+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão vários (iniciante...)

    Boa tarde! Estou com algumas dúvidas e preciso de orientações sobre como resolver ou, então, onde procurar as respostas...
    Primeiro, gostaria de saber se posso instalar o linux em um hd(a) e, depois inslalar outro hd(b), com o windows, e configurar o lilo para também enxergar o segundo hd (tentei aqui, mas não deu!). Se não for possível, posso instalar o linux no segundo hd, normalmente, sem alterar o primeiro hd?
    A minha segunda dúvida é a seguinte: ao tentar instalar o linux (RedHat 7.3 ou 8 (tentei os 2), a instalação ocorre normalmente até mais ou menos 80 a 90 % do processo e, depois para. Aparece uma mensagem que deu erro e o micro deve ser reiniciado. Para resolver, fiz uma instalação simples, sem selecionar KDE ou Gnome e outros pacotes. Consegui, mas depois tive que instalar o KDE pelo modo texto, pacote por pacote, mas não conheço o linux ainda para fazer certo e, desta forma, não ficou bom. Como resolver este erro e instalar normalmente? Meu computador é um Celeron 400, infelizmente onboard, com 128 MB de memória e o HD tem +- 10 Gb. Quero deixar o Win em um Hd e o Linux neste de 10 Gb.
    Se puderem me orientar, agradeço muito!

  2. #2
    valcam
    Visitante

    Padrão vários (iniciante...)

    Verifique se não tem defeitos em HD este procedimento não é normal , tente instalar primeiro só na HD que voce reservou para o linux se a instalação se proceder normalmente é só alterar o seu gerenciador de boot

  3. #3
    lucianomv
    Visitante

    Padrão vários (iniciante...)

    caro amigo,
    tente fazer o seguinte, como nosso amigo falou ai em cima tente verificar seus dois hds, se os dois estiverem ok sem bad block blz, coloque seu hd que vc quer instalar o linux como slave e o windows como master, depois faça o seguinte rode o cd de instalaçao do red hat 8, boot a máquina pelo cd, após isso instale o linux no hd de 10gb, lembrando que vc deve apagar partiçoes que possam a vir aparecer no seu hd de 10gb, após isso vc deve criar partiçoes no hd de 10gb que serão as seguintes: de "swap", geralmente com o dobro de memória RAM de seu micro, partição " / " é sem as aspas ok? :-), a partição barra sera a destinada ao linux escolha o tipo ext3 é melhor, procure fazer uma instalação padrão para que vc se familiarize com o linux depois vc pode fazer um upgrade e instalar uma versão mais completa com mais recursoa a pad~rão do red hat se não me engano já instala por default o ambiente grafico, qualquer duvida poste aqui
    abraços,
    Lucianomv

  4. #4
    lucianomv
    Visitante

    Padrão vários (iniciante...)

    lembrando que qualquer coisa vc me acha no amsn, ou msn da micro$oft
    o endereço é: [email protected]

  5. #5
    lucianomv
    Visitante

    Padrão vários (iniciante...)

    mais uma vez esqueci de uma coisa, vc deve ao final da instalação escolher que o boot manager ou lilo deve ser colocado na MBR ok para que ele possa gerenciar as duas partições win e linux certo?

  6. #6

    Padrão vários (iniciante...)

    Valeu pessoal! Vou tentar, novamente! Só um problema: antes eu tinha o linux 7.3 no mesmo HD com o windows (mas sem saber usar). Tentei instalar o Red Hat 8 e, após reparticionar com o Disk Druid, tentei instalar no mesmo HD e deu o erro. Consegui este novo HD, redimensionei o primeiro HD pra ficar tudo FAT, e tentei instalar no segundo HD mas deu erro também. Mesmo assim, vou fazer como me orientaram, deixando o primeiro só com o windows e o segundo só com o linux (que é realmente o que eu gostaria de fazer)!
    Agradeço e espero poder auxiliar a outros colegas um dia...

    Luiz

  7. #7
    luccosta
    Visitante

    Padrão mais uma dica

    Sei que parece besteira, mas antes de fazer a instalaçao do RH execute uma verificaçao das midias, pois o erro que vc esta relatando pode ser decorrente de um erro de gravaçao das ISOs ou erro nos arquivos da midia. Digo isto pq já passei pelo mesmo problema.
    Quanto ao particionamento do HD, se vc estiver trabalhando no modo gráfico, basta escolher qual HD usar, acredito que seu HDa seja so Windows e o HDb seja Linux. Entao no momento do particionamento trabalhe somente no HDb. Se vc estiver fazendo uso do modo texto, use o cfdisk /dev/hdb para que o particionamento seja feito no drive hdb (drive D:\) no MS-DOS.

    Espero que estas linhas te ajudem, caso tenha te passado algo errado, corrijam meu engano, assim posso aprender um pouco mais.


  8. #8

    Padrão vários (iniciante)

    Amigos, fiz o que me orientaram e acredito que o problema é no HD ou, o que não creio, no CDRom. A solução foi retirar o segundo HD e particionar o primeiro HD, deixando apenas 3,5 Gb para o windows e o resto para o linux. Só que ao iniciar a instalação (com boot pelo disquete) o computador reiniciou, devido a algum erro (o que provavelmente exclui problema no CDRom e mesmo no HD que eu particionei). Tentei novamente e a instalação transcorreu normalmente só que, para não ter outra decepção, fiz uma instalação personalizada, não instalando KDE e nenhum ambiente gráfico, apenas o básico. Está funcionando normalmente, o lilo instalou e está funcionando perfeitamente só que agora tenho outro problema: preciso instalar manualmente o ambiente gráfico ou há alguma outra forma de fazer isso?
    Mais uma vez, agradeço o auxílio de todos!
    Abraços!
    Luiz