+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão router com linux

    ola a todos
    estou com uma duvida e procurei e não encontrei, (bom só se procurei pouco), é o seguinte existe alguns sofware pra linux ou daemon sei la alguma coisa parecida, em q se comporte com um router tipo igual ao IOS da CISCO tipo q suporte ACL's, ligar protocolos de roteamento tipo IGRP, EIGRP, RIP e OSPF, onde o IOS te dá varios opções tipo o tempo de atualização destas tabelas(ou trocas de tabela), q eu saiba me corrijam se eu estiver errado, o iptables e alguns outros firewall fazem isso, mas não dando estas opções de conf, e qndo eu preciso q um router (digamos linux) converse com router cisco por exemplo, em q o rip troca suas tabelas de roteamento ou o OSPF joga a árvore SPF na mudança de topologia da rede tipo quero colocar um linux pra conversar com router cisco, sei q alguns deste protocolos de roteamento são proprietarios q é o caso do IGRP(cisco) e não é qualquer um q consegue se comunicar, existe algum IOS(digamos IOS open source q faça isso), desde já agradeço.

    falow
    kakaroto

  2. #2
    Nosferatu
    Visitante

    Padrão Free CISCO

    Dá um olhada no Fresco ou free cisco agora não me lembro o site tem que procurar, mais me falaram que fico uma cópia do cisco IOS.

  3. #3

    Padrão router com linux

    Cara para fazer isto voce vai precisar de uma Placa Serial Sincrona e se nao me engano junto com estas placa vem um software para Gerenciar. Deve ser o que voce quer

  4. #4
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão router com linux

    e ae nosferatu baixei o freesco(free cisco) e gerei o disquete bootavel ele funcionou de boa, ele tem muitas opções q gostei muito, inclusive uma em q se ele estiver rodando na rede e alguem quiser acessar a net ele disca sozinho e se conecta(uma mão na roda hehehe)não confgurei nada nele baixei um manual em pdf dele do site oficial mas as opções de acess list e tempos de atualização de tabelas de roteamento RIP, IGRP, OSPF ele não possui, , e A-marcio vc fala comprar uma placa serial para interligar com o router cisco não é?? bom oq quero é usando linux se for isso, eu posso usar um outro router, tenho um da serie 1600 aq e so plugar mas eu quero transformar um maquina linux em roteador!, um roteador nervoso onde possa ter todas aquelas opções q este roteadores cisco, cyclades possuem(alterar tempo de atualização de tabelas RIP, modo debug troca da árvore OSPF, ACL etc) se alguem souber é puder me indicar um nome, de um sofware pra linux desde ja agradeço!

    falow

    kakaroto

  5. #5
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão router com linux

    e ae nosferatu e a-marcio e alo pra galera, andei procurando e axei um software q eu queria o GNU-zebra, esse sim(pelo q li), é uma copia perfeita do IOS da cisco, da uma olhada em www.zebra.org tem uma referencia completa vou baixar ele e testar qualquer coisa eu posto aq falow postei de novo caso alguém precise de um roteador robusto, com suporte a BGP-4, RIP, OSPF e outros recursos em geral, possa ter um começo para procurar ok

    falow
    kakaroto

  6. #6
    33
    Visitante

    Padrão router

    utilize o zebra ele tem ospf bgp4 e rip1 rip2

  7. #7
    33
    Visitante

    Padrão router

    utilize o zebra ele tem ospf bgp4 e rip1 rip2

  8. #8
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão router com linux

    kara testei o GNU zebra é show parece ate q estou em um um console de um router cisco 1600 hahahahahahah muito massa agora vou começar os teste aq blz

    falow
    kakaroto

  9. #9

    Padrão router com linux

    Cara vou te dar um dica, o zebra foi a primeira versao do software de roteamento, quanto a confiabilidade do sistema e perfeita tanto que a propria RNP utiliza esse sistema, mas usam uma outra versao mais aprimorada chamada quagga.

    Possui alguns melhoras de performance em relação ao zebra.

    T+

  10. #10

    Padrão router com linux

    Esse quagga tb tem como baixar ele free??

    falows

  11. #11
    visitante
    Visitante

    Padrão router com linux

    tem um software chamado zebra que faz esse tipo de serviço ....

    para maiores informaçoes

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...hp?codigo=1918

    jorge.ff

  12. #12

    Padrão router com linux

    O quagga tambem é free, e é uma ramificação do projeto zebra desenvolvido pelo Kunihiro Ishiguro, atualmente suporta os seguintes protocolos: OSPFv2, OSPFv3, RIP v1, RIP v2, RIPv3 e BGPv4 possui tambem um suporte a redes IPV6 bem maduro, devido a essas caracteristicas a RNP utiliza esse software.

    O quagga pode ser pego no seguinte endereço:
    http://www.quagga.net

    t+

  13. #13

    Padrão router com linux

    A esqueci de postar alguns dos endereços de materiais desenvolvidos pela RNP sobre a utilização do quagga e sua utilização nos backbones Brasileiros, acho que isso pode provar a confiabilidade do mesmo, eles fazem referencia a zebra, mas todo o desenvolvimento deles e feito em cima do quagga mesmo:

    http://www.rnp.br
    http://www.rnp.br/newsgen/0207/ipv6_ospfv3_bgp4.html
    http://www.rnp.br/_arquivo/sci/2003/...s_linux_v1.pdf