Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Galera, é o seguinte. Olha só, tenho um link da embratel frame relay. Preciso servir 50 clientes num raio de 5 km. Quais equipamentos vou precisar para ligar uma antena no link/servidor, e atender esses clientes? Vou precisar de uma bridge ou com um serv linux posso substituí-la? O que eu vou precisar para atender cada cliente?

    É isso ai.

    Falouz,

  2. #2
    dboom
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    olha só kra eu to na tentativa de montar um aki tbm. pelo que me mandaram vai os seguintes equipamentos.

    Antena Omnidirecional Hyperlink
    Conector RGC Femea
    Conectores RGC Macho
    Caixa Hermética
    Cartões Orinoco (Modelo – 8410WD)
    Pigtail Orinoco (Hyperlink)
    Amplificador 1W Hyperlink Interno
    AP-2000 Proxim
    Rolo de 100 m de cabo RGC-213 LMR 300 (o restante sera usado para atender clientes)

    roteador -> serv linux -> antena(torre) -> ap-200 -> antena omnidirecional.

    tem um pessoal aki na underlinux que manda muito disso... eles te ajudarao tbm...

  3. #3
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Valeu dboom. Olha só, eu precisaria usar esses cartões orinoco? Não
    poderia usar uma placa wireless pci compatível com linux? O que vem a
    ser esse pigtail orinoco? esse cabo RGC 213 LMR 300 é o que liga a
    placa/adaptador a antena omni? Outra dúvida, ao invés de usar essa
    brigde AP-2000 eu não poderia usar o serv linux para fazer essa função?
    Última pergunta, vc tem o valor do metro desse cabo RGC 213 LMR 300?

    Quais materias eu precisaria em cada cliente? Pelo o que eu sei seria uma antena direcional grade ou uma yagi. E uma placa wireless pci ou adaptador e cartao pcmcia. Algo mais que isso?

    Valeuz,

  4. #4
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    fera, seguinte, nos temos um provedor aqui via rádio, vou te explicar os itens:
    ping tail.: é um cabo fino q conecta da placa wireless ao cabo RGC 213
    cabo RGC 213.: é um cabo muito parecido com aquelesa antigos cabos quaciais que se usavam nas redes, ele se conecta com a antena e o ping tail.
    os conectores N macho e femea servem para fazer a cabeça do cabo RGC 213 para conectar com a antena e a placa. vc pode usar qualquer placa wireless, aqui nos usamos o modelo da D-link, e naum deu pro ainda.

  5. #5
    dboom
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    entao pensador, eu passei a relação que recebi de um amigo aki da under, ainda nao comecei a mexer com isso ainda, nem conheço os equipamentos, vc tem algum site/apostila sobre o assunto? se tiver e puder mandar no meu email ([email protected]) eu agradeço.

  6. #6
    pensador-ce
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    fera, apostila eu naum tenho, pois aprendi mechendo, no começo eu achava q era um bicho de 7 cabeças, mais depois descobri q é bem simples.
    vou te explicar como fazer:
    compra um ap, conecta ele a tua rede, ele vem com um soft q tanto funciona no modo libux como ruwindows. nele vc colocará os macs das placas q vc quer que acesse a internet, ou sua rede, é bem simples, depois vc conecta seu servidor a sua rede e libera os ips para os macs q vc colocou no ap. e pronto, naum tem muita dor de cabeça nao, agora as duas antenas tem q se vê, senhão nao funciona, eu usei duas antenas grade aqui, uma apontando para outra e ta numa distancia de 11kM, naum precisou de nenhum amplificador, coloque no meu servidor um ap e no cliente uma placa e ta 10, as vezes acho o acesso lá melhor que os que são mais pertos de mim. ;-)

  7. #7
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    pensador,

    esse ap seria a bridge neh? Eu teria realmente a necessidade de uma bridge? Meu serv naum poderia fazer o papel de uma? Ou não é recomendado? Esse ap aumentaria bastante no custo da implantação. Se ela é realmente necessária, me fale uma que seja confiável, que tenha comunicação com o serv CL8 ou CL9, e que tenha um preço em conta.
    Aproveitando, no meu cliente tenho que colocar uma antena direcional. Essa tem que ser de grade ou uma yagi? Qual a diferença das duas?

