Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor X via ssh

    Olá galera tudo bem?
    Eu instalei o openssh aqui em casa e ele está funcionando muito bem....
    O problema é que quando tento rodar o X ele não abre na tela do micro que está acessando o servidor, o X abre na tela do próprio servidor.
    Tem como corrigir isso ou o ssh não permite rodar o X?

    Abraços
    Dirceu Semighini Filho

  2. #2

    Padrão Servidor X via ssh

    ate onde eu usei o ssh
    ele naum emula X-Win

  3. #3

    Padrão Servidor X via ssh

    Realmente! até onde tb sei o ssh só rola texto, pois na verdade o ssh substitui o telnet, e substitui muito bem!!
    Faz o seguinte instala o vnc!
    com o vnc consegui fazer o acesso vi tela X, agora me deparei com o seguinte problema (este meu problema eu cadastrei aqui no fórum mas não consegui novidades); abaixo estou colocando minha solução com o vnc e também as minhas dúvidas, quem sabe juntos conseguiremos resolver isto! Pois o vnc é um ótimo software de suporte e manutenção remota!!!

    Minha dúvida que eu coloquei na época, aqui no fórum:
    Na instalação do Mandrake 9.1 instalei o pacote VNC ...já configurei para permitir acessos sem convite e sem pedidos...só que quando eu tento acessar esse mesmo equipamento de outro ele pede confirmação para poder compartilhar o gráfico. Se eu confirmo eu consigo acessá-lo e trabalhar normalmente. Dúvidas:
    1)Tem como eu configurar no VnC para ele não pedir confirmação quando estou tentando acessá-lo vi VNC??
    2) Outra coisa: utilizo estações Windows e Linux em minha rede; quando estou de uma estação Windows acessando o Linux, consigo enviar <ctrl>+
    <del> , agora quando acesso do Linux para Windows...o vnc do Linux não habilita a opção de envio de <ctrl>+ <del> , fundamental para eu poder destravar os clientes Windows 2000 Prof. e tb para eu conseguir dar logof e reinicar o equipamento. Alguém sabe como eu resolver isto?
    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Servidor X via ssh

    Agora que eu estou com um tempinho livre, vou dar uma pesquisada por ai neste VNC, caso encontre solução para seus problemas te mando uma mensagem...
    Agora vai um dúvida...
    Este BNC é tão seguro quanto o ssh?

    Abraços
    Dirceu Semighini Filho

  5. #5

    Padrão Servidor X via ssh

    No Windows eu sei que é!
    Agora no Linux tive os problemas conforme coloquei acima......nunca tive problemas com o VNC , é leve, fácil de instalar e configurar..nas novas distr.CL8 CL9, RH9 e Mandrake 9.1 eu sei que os pacotes já estão no cd.....o estranho é ninguém utilizar.
    Acho que sei porque: é o preconceito de modo gráfico; na verdade procuro fazer tudo pelo ssh...a única coisa que preciso fazer via modo gráfico é a maldita autenticação do speedy empresa (só rola no brouser).
    Agora acessar o modo gráfico remotamente é uma mão na roda para dar suporte para seus usuários...eu utilizo este recurso na minha empresa..aliás só entro fisicamente no CPD para trocar fita de backup!! Na minha opinião se o vnc do linux funcionar como no Windows será MUITO BOM!

    Abraços e boa sorte.

  6. #6

    Padrão Servidor X via ssh

    Se vc esta com medo de usar o vnc, eh simples! crie um tunnel ssh na sua maquina e entao conecte com o vnc.. entao voce tera a simplicidade do vnc e a seguranca do ssh ? simples nao ?

  7. #7

    Padrão Servidor X via ssh

    bem.. o vnc.. eh muito bom.sim.. e eu o uso em larga escala.. tanto para trabalhar remotamente,( (em conexoes discadas eh uma tristesa) , mas com a link rapido..rola cem porcento), quanto para adminsitrar maquinas da mesma rede, que nao raro ficam longe ou em salas fechadas ao acesso.
    O vnc tem um probleminha com telas modo texto, dentro do modo grafico, (tipo uma janela dos dentro do windows)...

    Existe o rdesktop, que se conecta em servidores de terminal service.
    Existe possibilidade de entrar direto no X de maneira remota, (mas nunca fiz isso)
    Tambem li algo a respeito do proprio ssh iniciar uma sessao X remotamente, me parece que vc tem que configurar em qual host o X irah rodar, porque se vc dispoara o " startx " apartir do programa cliente, o X funciona sim, soh que no servidor..

    Baixe o programinha (putty) (pro ruindows) e teste, no manual dele fala sobre isso (entrar no modo grafico)... eu mexi um pouquinho, mas nao deu tempo pra ver se funça mesmo ou nao...

