+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Olá galera tudo bem?
    Estou querendo compartilhar arquivos entre duas máquinas windows que estão em duas subredes diferentes. Estas subredes, estão ligadas a duas placas de redes diferentes, em um servidor linux, que está roteando o acesso delas à internet.

    Preciso alterar a tabela de roteamento deste servidor, ou elas deveriam compartilhar estes arquivos normalmente?
    Pois quando tento pingar uma máquina da outra subrede, o ping vai pro ip de acesso à internet....



  2. #2

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Roteamento bicho ....

  3. #3

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Então, como é que fica a minha tabela de roteamento?
    tenho que explicitar o direcionamento para a placa etx quando houver um pedido para o ip x.x.x.x que está ligado à tal placa?

    Na verdade gostaria de discutir também a configuração da minha rede, pois tenho apenas 3 micros, só que como roteio pelo linux e NÃO TENHO hub e também NÃO VOU COMPRAR um, fiz isso pelas placas de rede, que aliás já tinha lá em casa.

    servidor
    eth0 adsl
    eth1 192.168.1.1
    eth2 192.168.2.1
    W$ 192.168.1.2
    W$ SuSE 192.168.2.2

    Essa é a melhor configuração desta rede, ou devo configurá-la tudo em uma sub-rede só? Se sim, como faço isso?


  4. #4
    LeonardoDG
    Visitante

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    se vc consegue pingar de um micro para outro?

  5. #5

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Consigo pingar sim... quando configuro a máscara de rede para 255.255.0.0 ele pinga, só que quando pingo pelo nome ele pinga o ip do ADSL e não o ip do micro verdadeiro


  6. #6
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Se voce quer pingar pelo nome da nome pra maquina em /etc/hosts

    192.168.1.X nome

  7. #7

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Eu já fiz isso colega
    /etc/hosts
    tem os nosmes das máquinas da rede...
    O grande problema é que o ruindows, não acha as máquinas...
    Lembre-se que são duas máquinas ruindows...


  8. #8

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Nao sei nao mais teoricamente abilitando o samba no linux e configurando as maquinas para o mesmo Dominio deve resolver o problema. independente do IP de rede das estaçoes.

    A Marcio

  9. #9

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Preciso habilitar o samba no servidor para que os w$ se reconheçam?

  10. #10

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    E se voce simplesmente aumetasse o escopo da mascara de subrede?

    Tipo assim. ao inves de usar 255.255.255.0 o que restringe o 192.168.1.XXX vc usa 255.255.0.0 ficando 192.168.X

  11. #11
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Você está rodando o samba?
    Se você quer que os ruindows pinguem por nome, você pode habilitar o DNS no servidor, e setar os hosts ruindows para o dns do servidor linux.
    Porém, samba vai resolver esse problema.
    Dá uma lida na documentação. Vc não precisa nem mudar as regras, caso consiga pingar por IP.

    Att.

  12. #12

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    RoninDarkTemplar, isso foi uma coisa que não me ocorreu, vou tentar fazer ...
    estanisgeyer se eu não habilitar o dns no meu servidor e setá-lo como servidor dns das minhas máquinas w$, ele irá funcionar com dns apenas dos hosts que estão nos arquivos /etc/hosts certo? E com os nomes que ele não encontrar neste arquivo, ele irá procurar no no seu dns (no servidor o name server está setado para o dns do meu provedor) ou ele irá dizer que o nome não foi encontrado? Isso irá deixar a busca de nomes lenta na minha rede ou não?

  13. #13

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Vai ficar mais lento mais nao da nem para perceber.

    Dependendo de como voce configurar o samba acredito que nao tem necessidade de usar um servidor de DNS interno. o proprio sanda gerencia os nomes das maquinas no anbiente de rede.

    So testando para saber

    A Marcio

  14. #14

    Padrão Compartilhando arquivos no W$ com entre duas subredes rotead

    Cara...pra que 2 subredes?
    coloca a subrede igual, porem em redes diferentes..
    por exemplo..coloca a subrede 255.255.255.248

    com essa subrede vc consegue ter uma pohada de redes, mas apenas 7 computadores por rede
    em uma rede, coloca os ips 192.168.0.1/6 e na outra coloca 192.168.0.9/14

    assim fica em redes diferentes..mas vc tem que fazer a maq. linux como gateway tb...

    tenta fazer isso...pq pelo que entendi vc colocou subredes diferentes para ter redes diferentes..é isso?