Instalei o RedHat 9.0 na minha máquina, sendo que em outra partição do mesmo HD tenho o Windows ME.

Esta máquina é um servidor de rede, seja através do RedHat, seja através do Windows ME, pois as configurações de rede são identicas e eu já consegui configurar o samba, dando as devidas permissões aos usuários.

Ocorre o seguinte. Quando instalei o RedHat 9.0, ele funcionou normalmente, porém quando eu montava o /dev/hda4 em /mnt/windows eu não conseguia acessar as pastas que continham acentuação.

Adicionei as linhas abaixo, no arquivo /etc/bashrc e o problema foi resolvido:

LANG=pt_BR
LC_ALL=pt_BR
LC_CTYPE=ISO-8859-1
LESSCHARSET=utf8
export LANG LC_ALL LC_CTYPE LESSCHARSET

Desta forma, pude copiar a pasta meus documentos do Windows ME para o RedHat, sem problemas que, tanto de um quanto do outro, os arquivos são visualizados normalmente.

Porém, quando tento acessar o diretório compartilhado no RedHat (/HOME), de qualquer outro ponto da rede, verifico que os arquivos acentuados que copiei não são visualizados corretamente.
Também, se eu acessar um ponto da rede pelo RedHat, não visualizo corretamente os arquivos acentuados.

De outra forma, se por exemplo eu copiar uma pasta inteira de qualquer ponto da rede para a pasta /HOME do RedHat, de qualquer outro ponto da rede os arquivos são corretamente visualizados, exceto do próprio RedHat.

Obs.: Todos os pontos da rede utilizam Windows ME, exceto um que utiliza Windows XPro, mas o mesmo problema ocorre com todas as máquinas.

RESUMO: Para que eu possa ler corretamente os arquivos acentuados eu preciso coloca-los no servidor Linux através de um ponto de rede windows, pois se eu puxá-lo diretamente do servidor, parece-me que o código de linguagem é alterado.

Existe solução para este problema?