+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Amigos;
    Estou querendo montar um provedor wireless, já tenho vários AP das marcas samsung e d-link, mas não sei como dividir a rede.
    Pensei de início colocar na antena dor provedor um AP, funcionando como Access Point com o IP 192.168.1.1 e nos prédios um AP cada um funcionando como cliente do AP no provedor e colocar neles IP como 192.168.1.2-10 e nos clientes que eu vou vender IP 192.168.2.10-254 (apenas um exemplo) mas assim eu acho que não vai funcionar muito bem pois os pacotes gerados em um prédio vao percorrer toda a rede inclusive nos outros prédios. Gerando assim muito tráfego desnecessário e qualquer um poderia sniffar toda a rede.

    Será que não é possível gerar sub-redes para cada prédio, isolando um dos outros e todo enxergando o mesmo gateway (o AP no provedor)

    Se alguém já tiver montado algo parecido que possa me ajudar eu agradeço muito

    Obrigado a todos

  2. #2
    mcclaudio
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    eu nao sei como funciona um ap direito .. nunca mexi com ele .. mexo com linux .. e tenho varias sub-redes .. 192.168.10.0 -- 11.0 -- 12.0 -- 13.0, etc ..
    assim vai ... so crio rotas depois!

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Realmente, separe por subnets e depois unifica (via route) as que te interessam

  4. #4
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Se vc colocar a faixa de 192.168.1.1-10 nos AP´s e 192.168.2.xx nas redes dos clientes estas redes não vão enxergar o AP . Desta forma vc não consegue fazer os AP´s conversarem com os clientes pois são redes lógicas diferentes.
    As redes dos clientes devem ter a mesma faixa de ip dos AP´s . Claro que vc pode separar em subnets utilizando as máscaras de rede adequadas.Mas infelizmente nada vai impedir que um cliente mal intencionado altere a mascara de rede e o ip e acabe mudando de subnet por conta própria.

    O maior problema que temos enfrentado em redes wirelles é de segurança de rede interna, ou seja possíveis ataques originados de dentro da própria rede.

    abraços

    Diovani Milhorim
    [email protected]

  5. #5
    Visitante

    Padrão Re: Como configurar a rede para um provedor wireless?

    TESTE FALHA NO UNDERLINUX

  6. #6
    Visitante

    Padrão Re: Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Se vc colocar a faixa de 192.168.1.1-10 nos AP´s e 192.168.2.xx nas redes dos clientes estas redes não vão enxergar o AP . Desta forma vc não consegue fazer os AP´s conversarem com os clientes pois são redes lógicas diferentes.
    <BR>As redes dos clientes devem ter a mesma faixa de ip dos AP´s . Claro que vc pode separar em subnets utilizando as máscaras de rede adequadas.Mas infelizmente nada vai impedir que um cliente mal intencionado altere a mascara de rede e o ip e acabe mudando de subnet por conta própria.
    <BR>
    <BR>O maior problema que temos enfrentado em redes wirelles é de segurança de rede interna, ou seja possíveis ataques originados de dentro da própria rede.
    <BR>
    <BR>abraços
    <BR>
    <BR>Diovani Milhorim
    <BR>[email protected]



    Não tem nada a ver, os aps funcionam como bridges, ou seja de forma transparente, então a classe de ips do ap , pode e deve ser diferente da dos clientes.

  7. #7
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    se vc quer segurança, existem várias aplicações que podem ser implementadas
    radius,vpn,pppoe,criptografia,firewall e etc.

  8. #8
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    aqui tenho várias redes, cada ap tem um p,os usuários tem outro ip, ara maior segurança em cada prdio o ap se conecta com um poderossssssiissssssmo servidor(pentium 100) com linux e dele sai o sinal para os usuários do prédio, é mais seguro. qualquer coisa entra no msn q posso te dar umas ideias. [email protected]

  9. #9
    visitante
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    ae oque precisaria para montar um provedir e qto gastaria mais ou menos

  10. #10
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    vou dar ma prévia do q usamos aqui
    1. um roteador
    2. um servidor
    3. um switch
    4. 04 aps
    5. 04 antenas grades
    os aps estão ligados no switch q por sua vez esta ligado no servidor q por sua vez esta ligado ao roteador q por sua vez esta ligado no modem da Telemar.
    os preços se alteram de estado a estado.

