+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ale_santana
    Visitante

    Padrão Como escolher uma distribuição ?

    Olá!
    Estou ingressando no mundo Linux agora, sou administrador de redes utilizando Windows 2000/2003/NT, e estou gostando de aprender sobre o Linux.
    Estou tentando montar uma solução para disponíbilidade para internet em minha empresa. Estou tendo dificuldades em escolher uma distribuição.
    Devo utilizar Linux(?) + SQUID + FIREWALL + WEB CACHE
    o único que tenho certeza que devo utilizar é o SQUID.
    Gostaria muito da opinião de vcs para que eu possa fazer a escolha certa para minha solução.
    Um abraço a todos
    Ale Santana

  2. #2
    marcelloduarte
    Visitante

    Padrão ...

    Bom, eu e a maioria usaria o IPTABLES para ser firewall.

    Ele é muito bom, e tem bastante material na rede.

  3. #3

    Padrão Como escolher uma distribuição ?

    Ale_Santana .....

    Você gostaria de saber qual a distro que você quer utilizar ou quais os recursos da distro selecionada ????

    Estou falando isso porque Firewall, Squid, Apache, etc, etc, são inerentes a todas as distribuições entendeu ????

    Por exemplo, eu uso o Conectiva 8, uma boa maioria prefere o Slackware, que parece ser o Linux mais sofisticado, outros Mandrake, RedHat, SuSe, Kurumin, Debian, e por aí afora .....

    Saudações ..... :wink:

  4. #4
    cafevieira
    Visitante

    Padrão Como escolher uma distribuição ?

    Cara! uma boa distro verde e amarela é a Definity Linux.Vem quase toda traduzida, facilitando bastante a vida dos iniciantes.è fácil de instalar(apesar do modo texto) e tem todos os recursos para redes e tudo mais. :wink:
    Boa sorte!!

  5. #5
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Como escolher uma distribuição ?

    Definity é baseado no Slackware e é muito nova, quer dizer, ainda tem que passar por todos os processos de *selecao natural* que o Slackware passou desde 1993, ou seja, se voce quer qualidade pega logo o homem, nao o feto ;]

  6. #6

    Padrão Como escolher uma distribuição ?

    eu lhe recomendo slackware, pouca frescura e muita estabilidade.

    Fallow

  7. #7
    ale_santana
    Visitante

    Padrão Como escolher uma distribuição ?

    Olá a todos !
    Muito obrigado pela ajuda......
    Estive testanto o RedHat 7.3....na veradde eu tinha a mão duas distribuiçoes ...essa e o conectiva 8 .......pra falar a verdade eu estou pensando em Conectiva 9 + SQUID + IPTables.
    Só não sei se vou conseguir fazer o que quero/tenho hj utilizando ISA Server da MS.
    Hj eu tenho o controle da banda por horário, controlo o acesso por usuários(grupos), tenho WEB Cache, contole dos logs de sites vizitados, uma VPN. Sem contar que tudo isso é diretamente conectado com o AD do meu servidor.
    Vou conseguir ter esse controle usando essa solução(SQUID + Conectiva 9 + IPTables) ou preciso de mais alguma coisa que ainda não conheci....
    Desde já agradeço muito a atenção e o tempo de vcs.
    Um abraço a todos

    Ale Santana