+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão duvidas

    ola amigos gostaria de tirar uma duvida tenho. Na minha empresa uma rede windows com 10 maquinas em rede Gigabit ligado tbm em banda larga, estou comprando um servidor HP ML 350 Proliant para usar linux, baixei na internet conectiva 9.0, instalei ne uma estacao aqui como teste. lembrando que o sistema aqui da empresa e em acucobol for windows. ate ai tudo bem, no inicio foi dificil familiarizar com o linux, ja que nunca tinha instalado. mas de cara da pra ver que bem superior ao windows. bom consegui colocar o micro linux na rede, instalei o samba, e ficou assim o samba.conf

    [global]
    server string = Samba
    Serversecurity = SHARE
    log level = 1
    log file = /var/log/samba/log.%m
    max log size = 50
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    os level = 0
    preferred master = False
    domain master = False
    dns proxy = Noprinting = lprng
    [publico]
    path = /home/samba/publico
    read only = Noguest only = Yesguest ok = Yes
    [homes]
    comment = Home Directories
    read only = No
    browseable = No

    dai ja consigo enxegar o ip da maquina linux no windows.
    ate sincronizar o relogio do servidor com a dica que vi aqui no forum.

    como colocar o samba start assim que ligo a maquina automaticamente ?
    agora como faco um atalho no windows para buscar o programa no linux ?
    no servidor posso usar o KDE 3.1 ? ou e muito pesado ?

    quando vou configurar o DNS do roteador pra navegar no linux da o erro dentro do linuxconf falha de segmentacao (core dumped)

    Obrigado

    Chrishtian.

  2. #2
    Visitante

    Padrão duvidas

    Para startar o samba na inicialização é só usar o ntsysv e marcar o smb ou utilizar o comando chkconfig --level 35 smb on. Em relação so software cria um mapeamente para o compartilhamento do samba.Para servidor é sempre aconselhável vc utilizar apenas no prompt de shell pois consome o mínimo de recurso do sistema possível. Vou te dar um conselho, esquece esse negócio de linuxconf e tenta configura tudo diretamente nos arquivos correspondentes aos serviços q vc pretende utilizar.
    Edite o arquivo /etc/sysconfig/network e adicione a linha:
    GATEWAY=end. do seu roteador

    Edite o arquivo /etc/resolv.conf
    domain nomedodominiodoseuprovedor
    search nomedodominiodoseuprovedor
    nameserver endipdodns

    Falow!




  3. #3
    Chrishtian
    Visitante

    Padrão Duvidas

    ola amigos as suas dicas foi blz, consegui instalar o roteador o samba tambem. ja consegui mapear minha maquina linux nas maquinas windows agora so tem um probleminha, a pasta do linux fica somente leitura nao me deixa salvar os arquivos. olha meu smb.conf

    [global]
    # serverlinux
    workgroup = geral
    server string = Samba Server
    security = SHARE
    log level = 1
    log file = /var/log/samba/log.%m
    printcap name = /etc/printcap
    max log size = 50
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    OS LEVEL = 0
    preferred master = False
    domain master = False
    dns proxy = No
    Printing = bsd

    [sof]
    comment = sistema
    path = /sof
    read only=yes
    guest only=Yes
    guest ok=Yes
    write list = @staff

    [homes]
    comment=Home Directories
    read only = No
    browseable = No

    [printers]
    comment = Impressora Linux
    security = serve
    path = /var/spool/lpd/lp
    browseable = no
    printable = yes
    public = yes
    writable = no
    create mode = 0700


    e outra coisa como uso as impressoras do Windows para imprimir atraves da maquina linux ? quando vou na opcao de impressora do linux todas as opcoes estao desabilitadas.

    Valeu !!! :lol:

  4. #4

    Padrão Dica !!!!!!!!!!!!!

    Tente configurar o maximo por linha de comando na mão, pois é o mais proximo do padrão que vc chega das outras distribuições, sem falar no linuxconf que foi a pior ferramenta que eu ja vi .........



  5. #5
    brunomarcelo
    Visitante

    Padrão duvidas

    vamos por partes.









    para colocar o samba pra ser iniciado junto ao sistema:
    digite "ntsysv" no console, como usuario root e marque a opcao "smb"...

    pra colocar o atalho no windows, vc terá que compartilhar a pasta onde o programa ficará armazenado...

    vamos supor que o programa ficará "/home/programa"

    [programa]
    comment = Programa da Empresa
    path = /home/programa
    read only = no
    guest only = no
    guest ok=Yes
    public = yes

    AVISO: se esse servidor for compartilhar a internet tb, adicione as linhas "interfaces = lo ethX" na sessão [GLOBAL]
    (ethX é a placa de redee ligada à sua rede local)

    Sobre o KDE: via de regra, todos os servidores nao devem ter interface grafica, já que servidor não é um micro onde as pessoas tem que ficar mechendo...
    Caso voce se sinta desconfortavel com o console, use entao o X (KDE, WindowMaker, BusyBox, Gnome...) mas procure aprender a usar o terminal.. ja que quando voce inicia o X; ele come processamento, memoria, swap e por ai vai...

