+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão backup de usuários?

    Ola galera.. gostaria de saber se tem como fazer o bakcup dos usuários e suas senhas.... que se por acaso der algum problema de hardware.. e tiver de refazer todo o sistema.. ao invés de cadastrar todos os usuários novamente basta restaurar o backup.. ou mesmo . .. trocar de máquina.. daí é só restaurar estes arquivos na nova máquina..
    bom acho que vcs entenderam o que eu preciso.....

  2. #2
    Potiguar
    Visitante

    Padrão backup de usuários?

    Vc deve fazer um backup dos arquivos /etc/passwd, /etc/shadow e do diretório /home pois é onde estão os arquivos de seus usuários, mas isto é bastante relativo tipo de vc usar o sendmail deverá fazer backup tb do /var/spool/mail e se usar ftp terá que fazer cópia do diretório que definiu dentre outros.

    Que tipo de mídia pretende usar para este backup?

    Dependo posso te dar umas dicas.

  3. #3
    Visitante

    Padrão backup de usuários?

    Olá amigo.. obrigado pelas dicas.. bom..é o seguinte...
    pretendo fazer o backup para um cd......
    mas para isto tenho de jogar para a home de algun usuário para poder buscar estes dados por ftp......
    e fazendo o backup destes dois arquivos.. já vou garantir que todos os meus usúarios vão acessar normalmente, por exemplo se eu colocar estes arquivos numa nova instalação linux?
    Falow. obrigado pela ajuda....

  4. #4

    Padrão backup de usuários?

    se vc quer fazer o backup num cd olha isso aki:
    http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/

    tem varias dicas de backups (inclusive em CDs com a partir de ISO ou de arquivos mesmo) e outras coisas...

  5. #5
    Potiguar
    Visitante

    Padrão backup de usuários?

    O /etc/passwd contém as contas dos usuários e o /etc/shadow as senhas criptografadas sendo que vc terá que criar os homes de todos os usuários.

    Para vc fazer backup via cd faz o seguinte:

    1- Criar um diretório e copia os arquivos para dentro.
    # mkdir /backup
    # cp /etc/passwd shadow /backup

    2- Criar um diretório para armazenar a imagem e em seguida gerar a imagem.
    # mkdir /imagem
    # mkisofs -J -r -o /imagem/backup.iso /backup/
    Os parametros -J e -r matem a compatibilidade com o windows e o -o especifica o nome do arquivo ISO

    3- Gravar o cd
    # cdrecord -v -fs=32M speed=32 dev=0,0,0 -data /imagem/backup.iso
    O -v exibe as informações durante a gravação;
    O -fs especifica o tamanho do buffer na RAM dependo da sua quantidade de memória pode ser maior ou menor;
    O speed é a velocidade de gravação tb vai depender de seu gravador
    O dev é o dispositivo e -data aponta para a imagem a ser gravada.

    Até mais.