+ Responder ao Tópico



  1. #1
    h__
    Visitante

    Padrão DNS em rede mascarada

    Olá gente, boa noite a todos.

    É o seguinte: montei um dns na minha máquina e funcionou tudo direito: inicia, confiro o /var/log/messages para ver se está tudo ok, se carregou as zonas e se está executando.

    Mudei o /etc/resolv.conf para o meu dns recem configurado e tudo responde internamente: pop, smtp, ftp, www e o escambal.

    So que, qdo tento resolver p/ fora (por exemplo ping www.bol.com.br), demora e não dá resposta.

    Estou com um IP 192.x.x.x em uma rede mascarada, disponiilizado pelo meu provedor, que é wireless através de ondas de rádio.

    Tem algo a ver? Me dêem uma luz.

    De já, agradeço.

  2. #2
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão DNS em rede mascarada

    nao era para ter problemas.. a menos que o seu root hints esteja com problemas..

    deve existir uma arquivo named.ca no dir /var/named .. ele é responsavel por encaminhar requisicoes externas para os root server resolverem..

    porem.. como vc usa wireless.. provavelmente vc nao pode alterar o resolv.conf.. devido a placa wireless precisa achar os DNS do seu ISP para poder logar na rede... e te liberar o acesso..

    o que vc pode fazer é deixar os DNS dos eu provedor no resolv.conf.. mais deixar como preferencial o seu DNS local..

    algo como.

    search localdomain
    nameserver 192.168.0.1
    nameserver 200.200.200.1 # dns 1 do wireless
    nameserver 200.200.200.2 # dns 2 do wireless

  3. #3
    h__
    Visitante

    Padrão DNS em rede mascarada

    Valeu Danilo, é o seguinte, já havia colocado anteriormente a menção do dns do meu provedor no meu /et/cresolv.conf (nameserver 200.x.x.130) e já tinha dado certo.

    A questão é: o meu server pode responder às requisições independente do DNS do meu servidor ou preciso dele atrelado junto para funcionar para fiora e o meu só pra definir as zonas? Quero dizer, o meu DNS funciona interiormente e o DNS do meu provedor funciona externamente?

    De já obrigado.

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão DNS em rede mascarada

    A questão é: o meu server pode responder às requisições independente do DNS do meu servidor..

    R.: sim.. sem problemas.. desde que o mesmo esteja configurado para isso..

    ou preciso dele atrelado junto para funcionar para fora e o meu só pra definir as zonas? Quero dizer, o meu DNS funciona interiormente e o DNS do meu provedor funciona externamente?

    R,: na verdade.. acredito que vc esta confundindo a questao DNS client.. de DNS Server.. um DNS client é apenas um query usado para resolver um nome.. um DNS server. .faz as duas coisas.. requisita querys.. e responde querys.. essa é a diferença.

    []´s

  5. #5
    h__
    Visitante

    Padrão DNS em rede mascarada

    Tá, tdo bem, mas, já coloquei no meu named.conf a zona "." e o seu reverso. Era pra funcionar, só que não funciona. Poderia me passar algum texto para que eu possa ver isso direitinho?

  6. #6
    h__
    Visitante

    Padrão DNS em rede mascarada

    Tá, tdo bem, mas, já coloquei no meu named.conf a zona "." e o seu reverso. Era pra funcionar, só que não funciona. Poderia me passar algum texto para que eu possa ver isso direitinho?