    Ah.. esto devendo a todos (ainda) o vnc, que nao aparece nem no tray, nem no ctrl+alt+del (no ruindows), eu vi numa pagina de forum.. alguem simplesmente tirou do fonte as opcoes que faziam isso e recompilou...

  8. #8

    Padrão Servidor X via ssh

    Muito bom, vou tentar o vnc aqui em casa...

    RoninDarkTemplar, como é que eu faço para mudar o host de onde o X "roda"?

  9. #9

    Padrão Servidor X via ssh

    Muito bom, vou tentar o vnc aqui em casa...

    RoninDarkTemplar, como é que eu faço para mudar o host de onde o X "roda"?

  10. #10

    Padrão Servidor X via ssh

    Muito bom, vou tentar o vnc aqui em casa...

    RoninDarkTemplar, como é que eu faço para mudar o host de onde o X "roda"?

  11. #11

    Padrão Servidor X via ssh

    Eu caçar onde eu vi um tutorial a respeito e posto aqui o link...
    ..e soh eu conseguir um tempinho..ok...

  12. #12

    Padrão Servidor X via ssh

    Eu caçar onde eu vi um tutorial a respeito e posto aqui o link...
    ..e soh eu conseguir um tempinho..ok...

  13. #13

    Padrão Servidor X via ssh

    legal valeu cara..
    agora uma outra pergunta:
    Baixei um cliente ssh para o windows e não funciona....
    ele pede alguns parâmetros na configuração, por exemplo:
    se é ssh1 ou ssh2
    e quando ele vai conectar disse que a conexão foi recusada e o mais estranho é que quando eu uso o linux funciona direitinho.....

  14. #14

    Padrão Servidor X via ssh

    Dah uma lida nesse artigo (abaixo), ele vai te esclarecer bastente, eh bem claro e lucidativo...

    Abracos...


    ARTIGO DO GUIA DO HARDWARE.. BEM INTERESSANTE..

  15. #15

    Padrão Servidor X via ssh

    Bah.. desculpa a demora...

    o passo a passo bem resumido eh o seguinte:


    Vc está na maquina cliente, (pode ser uma maquina windows usando o cygwin), e dispara somente o X sem carregar nenhum ambiente grafico... com o comando..

    1- xinit

    Deve abrir soh o X puro e um terminal.. no terminal vc dah o comando...(que eh justamente o comando que vc perguntou, que eh para aceitar as imangens do computador que serah o servidor..)

    2- [usuario@pccliente] $ xhost 192.168.1.55

    Onde o ip 192.168.1.55 eh o servidor...

    Depois vc entra no servidor com o ssh

    3- [usuario@pccliente] $ ssh -X -o ronindarktemplar 192.168.1.55
    3b-- o pc servidor pede a senha do usuario ronindarktemplar

    4- [ronindarktemplar@pcservidor] $
    Agora vc estah no pc servidor.. jah com o x carregado.. agora vem outro comando que pode ser o que vc quer tambem... ele diz ao pc onde vc esta conectado que o display deve ser redirecionado...

    5- [ronindarktemplar@pcservidor] $ export DISPLAY=192.168.1.99:0.0

    Onde o ip que termina com 99 eh o do pc cliente.. e o display eh o display 0.0, que eh o padrao quando vc nao expecifica outro no comando 1


    ESPERO TER AJUDADO...


  16. #16

    Padrão Servidor X via ssh

    Valeu cara, muito bom isso...

    a máquina cliente, não pode estar rodando nenhum visualizador de janelas??



  17. #17

    Padrão Servidor X via ssh

    Pode sim, mas vc tem que ter entrado nesse outro visualizador definido que vc usará um :3 ou :4, muito semelhante ao esquema do Vnc, isto eh, se você simplesmente disparar o startx ele ira usar o display 0.0 e nao poderá ser aberto nenhum outro... experimente disparar o startx com o seguinte parametro..


    startx -- :3 (eh algo assim) ou $ xinit -- :3 -o gnome-session (nao me recordo bem se é -o ou -e ... to ficando velho).hehehe



  18. #18

    Padrão Servidor X via ssh

    Clinte bom..para ssh (apartir do windows) eh o putty.exe que vc baixa no tucows... eh leve e free...mas nao consegui fazer ele rodar o X..

    Para rodar o X..vc faz tudo igual como se o cliente fosse linux, usando o cygwin..que eh muito bom...

  19. #19

    Padrão Servidor X via ssh

    bom , uso rh, e via ssh conssigo abrir os ambientes graficos em minha casa, que tb uso rh...
    creio que por isso, vc tem que estar usando a msm distro.
    bom espero que tenha ajudado..
    Savio

  20. #20

    Padrão Servidor X via ssh

    Valeu Savio, vou tentar aqui,
    o meu problema é que no trampo tenho o conectiva 8 e em casa o conectiva 9 (que estou pensando em mudar)....