  11. #11

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Vc deve orientar os seus clientes a instalar firewall tipo sygate da vida, winrouter que compartilha tambem a rede e tem um fire que filtra os pacotes. Quanto a distribuicao dos ips, eu coloco sempre na mesma faixa de ips os clientes e os radios em outra faixa. e nao tenho muito problema de trafego nao. quanto a montar um provedor isso vai depender de quantas pessoas vc vai prover e o aspecto fisico de sua regiao, o ambiente se tem muita rede sem fio na tua are. Geralmente o pessoal comeca com um swl 3300 + antena onmi + caixa hemetica vc gasta ai em media uns R$2000 fora o servidor.

  12. #12
    gato seco
    Visitante

    Padrão Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Cara quanta besteira li nessas dicas que te deram!!!!

    Vou de dar um esboço de como acho que voce deveria fazer, primeiro que se voce nao deve usar ap de duas marcas diferentes, procure usar tudo sansung, pois orinoco e melhor mais tambem e muito caro e quando voce for aumentando a rede a coisa vai ficando pior.

    Bem usando tudo do mesmo fabricante voce ganha e bastante pois algumas marcas nao se conversam muito bem com outras,quanto a como fazer a ligaçao de sua base com os dois predio, o mais certo seria o seguinte, voce nao deve colocar os dois predios trabalhando como cliente de sua base, isso e horrivel para sua rede, voce deve fazer um link de cada predio ate a base com antenas direcionais uma apontada para a outra configuradas como point-a-point, e nas antenas ominis voce usa como ap, eu acho interessante usar dois ap para fazer esse link pois sao mais robustos e vao garantir mais desempenho. entao nesse caso voce tera que usar dois sansung em cada predio e tres na sua base.

    Quanto as faixas de ip o que vc pode fazer de melhor, para que seus clientes acessem a internet e logico que eles tem de usar a mesma faixa de ip do ap ne, mas o que vc pode fazer para ganhar rendimento e nao causar trafego na sua re de seria, imagino que os seus clientes tambem acessam a internet da sua base, entao vc pode configurar a omini com uma faixa de ip 192.168.0.1, uma direcional com outra 192.168.1.1, e a outra com outra faixa 192.168.2.1, de cada um dos ap sai um cabo de rede que pode ser ligado em um servidor linux, pois dentro do linux voce pode fazer quantos mascaramentos quiser, o mais importante em tudo isso e que voce separou fisicamente as tres redes, fazendo assim com que uma nao cause trafego e nao jogue lixo na outra(broadcast).


    Valeu mano espero ter ajudado!!!

  13. #13

    Padrão Re: Como configurar a rede para um provedor wireless?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Amigos;
    <BR>Estou querendo montar um provedor wireless, já tenho vários AP das marcas samsung e d-link, mas não sei como dividir a rede.
    <BR>Pensei de início colocar na antena dor provedor um AP, funcionando como Access Point com o IP 192.168.1.1 e nos prédios um AP cada um funcionando como cliente do AP no provedor e colocar neles IP como 192.168.1.2-10 e nos clientes que eu vou vender IP 192.168.2.10-254 (apenas um exemplo) mas assim eu acho que não vai funcionar muito bem pois os pacotes gerados em um prédio vao percorrer toda a rede inclusive nos outros prédios. Gerando assim muito tráfego desnecessário e qualquer um poderia sniffar toda a rede.
    <BR>
    <BR>Será que não é possível gerar sub-redes para cada prédio, isolando um dos outros e todo enxergando o mesmo gateway (o AP no provedor)
    <BR>
    <BR>Se alguém já tiver montado algo parecido que possa me ajudar eu agradeço muito
    <BR>
    <BR>Obrigado a todos

    bom dia..kra eh o seguinte...aqui tmb temos provedor wireless..e trabalhamos da seguinte forma..possuímos um ap da lucent..nosso server eh rh9 com router e tudo mais...ae temos duas redes uma válida e outra inválida..nos clientes q querem usar mais q um computado rcom net...instalamos uma compilação pronta do slack 9 pra trabalhar como gateway..e usamos cartão orinoco pra receber o sinal...e espalhamos por cabo de rede;;ae vai de sua escolha..mas eh uma idéia..a detalhe a ap trabalha tanto com uma rede como com outra...e nela usamos um ip válido..ondi eh possível monitorar nivel de sinal de toda a rede..de qualquer lugar do mundo..bastando apenas liberar o ip do meu firewall...ah etmb usamos o cacti pra saber trafego de rede...espaço em diso..uso de memória...se tiver alguma duvida.... [email protected]ro ter ajudado..