+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Internet

    Ola.

    Tenho o seguinte problema e se possivel gostaria da ajuda de algum de vcs mais experientes em linux.
    Tenho na empresa um LINUX RedHat 9. Quem instalou foi uma pessoa terceirizada, só que a mesma já não se encontra mais aqui na cidade. Pois bem, este linux, que é o meu servidor de e-mail, ftp, proxy, web está com varios problemas de instalação. Após tentarmos colocar uma VPN para funcionar é que começamos a perceber os furos na instalação. Quando digo furos não é falta de pacotes, mas sim arquivos defeituosos e configurações ruins.
    Resolvi enfiar a cara de vez e estudar o linux para não depender de outros. Comprei livros e perdi algumas noites. Comecei a instalar o RedHat 8.0 com uma placa só de rede. Funcionou. Configurei a placa como se fosse uma estação interna. IP, gateway, dns, etc. Consegui acesso a internet e atualizei o kernel e os pacotes. BLZ. Ai resolvi passar para o proximo passo.

    A estrutura da rede atual está a seguinte:

    internet (link 256) === modem(200.x.x.x) === roteador === swicth (criei a vlan DMZ, caso eu precisasse de outros servidores ou maquinas com ip fixo) === firewall (eth0 - 200.x.x.x) === Eth1 (saindo do firewall para o swicth - 192.x.x.x) === Eth2 (saindo também do firewall outro tipo de usuários da empresa - 192.x.y.y)

    Resolvi colocar uma outra placa neste novo firewall (8.0) e reinstalar . Configurei uma com ip fixo e deixei a outra com ip da rede interna. Não consigo ter acesso a internet com a placa de ip fixo. A unica coisa que fiquei em duvida era sobre o servidor DNS. Eu apontei para o antigo (Linux 9.0) - creio que foi ai que errei. Outro detalhe. Com a placa da rede interna consigo dar um ssh no outro servidor e acessar tudo.

    Por esta breve explicação será que vcs podem me dar umas dicas?

    Grato.


  2. #2

    Padrão Internet

    Quem que você configurou como gateway desta máquina que não acessa a rede?
    A sua placa de rede está funcionando ??? (tem certeza que ela funciona no linux)
    A sua conexão é ADSL??
    Se for, você consegue pingar o seu modem?

    Abraços
    Dirceu Semighini Filho

  3. #3
    Visitante

    Padrão Internet

    1- O gateway esta direcionado para o modem.
    2- Sim, aplaca esta funcionando porque antes de formatar eu coloquei um ip de rede interna e ela se comunicava.
    3- Não. Não consigo pingar no modem.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Internet

    pakito mio.!
    se nao consegue pingar o modem eh pq o driver da sua placa de rede esta ruim (incorreto),
    ou sua configuraão da mascara de rede esta errada.
    ou viva a revolucion.

    Schwann.

  5. #5
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Internet

    Vc tem outra máquina que consiga pingar para fazer o teste?
    Tive problemas com algumas placas de rede... Elas eram localizadas mas no final, não tramitavam informações, nem RX e TX.