    Obrigado pela atenção,

  8. #8

    Padrão duvida equipamentos wireless

    o ap eh realmente necessario

    vc deve ter uma bridge pra ter uma rede infraestrutura

    seu cliente ira usar antenas direcioanis

    []'s

  9. #9

    Padrão Levar Sinal até o AP

    Olha Daniels,

    Não sei como esta localizado o local onde vc tem seu link, mas provavelmente vc precisará colocar seu AP em um lugar alto, com vista para seus clientes, entretanto vc terá de levar o link até esse AP.
    Então sugiro que vc proceda da seguinte forma para monstar a sua "repetidora":
    1) Instale dois servidores linux com 1 Placa de Rede e um Cartão de Rádio (preferencialmente Orinoco ou Avaya, o linux detecta)
    2) Configure esses servidores com o seu ESSID, sua Key (senha de criptografia) e coloque eles em modo Ad-Hoc. Sugiro que use o Red-Hat 8, 9, ou Fedora, no qual bastaria vc configurar os IP's e adicionar ao seu rc.local as seguintes linhas:

    iwconfig eth1 essid InternetRadio key s:senhacripto mode Ad-Hoc
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    - o "s:"é obrigatório antes da senha
    - eth1= a ethx de sua placa de rádio
    - A segunda linha é a do NAT, e a eth1 nesse caso é sua placa de saída

    Agora basta que vc coloque um servidor na sua loja, ligada à seu link, com uma antena direcional virada para a repetidora, e nessa repetidora uma outra antena direcional apontada para a da loja, ligada ao cartão do servidor.
    Deste servidor sairá agora o cabo de rede que ligará ao AP (sugiro o AP 2000 da Lucent) que por sua vez, se conectará à antena omni direcional .
    Nos Clientes vc precisará de:
    Uma Antena Direcional apontada para a sua omni
    Um cabo RGC 213 saindo da antena e indo até o computador
    Dois Conectores RGC 213, um ligado à antena, e outro ao pigtail
    Um Cartão de Rádio

    Bem... não sei se era essa a dúvida, mas de qualquer forma...

    Boa Sorte...

  10. #10
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Valeu galera. Jim, acho que entendi sua explicação. Mas dá uma olhada na aplicação 2 no site www.americanexplore.com.br. Vê, se dessa maneira seria possível montar a rede. Será que seria seguro? Outra coisa, uso Conectiva. Vc saberia como faço a configuração?

    Valeuz,

  11. #11

    Padrão Pode ser!

    Daniels,

    Tranquilo... Pode ser isso... embora a única coisa CLARAMENTE diferente do que eu te falei, é que ao invés de ter um servidor linux, foi usado um AP da Sansung, ela está recebendo e enviando o sinal.
    Essa estrutura está muito boa, e sem um aumento de custos considerável.
    Mas vc deve de qualquer forma (digo por experiência própria), deixar um servidor linux enviando o sinal, ou sendo separado dos clientes apenas por bridges, isso faz com que vc tenha mais mobilidade (pode fazer redirecionamento de IP's, controle de banda, cache, controle sobre os acessos, bloqueio de banners, anti-vírus, entre outros...)
    A escolha é sua... boa sorte!

    []'s, Jim

  12. #12
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Valeu Jim. Estou com uma última dúvida. Para ligar o Ap à antena preciso do cabo RGC ou ligo direto com o pigtail?

    Falouz,

  13. #13

    Padrão Precisa!

    Vc precisa do cabo... vai precisar pq o conector da antena, requer um conector RGC, e o pigtail tb... e mesmo pq o pigtail tem 30 cm de comprimento, é muito curto, vai ter que fazer um cabo RGC com um conector em cada ponta...

    []'s, Jim.

  14. #14
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Entendi. Além desse Ap 2000 lucent, qual outro Ap bom que vc me indica?

    Valeuz,

  15. #15
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Algum D-link, samsung?

    Falouz,

  16. #16

    Padrão duvida equipamentos wireless

    o ap 4000 da samsumg era excelente, tinha duas interfaces d wireless e talz, mas naum eh mais fabricado

    em seu luar temos o samsumg 3300, q soh tem uma interface wireless e uma ethernet

    os d-links de LAN saum mto ruins

    []'s

    Max

  17. #17

    Padrão duvida equipamentos wireless

    olha... pode usar o samsung sem dúvidas..... o preço dele é acessível e o desempenho do equipamento é muito bom.
    qualquer dúvida pode enviar um e-mail para [email protected]

  18. #18
    Daniels
    Visitante

    Padrão duvida equipamentos wireless

    Dimiurgo, mas esse AP é caro. Num teria um bom, mais em conta?

    Falouz,

  19. #19

    Padrão duvida equipamentos wireless

    tipow... eh pra vc mesmo? ou para o seu provedor?

    se for pro seu provedor, naum eh caro

    se for pra vc, compra um WAP11 da Linksys, mas eu naum como esse rapazinhu se comporta, eu acredito que ele pode usar antenas acopladas externamente como o Samsum e o Orinoco tbm

    t+

  20. #20

    Padrão isso...

    Para instalar nos clientes vc pode fazer como o demiurgo falou...
    Instala um WET11 da linksys, tem que ter o pigtail próprio pra ele, é o mesmo dos cartões D-Link. Mas cuidado! Se vc colocar ele como cliente em uma empresa com muito tráfego ele começa a travar, não dá pra pôr peso no safado :-) valeu...

    []'s, Jim.