    Chrishtian:
    sobre a share que nao pode ser gravada; retire a opcao "read only=yes"...

  6. #6
    replicante
    Visitante

    Padrão duvidas

    vixe mano... desencana desse negocio de X em servidor velho... deixa só as letrinhas mesmo.... :-)

    quanto a configuração tente fazer o esquma na mão mesmo é o que rola mais...

    falow...

  7. #7
    Chrishtian
    Visitante

    Padrão Nao consigo gravar dentro do diretorio

    ops: Ola Amigos novamente peço ajuda a voces, fiz a dica anterior,


    [sof]
    comment = Sistema
    path = /home/sof
    read only = No
    guest only = No
    guest ok = Yes
    public = yes


    ainda não configurei o path do meu sistema pra funcionar no linux, mas como teste tenho arquivos com extensao .doc dentro da pasta home/sof mas todos eles abrem somente leitura e não me deixa salvar olha so o meu smb.conf




    # Samba config file created using SWAT
    # from localhost.localdomain (127.0.0.1)
    # Date: 2003/12/23 18:21:10

    # Global parameters
    [global]
    workgroup = SCHIN
    netbios name = SERVIDOR LINUX
    server string = Samba Server
    security = SHARE
    log level = 1
    log file = /var/log/samba/log.%m
    max log size = 50
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    os level = 0
    preferred master = No
    domain master = No
    dns proxy = No

    [sof]
    comment = Sistema
    path = /home/sof
    read only = No
    guest only = No
    guest ok = Yes
    public = yes

    [printers]
    comment = Impressora Linux
    path = /var/spool/lpd/lp
    create mask = 0700
    guest ok = Yes
    printable = Yes
    browseable = No

    [impressora Windows]
    path = /tmp
    printable = Yes


    Valeu Pessoal !!!
    [/b]

  8. #8
    brunomarcelo
    Visitante

    Padrão duvidas

    verifica as permissoes do diretorio

    ls -lah /home | grep sof

    ela tem q permitir a leitura e gravação pelos grupos de usuarios que voce selecionar...

    dica: mude as permissoes pra 666 (leitura/gravação pra todos), mas cuidado com os grupos de usuarios que você permitirá o acesso...

    como (pelo que falou antes) voce usa o linux como um cliente do dominio windows, você terá que utilizar o winbind pra ter acesso aos grupos de usuarios do Windows 200X Server...

  9. #9
    Chrishtian
    Visitante

    Padrão Duvidas

    :lol: Amigos quanto a dica de compartilhamento com permissoes ficou belezinha, consegui rodar meu sistema no linux para maquina windows, so que estou no modulo KDE, qual comando que digito para ele ir para o texto para ficar como servidor ? aqui uso placa gigabit com switch Gigabit 3com tem algum configuracao especial para este tipo de rede ? se eu colocar 2 placas de rede nesta maquina aumento o desempenho do servidor ?.


    Valeu !!! Chrishtian

  10. #10

    Padrão duvidas

    Nao tem nenhum tipo de configuracao ... basta so ter o equipamento ... que eh uma NOTA

    Bom eu diria, o desempenho de uma gigabit jah eh porrada... se voce quiser 2 placas de rede para dividir o load ... (voce tem certeza que essa parada usa 2gb de transferencia?? eu jah acho coisa para kct) bom considerando uma media de 70% da placa de rede seria la pelos 1,5gb em media nas duas placas... voce pode tanto dividir o trafego nelas ou usar um modulo chamado bonding (link aggregation) e transformar esse link em so. AH claro.. o seu switch tem q suporta essa funcao, senao o switch se perde, e bem capaz desse seu switch ter essa opcao, mas todavia valhe checar antes de tentar.

    Se nao tiver, e for realmente necessario e melhor dividir o trafego nas 2 placas de redes.


    Nota: Nao existe isso de "modo servidor" ... o que ele quis dizer que eh para voce nao instalar o linux com os pacotes graficos, o que trazem mais bugs, mais espaco, mais etc para resumir, ou seja instale somente o MINIMO, dai entao instale o que voce prescisa e configure.

    Por enquanto pode continuar como esta. (nao que um servidor nao possa rodar com grafico, espero que voce me entenda) so nao eh recomendado, voce pode deixar o grafico rolando contanto que voce de uma "fechadinha" nele.