+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    Pessoal, continuo com o problema p/ colocar o firewall com iptables funcionando.
    digito #modprobe ip_tables, e tá blz, não dá nenhuma msg de erro.
    Mas qdo coloco as regras de firewall no iptables (q no momento só tem regras de nat) e vou parar o serviço de iptables p/ startar novamente ele me da a seguinte msg:
    /sbin/service: /etc/init.d/iptables: Arquivo ou diretório não encontrado.
    Mas o arquivo está lá. Aí pego e volto com o iptables q só tem as regras de nat, ele para e estarta o serviço normalmente.
    O q esta acontecendo.
    Uso Conectiva 8 Kenel 2.4.18
    Valeu

  2. #2
    STEEV
    Visitante

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    Colega pq vc nao faz o seu firewall em um aquivo no vi !!
    acho q fica mais facil

    t+

  3. #3

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    voce esta seguindo as regras do chkconfig ??? eh a unica maneira de usar um servico no "service" ...

    caso voce nao queira ... coloque uma entrada no rc.local chamando um script ou as regras la. fica mais facil. e menos polido.

    "Mas quem se importa com o que esta rodando debaixo daquele `capo` o que importa é que funciona."

  4. #4

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    doliveira,
    vc quer usar iptables para que realmente?
    pq tipo, se for para compartilhar conexao me da um toque no email dizendo qual eh o tipo de conexao que vc usa (se for adsl, diga-me se eh ip fixo ou dinamico), ai posso te dar uma ajuda para fazer um firewall bem bacana
    abracos

  5. #5

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    Consegui resolver o problema do firewall, o q estava acontecendo é q eu tinha editado um arquivo com nome tb de iptables e substituía pelo outro q só tinha o nat, aí parava de funcionar, peguei e editei o arquivo q estava funcionando só o nat, acrescentado as regas e ta funcionando quase blz.
    O quase pq eu coloco a regra

    Iptables –P INPUT DROP

    Aí o squid da algum problema, e não consigo mais navegar. Já coloquei:

    Iptables –P INPUT –p tcp –dport 3128 –s 192.168.0.0/24 –j ACCEPT
    Iptables –P INPUT DROP

    E continua no mesmo.
    Mas as máquinas continuam pingando normalmente, só não navegam. Aí tenho q voltar a regra p/ ACCEPT.

    Alguém tem uma dica q possa resolver o meu problema, pois o ideal é deixar DROP, certo.
    Valeu
    Douglas

  6. #6
    Futuremax
    Visitante

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    Troque a ordem das regras, coloque a politica DROP antes de liberar a porta, isso deve resolver, vc tb tem que liberar a porta 80, pois so assim o Squid recebe a resposta dos servidores na internet...

  7. #7

    Padrão Problema Firewall c/ iptables

    relacione as conexoes eh um passo importante.

    iptables -A CHAIN -m state --state ESTABLISHED,RELATED -j ACCEPT

    coloque sua politica DEFAULT no inicio e nao no final, essa eh uma ideia de logica...

    depois da politica default aplicada, va para as regras que voce prescisa.
    ah.. seria bom organizar as regras do iptables...

    algo do tipo

    iptables CHAIN ip source ip destino protocolo porta acao

    mas isso eh soh uma questao de organizacao, nao influencia em como o linux "le" as regras, e sim como voce le...