+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marcelloduarte
    Visitante

    Padrão Slackware + Windows 98 (Mesmo HD)

    Caros mestres em slackware,

    Estou com um problema em relação a instalação do slackware e do winows 98 no mesmo hd.

    Criei a partição de swap no começo do hd, com 256mb. Depois criei uma reisefs com 5 gb em /. No final do hd, que é um hd de 10Gb, criei uma portição para o windows fat 32.

    Instalei primeiro o windows, pois se deixa-se ele por ultimo ele ia reescrever a mbr. Dai comecei a instalação do slackware normalmente.
    Depois q terminou a instalação dei um reboot. Só que o sistema não inicia...parece que ele não acha o lilo, mas eu escolhi para o lilo ser gravado na MBR, estou certo? Dou boot pelo disquete e o sistema esta todo la.

    Gostaria da ajuda de voces,

    Pois ja configurei um monte de micro com esse mesmo esquema de partição, só que com outras distro, e funcionou na boa.

    Caso o sistema adotado por mim esteja incorreto gostaria de um sugestão para o particionamento correto desse hd.


    O pc é um PII 266, 128MB HD 10 Gb e sera usado como computador pessoal. Estou configurando para um amigo meu.


    Valeu a ajuda!!!!!!!!!!

  2. #2

    Padrão Slackware + Windows 98 (Mesmo HD)

    Olha, esse problema eu nunca tive.. mas tb..sempre optei por outra abordagem... a seguinte.

    1- Particao win98 (fat32) no inicio do hd, assim fica logo apos a mbr.
    2- Particao swapp entre o windows e o linux, logo a segunda (para evitar improvaveis invasoes do windows no disco linux).
    3- Particao linux por ultimo.


    O lilo pode estar com problemas de gravar na mbr.. experimente limpar a mbr com um disco de boot dos 6.22 (para o caso de alguma instalacao de xp ou w2k da vida (que usa sistema nfs padrao windows nt, que nao eh compativel com o linux slack) ter *sujado* o inicio do disco.

    Jah tive problemas com a RH8 e a CL8 pois eles nao se entendem com os padroes de particionamente de outras distribuicoes...

    Melhor pegar tudo do zero, particionar usando o disco de boot do proprio ruindows, instala-lo e deixar espaco de disco *free* , soh depois instalar o slack , tb usando o fdisk nativo do slack..

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Slackware + Windows 98 (Mesmo HD)

    boota com o cd do slackware, qnd aparecer a tela la:

    boot:

    voce poem:

    bare.i root=/dev/hdaX noinitrd ro

    X = a particao que vc instalou

    logue normalmente e digita: liloconfig
    observa o erro e nos passe denovo ;]

  4. #4
    marcelloduarte
    Visitante

    Padrão ...............

    Tinha feito a partição de swap nos primeiros espaços do hd, com a intenção de aumentar a velocidade da memoria de swap.

    Qual o particionamento ideal para esta configuração acima??
    Pois formatei o hd de novo e quero fazer as partições corretamente para não ter problemas.

    Como limpo a MBR? Pois não tenho disco de boot do dos.


    Agradeço a ajuda de todos!!!

  5. #5
    dctalk
    Visitante

    Padrão Slackware + Windows 98 (Mesmo HD)

    Como limpo a MBR? Pois não tenho disco de boot do dos.

    use um disco de boot , seja DOS, Windows 95 , Win98 e etc. Use um disco de boot e que tenha o FDISK.
    dê o boot e no prompt digite: fdisk /mbr

    1= particione seu HD com uma partição FAT 32 primária , tipo 5 GB
    instale o Windão.

    2= depois de tudo , põe o Cd do Slackware e faça tudo o que tinha feito antes, crie 256MB de Swap ( depois da Fat32 , se quiser) e crie a partição Reiserfs e instale tudo o que quiser, quando chegar a parte o LILO instale na MBR. Pronto.

    o Windows tem ficar na primeira partição do HD.

    valeuz!