+ Responder ao Tópico



  1. #1
    _MANCHESTER_
    Visitante

    Padrão Linux como Terminal

    Ola pessoal
    Antes de mais nada obrigado ao Spy por me ajudar no tópico sofre as Fontes True Type, mas infelismente nao funcionou nao, o X ainda nao encontrou o diretorio TTF, pelo menos o netscape não, eu vou em Edit, Preference, Fonts e nao aparece as fontes que eu quero...

    eu sempre usei o Linux desde de 98 mas como Servidor de Banco de Dados, pois programo em Delphi e delphi soh roda em Windows.
    Agora estou desenvolvendo em Java, e tenho uma "missão" em transformar um cliente meu com 7 computadores praticamente 100% em linux, dos 7, 6 serão linux com o Wmaker rodando.... o único windows que vai ter é por causa de programas Home Bankingque só rodam em WIndows.
    La vai as dúvidas....

    A primeira é mais curiosidade.. como chama aquele terminal que fica transparente? onde posso encontrar ele?

    agora as duas mais urgente e acho que mais dificeis... Preciso de algum programa que seja parecido com o Ambiente de rede do windows, tem que ser algo simples pois cliente que nunca viu Linux na vida acostumado com Windows vai apanhar um pouco.. Existe isso?
    pra mim compartilhar os diretorios do Linux para aparecer nesse programa como que vai ser? eu sei que o samba eu vou instalar apenas nas maquinas que a maquina windows vai querer usar.... no caso o servidor e duas maquinas com impressoras.

    Por ultimo... duas maquinas linux vao ficar com impressoras Epson Lx300 pra tirar nota e uma Canon BJC jato de tinta....
    como eu faço impressao do X nelas?

    Obrigado a ajuda...

  2. #2
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Linux como Terminal

    Quanto as fontes amigo, ceritifique-se de te-las movidas ao diretorio correto:

    /usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF

    Feito isso, de o comando

    /usr/X11R6/bin/mkfontdir

    E adicione a linha:

    FontPath "/usr/X11R6/lib/X11/fonts/TTF"

    Dentro do arquivo /etc/X11/XF86Config, na sessao: Section "Files"
    Salve, e reestarte o X.

    Quanto ao terminal, existem varios, entre eles, o Eterm, que provavelmente voce ja tem ai, e que da excelente efeito de transparencia, no caso, eu uso dois, o Eterm e o Aterm, o Eterm fica totalmente transparente, sem bordas e tal.

    Quanto ao "Ambiente de Rede", use o programa chamado: LinNeighborHood
    Procure em www.freshmeat.net

    Voce ja configurou as impressoras?
    /usr/share/apsfilter/SETUP

  3. #3
    _MANCHESTER_
    Visitante

    Padrão Linux como Terminal

    ae PSY
    puxei todos os programas que vc disse..
    o Eterm funcionou legal

    o LinNeighboardHood eu preciso instalar o Samba em todas as maquinas?
    inclusive na rede Linux vs Linux?
    porque eu coloquei 2 linux em rede, eles dao ping e conectam por SSH, mas no Lin.. nao apareceu...
    ja o que tem o samba instalado encontrou uma maquina com Windows.

    Agora as fontes estao um problema
    fiz do jeitinho que vc disse

    quando entro no X, entro no netscape e nao aparece as fontes da TTF, procurei a Wingdings por exemplo, eu vi que o arquivo esta no diretorio la, wingding.ttf, mas no netscape nao aparece
    no GIMP tb nao...

    alguma luz?

    valeu

  4. #4
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Linux como Terminal

    Tens certeza absoluta de o comando mkfontdir ter se executado corretamente?

  5. #5
    _MANCHESTER_
    Visitante

    Padrão Linux como Terminal

    digite mkfontdir e nao mostrou nenhum erro

    alias, nao mostrou nada...

  6. #6
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Linux como Terminal

    Po veio, entra la no diretorio, deleta o ´fonts.dir´ e refaz o mkfontdir, ja nao sei mais.. hehe

  7. #7
    _MANCHESTER_
    Visitante

    Padrão Linux como Terminal

    entao.. apaguei o arquivo e mandava criar denovo e ele criava do mesmo jeito, mas eu descobri porque...

    eu estou vendo o tutorial aqui do underlinux
    soh que foi feito pra redhat

    antes do mkfontdir
    manda ta um comando assim

    ttmkfdir -o fonts.scale

    no slack nao tem o ttmkfdir, e nao cria o fonts.scale por isso nao aparece minhas novas fontes nesse diretorio...

    Psy, vc conseguiu ae, no seu tem esse comando? como eu posso criar esse fonts.scale?

    valeu

  8. #8
    _MANCHESTER_
    Visitante

    Padrão Linux como Terminal

    opa
    o ttmkfdir eh um pacote separado
    procurei no freshmeat e achei la
    agora sim esta funionando

    valeu PSY
    nao vou mais te encher, hehehehe