+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    alguem tem materia de instalacao e configuracao desse cara..

    queria rodar ele no linux para um programa em clipper.. mais pelo que vi eu preciso ter um disquete com o boot do dos certo? como faço pra emular isso pelo HD do linux mesmo? sem ter qeu suar disquete.?

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    outra coisa..

    o que eu realmente preciso é fazer esatcoes linux acessarem um sistema em clipper que esta em um samba LINUX.. do windows é facill pois ele mapeia a unidade do servidor e emula o programa pelo dos,,

    mais como posso fazer isso nas estacoes linux??

  3. #3
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    olá
    faça o seguinte:
    baixe a imagem do drdos (drdos7.03) no site www.linuxrapido.kit.net/download/drdos.tar.gz e copie para a pasta /var/lib/dosemu.
    com um editor qualquer edit o /etc/dosemu.conf (como root), localize a linha $_hdimage="hdimage.first" e altere para $_hdimage="nome do drdos q vc baixou", exemplo "$_hdimage="imagedros7.03.eval", salve o arquivo e pronto. ele mapeia automáticamente a unidade l: as partições do linux.

    Fernando

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    valew Fernando..

    e me diz uma coisa.. como faço com o autoexec.bat e config.sys...?

    como ponho eles para o dosemu ler os parametros dele?

  5. #5
    armando
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    Eu fiz alguns testes com o DOSEMU do Suse e funcionou tudo, mas tem algumas situacoes que vc precisa considerar:
    - Eu uso um servidor Samba e montei no Suse um volume do Samba, isso funcionou o sistema feito no clipper, mas a alteracao de registros nao reflete no servidor, apenas qdo vc fecha o arquivo, isso pode te trazer problemas na atualizacao de estoque (por exemplo);
    - Utilizei o DOSEMU direto no servidor (sem o Samba), e nao consegui abrir mais de um arquivo, ele ficou como se fosse exclusivo;
    - Eu optei por converter o meu sistema (que nao falta muito) com o Harbour, fica rapido, estavel e nao corrompe os indices, caso vc desligue a estacao, apenas necessitara matar o processo da estacao que se desligou;

    Qto ao autoexec.bat e config.sys, no proprio DOSEMU do Suse tem.

    Armando

    [ Esta mensagem foi editada por: armando em 29-03-2003 13:03 ]

  6. #6
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    o drdos tem o autoexec e o config, e funciona o edit, faz o teste para vc ver!!!
    meu unico problema é com a lpt2, até hoje não consegui fazer o dosemu emular ela, do resto ta beleza. qualquer coisa estamos ae...

  7. #7
    ibmg50
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    Tive algum tempo atras o mesmo problema a resolver,
    Achei em um site russo um compilador clipper que compilou 100% de meu codigo fonte, e gera executavel para linux.
    Funciona legal, so e preciso colocar no clipper ao manipular arquivos o
    tratamento de rede normal do mesmo, (lock de registro, de arquivos, abrir como share, etc.

    Fiz o sistema que queria e esta em producao usando linux.
    Acesso atraves de telnet ou local, e com todos os caracteres semigraficos do clipper.

    COmpila clipper 52, 53 e o clipper grafico inclusive (So nao testei o modo grafico)

    qualquer coisa, veja em http://www.itk.ru

    e se precisar me escreva......


    [email protected]

  8. #8
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    pessoal, ele esta me acusando falta de memoria XMS.. fala que tenho que ter no minimo 512k.. mais la no dosemu.conf ja esta com 1024k...

    alguem que tenha o dosemu.conf configurado certinho.. se quiser me passar eu agradeço..

    [email protected]

    []´s

  9. #9
    Visitante

    Padrão DOSEMU..

    oi,

    tenho bastante experiencia com a solucao linux-dosemu-clipper e posso te passar o que sei. Segue os passos abaixo e voce será feliz

    1 - instala o dosemu versao mais estavel
    2 - pega o hdimage.drdos e coloca no diretorio /var/lib/dosemu (www.socs.com.br/download/hdimage.drdos)
    3 - altera teu /etc/dosemu.conf e altera em hdimage para hdimage.drdos
    4 - coloca teu sistema em algum diretorio do linux ( em geral crio um /sistemas e coloco lá as aplicacoes, uma em cada diretorio).
    5 - cria as impressoras no linux e altera na area correspondente do /etc/dosemu.conf
    6 - usando o lredir cria uma unidade para o diretorio /sistemas (F: por exemplo)
    7 - instala o powerterm ou netterm ou seu emulador de preferencia no seu windows.
    8 - cria uma conta de usuario no linux e coloca no .bash_profile as seguintes linhas :
    dos
    exit
    9 - telneta o linux pelo emulador e coloca o usuario que voce criou.
    10 - qualquer duvida coloca aqui ou manda para [email protected]