+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    Olá galera,

    Estou com um problema cruel, tenho um servidor novell e montei o volume de arquivos no Linux no ponto de montagem Ex: /mnt/novell, até ai beleza, vejo todos os arquivos e acesso.Compartilhei esse ponto de montagem para meus usuarios do Samba, o problema é que eu não consigo mudar as permissões dos diretórios e arquivos no Linux.
    Só consigo definir algum tipo de permissão quando monto o volume Novell ai defino o as permissões , mas vale para todo o volume :
    Ex: 777 seria para todos os diretorios e arquivos do volume.
    Depois tentei utilizar o chmod para modificar, ele não dá erro nenhum mas não altera as permissões.
    Já tentei de tudo criar links, mas tb não consigo alterar as permissões.
    Alguem teria alguma solução ???

    Obs: Sei que poderia criar o servidor de arquivos no Linux, mas no momento preciso que esses arquivos fique no Netware e estou com as licenças esgotadas !!!!

    Aguardo a ajuda dos amigos ...

    Edu !

  2. #2
    cacogui
    Visitante

    Padrão resposta

    Deixa eu entender...... vc quer alterar as permissões de acesso dentro do volume netware?
    qual novell vc usa?
    qual o nome do login para vc usar o volume netware?
    na realidade o que vc quer fazer é usar o linux para liberar mais licenças na novell, certo? até vc migrar todo os dados para o linux?

    vou te dar a seguinte ideia..... sou iniciante em Linux mas sou formado pela novell.......pegue uma maquina com windows 98 ou 95 crie atalhos para os programas que vc acessa na novell, coloque estes atalhos dentro de uma pasta no desktop ou no hd, compartilhe esta pasta e crie atalho traves da rede do windows ....... não esqueça de instalar o ipx/spx nas estações.

    me avisa que vamos tentando ate acertarmos.

  3. #3
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    Hoje tenho Netware 5.0
    Na verdade é exatamente isso que quero liberar acesso, mas estou sem licenças. E quero controlar os acessos da mesma maneira que faço na Novell.
    No linux só não estou conseguindo mudar os acessos depois de montar o volume Novell esse é o problema.
    O que vc quer é exatamente isso mas utilizando o Windows.
    Eu testei funciona, mas ele pede a senha, ai não adianta, pois não tenho licenças.!!!

    No aguardo,

    Valeu !!!!

  4. #4
    cacogui
    Visitante

    Padrão linux

    vc consegue liberar o acesso atraves do linux?

    qualquer usuario do linux acessa a novell sem precisar autenticar?

  5. #5
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    Até ai tudo bem, os usuarios do linux realmente não precisam se autenticar na Novell eu usando o Samba para isso. Mas meu usuario do linux é o mesmo do Windows e mesmo assim ele abre a tela pedindo para se logar !!!

    Tem alguma idéia ???


    Edu.

  6. #6
    cacogui
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    Cara tava pesquisando o site da conectiva e encontrei o seguinte:

    segue os parametros e antes de montar o volume da os direitos para o diretorio que vc acabou de criar tipo /novell ai da os direitos que vc quer certo?

    14.19. Como montar um diretório que está em uma máquina windows ou novell para que todos os usuários tenham permissão de leitura, escrita e execução ?
    ### CL 4.0 e posteriores ###

    Tomando como exemplo uma máquina windows ou novell chamada bugs e um diretório chamado temp, fazemos o seguinte, para montar o diretório com todas as permissões para todos os usuários:

    [root@localhost]# smbmount //bugs/temp /temp -o fmask=777 dmask=777



    Logicamente já tendo criado o diretório /temp com permissões

    recursivas para 777.

    Para criar o diretório /temp em uma máquina linux, faça o

    seguinte:

    Crie o diretório /temp da seguinte maneira, no servidor Linux:


    [root@localhost]# mkdir /temp





    Agora vamos mudar as permissões deste diretório para que todos possam acessá-lo:


    [root@localhost]# chmod -R 777 /temp



    se der certo me avisa

  7. #7
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    É o seguinte, quando monto um volume do Netware no Linux, especifico o usuario o qual eu quero montar, então monto com Admin que vem com acesso total em todos os arquivos. Apartir daí eu quero mudar os acessos dos outros usuarios, pois ele vem com acesso total para todo mundo.
    No linux usando o CHMOD eu mudo as permissões o problema é que ele diz que faz não dá erro mas se consulto o arquivo continua com acesso total !!! Esse é o problema !!!
    Não tenho Linuxconf, pois estou usando o Mandrake.

  8. #8
    Educpd
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    É exatamente isso que fiz, a unica diferença é que para o montar Volumes Netware tem que usar o ncpmount com os paramentros -o fmask e dmask tb !!!!
    O que não funciona de pois é o chmod nos arquivos e diretórios !!!


    Edu

  9. #9
    cacogui
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    ai vc não conseguir mesmo...... cria um usuario comum para o linux e para a novell.... pois de dentro do linux vc numca vai ter poder para mudar os direitos da novell entendeu...

    1 - tipo crie usauario teste na novell e no linux
    2 - de direito ao usuario de ver o que vc puder liberar certo?
    3 - monte o volume de dentro do linux que ai vc vai herdar os direitos do usuario que vc estiver usando ao logar na novell

    quando vc loga como admin forçadamente vc herda todos os direitos no volume netware.

    crie um usuario com direito apenas para o que vc puder liberar seleciona os micros que precisam ter aqueles direitos comuns e libera o acesso para o restante direto na Novell.


    Carlos

  10. #10
    Visitante

    Padrão Samba X Novell ! Help !!!

    Citação Postado originalmente por Educpd
    É exatamente isso que fiz, a unica diferença é que para o montar Volumes Netware tem que usar o ncpmount com os paramentros -o fmask e dmask tb !!!!
    O que não funciona de pois é o chmod nos arquivos e diretórios !!!


    Edu