+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    Caros amigos tenho uma rede windows com servidor windows 2000 server, e gostaria de colocar o linux para acessar a internet através deste servidor, sendo que já coloquei o Ip do DNS que é 10.1.16.1 a mascara de sub rede é 255.255.255.252 e o gateway é 10.1.16.1, e o ip da máquina linux é 10.1.16.229, o problema é; já fui em linuxconf, entrei na parte de configuração de rede coloquei todos os ip´s corretamente mas não funciona, isto é não acessa a internet, inclusive testei outra máquina com o mesmo ip sendo que rodando o windows e funciona direitinho. o que estou fazendo de errado me ajudem por favor pois se funcionar passarei toda minha rede para linux!
    abraços,
    Luciano Mendes (Saquarema - RJ)

  2. #2

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    De o comando route devera o gateway , verifique se esta certo

    use route add para adicionar.

    Ou
    coloque se gateway dentro do arquivo /etc/rc.d/inet1 -- renicie o serviço de rede ou maquina.


  3. #3

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    ifdown eth0

    ifconfig eth0 10.1.16.229 netmask 255.255.255.252 up

    #configurou seu IP e netmask do linux

    route add default gw 10.1.16.1

    adicionou o roteador a ele!

    não se esqueça de adiocionar endereços de DNS no arquivo:

    /etc/resolv.conf

    boa navegação!


    [ Esta mensagem foi editada por: PiTsA em 10-03-2003 02:50 ]

  4. #4
    Visitante

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    Muito Obrigado a todos os amigos que me ajudaram !!!
    Vou ver se funciona se tudo der certo Mais uma vez muiiiiiiiiiiiiiiito obrigado amigos da net!!!!!!!
    Luciano Mendes (Saquarema - RJ)

  5. #5
    Visitante

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    Caros amigos continuo boiando no mundo linux sem conseguir colocar minha máquina para acessar a internet, as vezes penso em desistir de mexer com o linux, mas como tudo na vida tem que ser um pouco difícil, se não não tem graça, vou continuar tentando, é claro com a ajuda de vcs. Já fiz tudo que os amigos me ensinaram aqui no forum, usei o ifdown eth0, depois ifconfig eth0 10.1.16.1 netmask 255.255.255.252 up, beleza, após usar estes comandos como o amigo ensinou, usei o route add default gw 10.1.16.1, e aparece o seguinte erro"A rede está fora de alcance", inclusive já editei o arquivo etc/resolv.conf e coloquei a linha "nameserver 10.1.16.1" que é o meu DNS.
    Lembrando que isso tudo foi feito na mesma máquina em que roda o windows 2000, e funciona perfeitamente com estas configurações de DNS e IP a única coisa que faço é trocar o HD que está com Win2000 e colocar o com o LInux já configurado para está máquina já troquei até de versão colocando o Conectiva 7.0 em vez do 8.0, achando que isso poderia resolver, mas não obtive sucesso! já testei minha placa de rede e está perfeita, tanto que funciona no windows. Se alguém puder me socorrer ficarei muito grato pois estou tentando loucamente usar o Linux, mas sem Internet não dá!!
    Meu ICQ é 41267716 fica online apartir das 19:00 todos os dias meu MSN tb e é [email protected]. Me ajudem please!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Meu DNS é : 10.1.16.1
    Meu Gateway; 10.1.16.1
    Meu IP; 10.1.16.229

  6. #6

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    poste aqui o resultado deste comando: ifconfig

    ok!...

  7. #7
    Visitante

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    Caros amigos, é com grande felicidade que digo que consegui!!!!!
    estava tudo direitinho o problema era que o Linux não reconhece a netmask que existe no meu servidor win2000 e que as minhas estaçoes em win98 e 2000 reconhecem muito bem que é "255.255.255.252" o que fiz, mudei no linux a netmask para 255.255.255.0 que é válida para o linux! Já esta netmask "255.255.255.0" nas minhas estações windows não funciona (!na minha rede é claro!)
    um abraço a todos e em especial ao PiTsa que foi muito atencioso comigo ele me deu um help maneiro via MSN!!! valeu Brother!!
    Luciano Mendes (Saquarema - RJ)

  8. #8

    Padrão Como conectar o Linux na internet via gateway

    naum te disse sobre sua sub mascara de rede !!!

    falei que tava estranho aquilo!

    ISSO AE! DESFRUTE DO SEU PINGUIM!