+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 450 dúvidas, sobre como instalar promise 100, fdisk, raid0

    Olá pessoal tudo bem?
    Já faz um tempo que eu tento encontrar uma maneira de instalar o linux aqui na minha promise ATA 100, pois desejo fazer um raid0 (veloz).
    Tenho dois hds sansung iguais, sendo que, no primeiro tenho:
    hda1 60 mb /boot suse
    hda2 512 mb swap raid 0 suse
    hda3 14gb / raid 0 suse
    hda4 4gb / debian
    no segundo:
    hda1 60 mb /tmp suse
    hda2 512 mb swap raid 0 suse
    hda3 14gb / raid 0 suse
    hda4 4gb backup (FAT32)

    Todas as partições do linux estão como ext3.
    Andei vendo uns artigos ai, que ensinavam como se fazer para instalra o linux em um raid1(espelhamento):
    http://karaolides.com/computing/HOWTO/lvmraid/
    Resumindo lá ele diz para que eu instale o linux em um hd(estando este hd em conectado à primeira ide (não raid), e depois crie as partições raid neste hd.
    O meu grande problema está sendo que o fdisk do Debian, versão 2.12, não reconhece as partições do hd2, ele apenas reconhece uma única partição

    Device Boot Start End Blocks Id System
    /dev/hdc1 * 1 2437 19575198 54 OnTrackDM6

    que é uma partição criada pela própria placa RAID.
    Já o fdisk do suse, versão 2.11, reconhece as partições corretamente.
    Existe alguma maneira de eu fazer com que o fdisk do Debian reconheça a tabela de partições corretamente? Existe como eu gravar a tabela de partições em um arquivo (pelo fdisk do suse) e ler este arquivo pelo debian?

    Se eu instalar o kernerl no /boot, e depois trocar o hd para a placa da promise, terei que alterar alguns arquivos, para apontar pro hd correto, quais arquivos?
    Se eu instalar o kernel no /boot, o que mais preciso instalar lá, para que eu consiga montar a partição raid e sair instalando o resto do sistema?

    (PS> essas foram uma parte das 450 dúvidas que surgirão durante o processo de instalação)

  2. #2

    Padrão 450 dúvidas, sobre como instalar promise 100, fdisk, raid0

    Só para prover-lhes, mais informação, aqui vai o que o sfdisk escreve quando tento acessá-lo
    petrol:/home/dirceu# sfdisk /dev/hdc
    Checking that no-one is using this disk right now ...
    OK

    Disk /dev/hdc: 38869 cylinders, 16 heads, 63 sectors/track
    detected Disk Manager - unable to handle that
    /dev/hdc: unrecognized partition
    Old situation:
    No partitions found
    Input in the following format; absent fields get a default value.
    <start> <size> <type [E,S,L,X,hex]> <bootable [-,*]> <c,h,s> <c,h,s>
    Usually you only need to specify <start> and <size> (and perhaps <type>).

    /dev/hdc1 :

  3. #3

    Padrão 450 dúvidas, sobre como instalar promise 100, fdisk, raid0

    Caso eu boote no Suse, leia a tabela do hdc pelo fdisk do suse, que atualmente funciona e crie estas partições no hdc pelo fdisk do debian, as partições serão reconhecidas normalmente, ou perderei todos os dados contidos nelas?