+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar nova partição

    Pessoal,
    Estou com o samba instalado e configurado blz.
    Eu estou querendo agora definir quotas p/ usuário e grupo, consegui o how-to explicando como fazer.
    Só q ele fala:
    “A partição que irá ter suporte a quota dever ser uma partição separada, por exemplo, para colocar quota no diretório /var/spool/mail deverá ser definido o diretório /var numa partição separada, por exemplo, /dev/hda2.”

    Bem a partição q quero definir quotas é /home q esta dentro do /dev/hda3 onde tb estão todos os diretórios do linux. Como faço de um modo seguro (à não perder minha instalação e configuração já feitas) passar somente o /home para uma outra partição. P.ex: /dev/hda4.
    Obrigado
    Douglas

  2. #2
    slice
    Visitante

    Padrão Partições

    Douglas,
    Não sei como funciona o sistema de cotas para usuários, pois ainda não precisei utilizar esta ferramenta, mas com relação aos diretórios, sugiro que você sempre os coloque em partições separadas, pois no caso de acontecer algum problema, você perde somente a partição com problema e não o sistema todo, especialmente os diretórios /etc /root e /home , sem falar de deixar uma partição reservada para os backup's e se possível em outro HD.

    Té mais!