Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Olá pessoas! =)

    Bom, estou criando esse topic para exclarecer uma coisa que vem me intrigando desde que comecei a utilizar o linux aqui, cerca de uns 4 meses. Tipo, aqui em casa tem dois hd's... Um é do meu pai, que possue o Windows 2000 instalado. O outro é o meu, rodando slack 9.1

    A questão é a seguinte... Qualquer aplicativo, seja este um browser ou qualquer outra coisa, abre bem mais rápido no Windows. Poxa, eu ainda por cima uso o Fluxbox, que pelo que vi, é um dos ambientes gráficos mais leves que tem... Por qual razão o windows é (ou está sendo) mais rápido?

    Outra dúvida, referente à velocidade da internet:

    Os downloads ocorrem de forma normal aqui, em uma boa velocidade, mas para entrar em sites tem demorado muito, em comparação ao Windows.
    Eu tenho Speedy "antigo" aqui, mas utilizo aquele novo modem USB deles, o qual mal tem suporte para linux.

    Bom, por enquanto acho que é só, hehehe 8)

    Ajudem ae, por favor!
    Falou!

  2. #2
    fricardo
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Para melhorar a velocidade minha dica eh q vc compile seu kernel. Quando se instala um Linux numa configuração padrão instala-se um kernel genérico, q pode degradar o desempenho devido a componentes desnecessários sendo usados. Compile seu kernel e deve ter melhora de desempenho.

    Sim, também dê uma olhada usando "top", por exemplo, se algo está tomando muita memória no seu micro.

    fricardo

  3. #3
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Opa, valeu fricardo, vou dar uma olhada aqui nessa questão da memória.
    O kernel eu já recompilei há algum tempo, estou usando o 2.6.3 =)

  4. #4

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Quanto à velocidade dos sites, pode ser que isso seja problemas específicos dos sites que vc está acessando. Um ping nome do site.com.XX pode mostrar pra vc isso, se as respostas forem maiores do que 200 ms significa que o seu acesso ao site está congestionado.

    Outro problema pode ser a própria lentidão do seu linux que atrapalha o carregamento deste site.

  5. #5
    jghellere
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Vc pode tentar outras alternativas de browser.

    http://www.mozilla.org/products/thunderbird/

    Este está sendo considerado o browser mais rápido de todos os tempos.
    Eu tbm achei =)

    ou,

    www.opera.com

    tbm é bacana.

    flw

  6. #6

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Na verdade o thunderbirtd é um leitor de email
    Firefox é que é o browser mais rápido do mozilla (não sei quanto a comparação com os outros browsers)

  7. #7
    jedah
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    O Thunderbird pode não ser o browser mais veloz, mais na minha opnião é o melhor leitor de e-mail. Dá uma surra no bonitão mas pesado evolution e finca um nabo no sylpheed.

    Browser, melhor mesmo o Opera

  8. #8
    Anunakin
    Visitante

    Padrão Lentidão no Slack!

    Lembrei que fica muito lento o kde no Slack se vc deixar o /etc/hosts e o /etc/HOSTNAME fora de sincronismo, com nomes de máquina distintos! vc mexeu nesses arquivos ultimamente?

    Esse sei modem pode ser usado via placa de rede se sim! use.... em geral os drivers USB de modems ADSL não são muito bons uso aqui vi placa de rede o que fica exelente além de ter colocado o meu modem para o modo roteador, assim nem preciso ficar autenticando e quanto ligo o micro!
    :twisted: :roll: :wink:

  9. #9
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Ae, valeu por estarem ajudando!

    Seguinte... A possibilidade da lentidão ser de um site específico pode ser descartada, pois isso ocorre com QUALQUER site.

    Eu usei o comando "top" e verifiquei que nem o processador nem a memória estão sobrecarregados.

    Anuakin, eu não mechi nesses arquivos. E tipo, eu não intendi o que você quis dizer em relação ao Modem. Ele só tem saída USB, não pode ser ligado em uma placa Ethernet.

    Agora quanto aos browsers: tipo o mozilla é um ótimo Browser, o Opera também eu gosto muito. O problema é que ao menos o Mozilla abria muito mais rápido no Windows, praticamente instantaneamente, e no Linux Demora uns 4, 5 segundos...

  10. #10
    Anunakin
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    1 - Descarta a questão do modem

    2- Podes estar com muitos serviços ativados em seu linux!

    3- Faz um upgrade do teu kernel para 2.6.3....

    4- Estas usado RaiserFS? é bem mais rápido!

    5- Pode ser problemas de roteamento, resolução de nomes, experimente abrir esses sites lentos via IP.

    6- Pode ser algum bad block em seu HD...

  11. #11
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    2 - Se mtos serviços estivessem prejudicando o desempenho do PC eu perceberia pelo "top", certo?

    3 - Eu estou usando o Kernel 2.6.3 =)

    4 - Humn... To usando o Ext3, mas se for o caso posso mudar até.

    5 - Vou tentar! Deve ser algo desse tipo mesmo...

