+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão problema com Samba

    Ola pessoal

    trabalho em uma pequena empresa de desenvolvimento de softwares e paginas de internet

    montamos um servidor linux pra rodar interbase e mysql para os softwares e apache + php para web

    eu no momento estou fazendo backup atravez do SSH File Transfer, mas quero melhorar utilizando o samba.... como eu nao sou administrador e sim programador, estou apanhando um pouco

    achei essa pagina pq digitei no google e achei os tutorais da pagina
    me ajudaram.. vou falar o problema.

    uso slack
    instalei o samba com security = Share (igual fala no tutorial la) funcionou normal, compartilhei os diretorios e os windows reconheceram

    depois resolvi mudar pra USER e criar dois usuarios.. um sistema e outro web, cada um com acesso a um diretorio... ae vem o problema

    se eu entro com o usuario Sistema, ele entra no meu diretorio, mas no ambiente de rede do windows ele mostra o outro diretorio mas nao me da acesso.. tem jeito de deixar aparecer apenas o diretorio que tem acesso?

    segundo e mais grave problema: quando eu faço essas configuracoes, no ambiente de rede some todos os computadores e soh aparece o servidor linux.. será que porque eu tenho um windows 2000 professional na rede? se eu desligar o windows 2000 professional funciona a rede normal. alguem poderia ajudar um pobre iniciante??

    Obrigado gente

  2. #2

    Padrão problema com Samba

    Qual sistema operacional q vc está usando para os clientes?

  3. #3
    Visitante

    Padrão problema com Samba

    4 computadores
    3 com win 98se
    1 com windows 2000 professional (onde eu trabalho)

    2 notebooks
    1 com win98se
    1 com winme

  4. #4

    Padrão problema com Samba

    Faz o seguinte, edite o smb.conf e coloque os seguintes parâmetros para cada compartilhamento:

    * na pasta para compartilhamento do Sistema insira
    valid users = o usuário sistema
    browseable = no

    * na pasta para compartilhamento Web insira
    valid users = o usuário web
    browseable = no

    Vê se vai funcionar.
    []´s,
    Gustavo

  5. #5
    Visitante

    Padrão problema com Samba

    la vai minha configuração

    [web]
    comment = Páginas Web
    path = /www/htdocs
    invalid users = administrador
    valid users = web
    force user = web
    force group = web
    browseable = No

    [geral]
    comment = Administrador
    path = /
    invalid users = web
    valid users = administrador
    force user = administrador
    force group = administrador
    browseable = No

    o que aconteceu com o Browseable = no

    se eu entro como web ou administrador nao aparece nenhum compartilhamento no Servidor Linux (nem o do administrador)

    e no ambiente de rede some todos os micros e aparece apenas o servidor

  6. #6

    Padrão problema com Samba

    O parâmetro browseable=no é para esconder mesmo o compartilhamento. Mas depois de logar tente isto:
    clique em menu iniciar/executar. Depois digite \\nome_do_seu_servidor\nome_do_compartilhamento

    Vê se consegue acessar o compartilhamento.
    []´s,
    Gustavo

  7. #7
    Visitante

    Padrão problema com Samba

    Funcionou.

    Mas meu objetivo era o seguinte... nao sei se da pra fazer isso..


    mas por exemplo. Se eu me logo com o usuario "web" eu vejo no ambiente de rede apenas o compartilhamento pra web

    tem jeito de fazer isso?

  8. #8

    Padrão problema com Samba

    Vc pode fazer o seguinte... qdo logar com um determinado usuário, após o logon efetuar um mapeamento para um determinado compartilhamento. Vc pode fazer isto configurando o Samba na sessão netlogon e criar os scritps dentro deste diretório...

  9. #9

    Padrão problema com Samba

    Eu estendi o que vc esta querendo só que eu nunca consegui fazer isto, acho pouco provalvel que vc consiga fazer isto.

    O que vc esta querendo é isto:

    Usuário web no ambiente de rede verá somente o compartilhamento WEB

    Usuário Administrador, no ambiente de rede vera o compartilhamento WEB e Administrador.

    Uma comparação simples é o q a Novell faz.


    Um abraço,


    Marcos Amorim

    [ Esta mensagem foi editada por: marcosmamorim em 25-12-2002 10:11 ]