+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão permissoes de pasta

    E o seguinte....tenho uma particao /dev/hda7 montada no diretorio /dados, o problema e que nao consigo mudar as permissoes de dono e de grupo da pasta dados..da um erro "Operacao nao permitida" , outras pastas eu consigo permitir o usuario a acessar..mas a pasta /dados nao consigo..o que sera?
    estou usando o comando: #chown usuario /dados
    erro "Operacao nao permitida"

  2. #2
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    Esqueci de avisar pessoal....essa particao que estou referindo e vfat...talvez por isso so consigo dar permnissoes pelo chmod, o chgprp e o chown nao tem permissao... sera que e isso??????

  3. #3
    Gnuser
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    usa o seguinte comando:

    chown -R usuario.grupo diretório

    não se esqueça que vc tem que estar como root

  4. #4
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    Amigo...a mesma mensagem Operacao nao permitida

  5. #5
    Futuremax
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    VFAT => Rwindow$ Essa porcaria de sistema de partição não aceita permissões, o NTFS já é mais plausível, se vc tiver um Rwindow$ instalado execute o comando em um prompt:

    convert NOME_DO_VOLUME /fs:NTFS /v

    Mas os usuários não são os mesmos no linux e no Rwindow$, mas pelo menos vc consegue dar um chmod 777 nos arquivos.... ou nas pastas.... ok??

  6. #6
    Futuremax
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    Desculpe a falha, só funciona se vc tiver o nt 4.0 instalado, e o convert é um comando nt ou seja só funciona em NT, 2000, XP, 2003 e assim por diante, e só vai funcionar o chmod se vc rodar o comando em um NT 4.0, mas vc corre o risco de corromper alguns arquivos, portanto faça um backup antes, acabei de testar e estou postando, espero ter te esclarecido!!!

  7. #7
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    ok...gostei da sugestao de passar para a NTFS, mas como vou configurar meu /etc/fstab pra montar a particao NTFS? o slack 9.0 monta NTFS?

  8. #8

    Padrão permissoes de pasta

    Cara certamente o slack monta o ntfs, só que pelo que eu sei ele só monta como leitura e não como escrita...

  9. #9
    flaleo
    Visitante

    Padrão permissoes de pasta

    Ai prymu na boa, esquece. Vc naum consegue dar permissão de usuários em partições vfat montadas. Eu passei pelo mesmo problema. Eu tenho o rh8 e sei que nele não é possivel reconhecer ntfs a menos é claro que vc recompile o kernel, ai blza. Não sei nada de slaq.

    tente recompilar o kernel para a sua distribuição aceitar ntfs e ai é só alegria.

    selva guerreiro!!!


  10. #10

    Padrão permissoes de pasta

    Se ele nao suportar ntfs vc deve recompilar o kernel. Agora os dois fs são montados apenas para leitura, entao vc nao vai conseguir dar permisoes em seus arquivos ou pastas. qq coisa posta ae!!!!

  11. #11

    Padrão permissoes de pasta

    Ok amigos....ja converti pra NTFS a particao...quero saber como configuro o /etc/fstab pra montar automatico essa particao...