+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O comando Route

    :? Pessoal, boa noite e feliz natal a todos ....

    Sou um principiante no Linux. Utilizo o Conectiva 8.0.
    Minha dúvida é a seguinte : quando digito o comando route add -net xxx.xxx.xxx.xxx netmask xxx.xxx.xxx.xxx gw xxx.xxx.xxx.xxx , onde isso fica guardado caso eu precise reiniciar o servidor ??? Tem algum arquivo que guarda todas as rotas que são definidas no servidor ???
    Obrigado a todos ......
    Paulo Sérgio ......

  2. #2

    Padrão O comando Route

    Nao fica.

    Dependendo da sua distro voce pode usar um arquivo para criar "rotas adicionas" (estaticas)

    normalmente eh:


    /etc/sysconfig/static-routes


    no slackware nao existe, o mais correto eh por a rota tanto no rc.local ou no rc.inet1 q ele levanta junto com a interface.

  3. #3

    Padrão Ainda no comando route

    Mistymst, bom dia.
    Olhei o arquivo que vc falou /etc/sysconfig/static-routes e esse arquivo está vazio. Já vi tb no rc.local também não tem nada que mencione a rota default e nem no rc.sysinit. Eu uso o Linux Conectiva 8.0
    Na verdade esse nosso servidor, foi instalado por empresa de terceiros, que não atua mais com a empresa onde trabalho.
    Mas quando dou o comando route aparece as rotas e a rota default.
    Honestamente, não estou conseguindo entender, como quando eu reinicio o computador, a rota permanece guardada.
    De qualquer forma, obrigado Mistymst ....
    Paulo Sérgio .... :?

  4. #4
    delete
    Visitante

    Padrão O comando Route

    eu faco o siguinte nos servidores q instalo
    boto na ultima linha do /etc/rc.d/rc.local
    route add -net xxx.xxx.xxx.xxx netmask xxx.xxx.xxx.xxx gw xxx.xxx.xxx.xxx que quando o sistema eh iniciado ele executa esse comando, ae vc nao tem com que se preocupar
    abracos

  5. #5

    Padrão O comando Route

    Kra como vc usa o conectiva linux,
    Dentro do linuxconf
    entre no diretorio
    REDE
    depois
    Roteamento e Roteadores
    Ali vai encontrar rotas para outras redes
    rotas para outras máquinas
    Tudo o que vc precisa para criar uma rota
    e para apagar alguma que esteja ali

    Qualquer dúvida poste aqui.
    Mas aconselho vc se despregar do linuxconf, e começar a procurar os arquivos na unha, senão quando trocar de distro vai sofrer um pouco para configurar.

    Fallow