+ Responder ao Tópico



  1. #1
    IRONWOOD
    Visitante

    Padrão Atualização de kernel e compilação de módulos

    Bom, agora uma dúvida bem grande que ando tendo nos últimos tempos, desde que comecei a mexer com alguma coisa de LKM´s ou os famosos device drivers do Linux.

    Bem, sempre que é lançado um novo kernel do linux, eu compilo o mesmo, e por sua vez, passo a usar o sistema com ele. Bem, só que sempre tenho um problema quando tento compilar algum device driver, após esta compilação. Exemplo, tenho o kernel 2.4.20, como padrão da distribuição slackware 9.0

    atualizo o kernel para a versão 2.4.24 que é a versão atual do kernel. Compilo um módulo ( LKM ) e compilo com o gcc, e tento carregar o mesmo com o modprobe. Assim que este módulo tenta ser carregado recebo um aviso que ele foi compilado para outra versão do kernel e que eu não posso usá-lo com aquela versão nova do kernel.

    Se eu reinicio a máquina com o kernel 2.4.20, eu passo a poder usar o módulo numa boa, compilando o bichinho ...

    bom, agora fica a pergunta, como atualizar o kernel e também, poder compilar os device drivers sem nenhum problema ? Ou melhor, os device drivers que eu desenvolver ...

    abraços e obrigado

  2. #2
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Atualização de kernel e compilação de módulos

    Kara realmente esse negocio de versão é um saco
    bom pelo q li e q perguntei pra um colega ate a versão do 2.4.23 tinha isso mas na 2.6.0 acabou, quem me disse foi um amigo meu q ja se aprofundou bem la no kernel do linux é um dos meus proximos planos hehehehe vamos ver se consigo
    vc tem q desabilitar no conf, no comando make xconf vc vai em

    loadable module support
    [] module versioning support

    e axo q isso resolve falow

    Kakaroto

  3. #3
    IRONWOOD
    Visitante

    Padrão ichi

    hehehehe cara, nem te falo ... realmente o kernel 2.4.24 ja nao tem este problema e possivelmente o kernel 2.6.0 em diante nao deve ter mesmo nao hehehehe vou ver se compilo o bichinho hoje ou amanha e ja testo ... se tudo correr bem .. ainda bem hehehehehe