    6 - BadBlock não é pq eu sempre faço Scans no meu HD.

  12. #12
    jghellere
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    hehehehe..

    opa, foi mal pelo thunderbird, copiei e colei o link errado. =)

    Mas enfim, esclareça uma coisa, o modem está conectado em qual máquina e quem está fazendo o roteamento ?

  13. #13
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    o modem está conectado ao meu micro, não há rede aqui.

  14. #14
    Visitante2
    Visitante

    Padrão Lentidão dos navegadores

    Querido Visitante... se for entrar no Linux, esqueça rapidez nos browsers... eu também passo por essa dificuldade ha muito tempo, ja usei Redhat, mandrake, conectiva, kurumin, cemf, e o escmbau a quatro e posso dizer, não adianta recompilar kernel, atualizar nada... é um bug do Linux que ainda não conseguiram resolver, temho conexão de 256k pentium 2 e 256mb de memória e as janelas abrem com 10kbps, pode isso? o windows abre num flash... esqueça rapidez no Linux amigão, pelo menos na net a desculpa de site congestionado é picuinha... vc ja viu o google congestionado? o Konkeror nem sequer se preocupa em abri-lo bem! feche o linux e entre no windows e tente abri-lo e veja o que acontece!!! nem precisa dizer né?

  15. #15
    c0dek
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Caro amigo "Visitante2", sinto lhe informar que já faz dois anos que uso Linux e meus browsers sempre foram rapido, você disse que no linux toda a net eh lenta, foi no linux que eu bati minha taxa de transferencia recorde, fiz um download inteiro a 40 e 50 k variando, num download da sourceforge, tah na hora de rever seus conceitos, principalmente sobre SO...

  16. #16
    jragomes
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Concordo em grau e genero com o c0dek... uso mozilla(pq gosto da suite completa)... firefox, opera e todos eles sao extremamente rapidos.

    Qto ao problema do nosso amigo, eu acho o seguinte:
    aqui em casa também tenho dois HD's... um deles (o velho) está com um problema fisico, nao sei o que é exatamente, mas está extremamente lento para leitura..... tenta fazer um teste de velocidade com o hdparm.... testa seu HD e o outro... pode ser que vc ache alguma coisa

    Abraço

  17. #17

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Caro Visitante2 e fricardo
    tudo depende de sua configuração, caso vocês configuraram o seu micro para que ele procure nomes, primeiro no arquivo de hosts, depois no nis e finalmente no dns, ai sim a busca pelo nome do site irá demorar para ser achado.
    Não sei muito bem onde que se configura isto, no conectiva isso pode ser configurado através do linuxconf.
    Suspeito que isso seja feito no arquivo: /etc/resolv.conf


    Agora quanto a velocidade do site, caro amigo visitante, a sua conexão de 256kbps, vai conseguir uma taxa de transferência de no máximo 40 kBps, repare que neste caso somos sensíveis à caixa, pois kbps é kilo bits por segundo e kBps é kilo Bytes por segundo, o que é bem diferente um do outro.
    Se os sites que vc está acessando estiverem sobrecarregados, a culpa não é do linux e sim sua que fica usando sites ruims para comprarar a conexão. Também não adianta utilizar um site poderoso, como o uol e comprarar a velocidade em momentos diferentes, ou seja, entra no linux ao 12:00 dia mede a velocidade, e comparar com uma conexão no mesmo site às 14:00, mesmo por que, uma conexão 256, porvavelmente é ADSL, e os ADSL (pelo menos os da telefônica) o link de 256 kbps, é dividido entre 10 pessoas, por isso eles só garantem 25,6kbps da sua conexão. Portanto, o Linux também não tem culpa se os seus visinhos estão utilizando a conexão ADSL ao mesmo tempo que vc....

  18. #18

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Amigo...

    A interface gráfica do Linux ainda é um pouco mais pesada que do Windows sim... porém já evoluiu muito... em máquinas mais novas, com bons processadores e memória à vontade, a diferença fica imperceptível... o caso é, que modem vc usa? WinModem? tente pingar o RAS do seu provedor e verificar a velocidade...

  19. #19
    fricardo
    Visitante

    Padrão Ajuda: Lentidão no Linux

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Caro Visitante2 e fricardo
    Concordo com vc, vonlinkerstain,

    agora eu não tenho nada a ver com isto

    fricardo

  20. #20
    Maclinux®
    Visitante

    Padrão Lentidão Internet

    Estudo na UFPR e fizemos testes de desempenho de Internet utilizando Windows e Linux, bem o resultado nossos amigos que utilizam Linux já sabem, não existe comparação entre Linux e Windows em taxa de download, simplesmente conseguimos 160 KB por segundo no Linux e 50 KB por segundo no Windows, executando o download de 600 MB do site da Slackware, é covardia né.... Quanta a velocidade de abertura de sites e softwares em seu micro, isto pode ser facilmente resolvido com um UPGRADE, já ouviu falar?