosidade). o AP é mesmo um nano loco M5 e a station uma sxtlite e não um litebeam como mostra a foto.

    Assim que resolver a questão posto um posicionamento. acredito que irá demorar uns dias devido ao tempo.

    PS.: este enlace só existe pois não quiseram me atender na fibra diretamente na minha casa tendo em vista que teria que atravessar uma rodovia. Então fiz essa "gambiarra" para poder ter uma net melhor que os 3mb que me ofereciam no rádio. Os 50 mb que recebo hoje já estão ótimos, mas vai que melhora... banda tem. são 200 mb de contrato.

    Obrigado mesmo.
    Com 30~40 metros de diferença de elevação e sem ter como regular as antenas para cima e para baixo (downtilt) vai dar BO mesmo. Uma vai jogar sinal por cima e a outra vai jogar sinal no chão e refletir tudo. Por isso essa discrepância entre Up e Down. Pode verificar pelo sinal. Tem mais de 10dB de diferença entre as chains.

    Tente achar aí aqueles tubos amarelos de 1 polegada pra antena e ajuste no braço. Entorte mesmo. Não vai ser uma coisa extravagante de torto pra apontar pra cima e pra baixo nessa altura aí. Qualquer coisa que você virar a de cima um pouco pra baixo e a de baixo um pouco pra cima vai começar a perceber diferença no sinal.

    Infelizmente para você poder utilizar a velocidade toda de 200MB nesse enlace aí, você teria que ter duas CPEs MIMO e com porta Giga, já que as portas fast só vão até 100MB de velocidade.

    Eu dei uma olhada no Google Maps e pelo que pude perceber, lá no local mais baixo, você olhando para cima tem uma árvore a esquerda do enlace. O mesmo ocorre no local mais baixo. Talvez você deslocar ambas as antenas totalmente a direita das edificações poderia ser um teste válido para melhorar o enlace.

    Uma última coisa. Eu vi que você não postou aqui as abas de sinal e config do seu Nano, mas verifique o nível de sinal que está configurado nesses seus aparelhos. Se estiver DFS e Brasil provavelmente está com EIRP capado. Talvez burlar isso aí com um Compliance Test e subir o sinal das antenas pode dar uma ajuda extra.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Citação Postado originalmente por k4dosh1 Ver Post
    Aqui é um nano loco m5 e uma sxtlite 5 tudo em 5ghz. Já trafeguei tranquilo 70 Mb de down aqui com esse apontamento ruim, dando ccq 100% e utilizando mcs 12. certeza que melhora ao menos a qualidade e alguma coisa na velocidade com o apontamento correto como indicaram. Estou pensando em como vou fazer o "tilt" da antena e aí coloco em prática.

    Valeu.
    Eu calço cio madeira, chinelo velho, ferro etc. de modo a obter aclive ou declive; muito cuidado com infiltração.

  10. #10

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Tem respeitar todo o processo de apontamento. Se nao conseguir movimentar em uns do eixos fica difícil saber onde esta o problema.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sphreak Ver Post
    .....
    Eu dei uma olhada no Google Maps e pelo que pude perceber, lá no local mais baixo, você olhando para cima tem uma árvore a esquerda do enlace. O mesmo ocorre no local mais baixo. Talvez você deslocar ambas as antenas totalmente a direita das edificações poderia ser um teste válido para melhorar o enlace.

    Uma última coisa. Eu vi que você não postou aqui as abas de sinal e config do seu Nano, mas verifique o nível de sinal que está configurado nesses seus aparelhos. Se estiver DFS e Brasil provavelmente está com EIRP capado. Talvez burlar isso aí com um Compliance Test e subir o sinal das antenas pode dar uma ajuda extra.
    A arvore em questão está bem mais baixa que meu enlace então acredito que não obstrua nada, mas a casa acho que pode estar atrapalhando sim. Pensei a mesma coisa em puxar o enlace o máximo para a direita, aqui na minha casa (estou no alto) é fácil já que qualquer modificação que afete estética ou outra coisa é por minha conta. na casa de baixo é da minha irmã, então tenho que fazer algo mais bonito que não a atrapalhe em nada. Já está quebrando essa pra mim, mas vou ver essa possibilidade sim.

    Quanto as informações mais técnicas que me repassou no último paragrafo, não entendo muito bem. vou postar uma foto das configs aqui. O nano é facil de mexer, mas mikrotik tem tanta configuração que deixo muita coisa no padrão.... aprendi bem sobre mcs e só. Certeza que o DFS não esta ativo no nano e nem sei pra que serve. vou verificar sobre também.

    Por esses dias estou utilizando mcs4 devido estabilidade.... sei que nesse mcs não vai passar a banda que pretendo mesmo, assim que melhorar a questão do sinal vou testar outros com banda mais apropriada.

    Obrigado pela atenção.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano wireless.png
Visualizações:	46
Tamanho: 	114,9 KB
ID:      	70724   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.png
Visualizações:	44
Tamanho: 	141,5 KB
ID:      	70725  


  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Eu calço cio madeira, chinelo velho, ferro etc. de modo a obter aclive ou declive; muito cuidado com infiltração.
    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Tem respeitar todo o processo de apontamento. Se nao conseguir movimentar em uns do eixos fica difícil saber onde esta o problema.
    Obrigado pela atenção. utilizarei os "recursos técnicos" para alinhar rsrs.

  13. #13
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    Citação Postado originalmente por k4dosh1 Ver Post
    Obrigado pela atenção. utilizarei os "recursos técnicos" para alinhar rsrs.
    Nessas horas ( preguiça ) que gosto de usar groove ou bullet e antenas que podem ser de grade, yagi, setorial ou mesmo omni. Com uma omni de 15 dBi consegui o enlace com celular de até 350 metros meio rural e 450 metros com antena de grade dentro da propriedade rural. Lembrando que o "sinal " ou "SSID" não pode ultrapassar os limites da propriedade rural, urbana ou edificação.
    No bullet ainda tive de reduzir a potência máxim a de 20 dBm para 15 dBm, até 80 metros em alguns celulares não era possível autenticar e se conseguia não abria nem mesmo you tube.

  14. #14

    Padrão Re: Upload alto e download baixo.

    BOM DIA AMIGOS, ESTOU QUERENDO COMPRAR UMA RB PARA UM PROVEDOR NOVO, QUE IRA ATENDER EM MEDIA 200 CLIENTES, COM PLANOS DE ATÉ 10MB OU MAIS QUAL MIM INDICA?


    TEM EM MINHA LISTA A ( RB 3011 OU A RB hEX S 760iGS ), MAS ESTOU ABERTO PARA NOVAS INDICAÇOES,


    DESDE JÁ AGRADEÇO, TENHAM UM BOM DIA