+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MDantas
    Visitante

    Padrão falta de memória

    Amigos, o que pode está causando esta falta de memória numa máquina P3 com 256 de RAM e um HD de 20GB ? Os serviços que to rolando nesta máquina é apenas de squid e iptables e tenho uma pasta compartilhada.

  2. #2

    Padrão falta de memória

    Bom... basicamente, você tem máquina de sobra...
    Vamos eliminar o básico :
    1. Qual a versão do Linux que você está usando ?
    2. Quando instalou o Linux, instalou quais pacotes ? Só os que precisava ou completo ?
    3. Tem certeza que o Linux está "enchergando" 100% da memória ?
    4. Qual o tamanho do swap que você criou ?
    5. Tem algum outro programa rodando, como o Apache, PHP, banco de dados, etc ?

  3. #3
    MDantas
    Visitante

    Padrão falta de memória

    Estou suadno uim red hat 9. Da outra vez que instalei eu instalaei mais pacotes, como apache com suporte à PHP e postgree, algumas ferramentas administrativas para rede, tudo isso dentro do wizard paa insttalar o red hat. Nunca instalei completo, mas escolho sempre a versão servidor. O único ambieten gráfico foi o GNOME, e de resto desabilitei muita coisa, instalaei depois por conta própria o squid. E deixei o mozila para navegar se necessário para autenticar o speedy, quando ele expira e precisa autenticar. Não instalei mySQL e nem postgree, nem DNS nadinha, apenas o que comentei.

    Swap eu deixei com o dobro de memória, 500 e boninhas mega. Criei uma partição para /boot com 100MB e a extendida com 4GB e mais uma outra de backup com a sobra.

    Quandto se o linux está enxergando as 256 RAM, num tenho certeza. COmo faço para ver isso?

    E a única coisa que faço com esta máquina é MASCARAR A CONEXÃO E usar proxy devido alguns usuários não poderem acessar todas as páginas. Nada mais que isso.

    De fato amigo, estes problemas tem acontecido com frequência, de modo que ao reiniciar a máquina não conseigo mais entrar em nada. Dá altos pauas no boot e para com umas mensagens de falha e erros em Vvermelhor escrito |GREP blablalaaaa logo quando fala do kernel.

    Estranho não é? Usei uma versão 7.2 do rh numa outra máquina faz algum tempo e nunca tive estes problemas. Por isso estou achando muito estranho.

  4. #4

    Padrão falta de memória

    Bom, como sou preguiçoso, só sei ver isso no modo gráfico... risos...
    Você pode adicionar na sua barra de tarefas o Monitor de Sistema, que mostra a utilização da CPU, Memória e Swap.
    No Conectiva tem o linuxconfig, que traz todas as configurações, no redhat não sei ainda.
    Para saber o que está rodando, use :
    ps -ef | more
    Ele mostrará quais são os processos que estão sendo executados, talves tenha algo sendo executado que você não saiba.
    Pelo que você escreveu, pode ser também que haja algum problema no disco ou na instalação.
    No ruindow$ o apache começa a "comer" memória, e de vez em quando, temos que desliga-lo e reinicia-lo. Não acho que isso ocorra no Linux, mas sempre é bom ficar de olho.

  5. #5
    MDantas
    Visitante

    Padrão falta de memória

    Mesmo assim, eu não instalei nem o apache desta vez. E não tenho windows instalado nesta máquina. Ela está com puro Linux, somente ele. nada mais que isso! Agora acho muito estranho está acontecendo estes erros logo agora novamente.