+ Responder ao Tópico



  1. #1
    odbc
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    Galera,

    Um cliente meu quer economizar energia tanto da mãquina qto do arcondicionado do cpu...entaum eu estava pensando em algum script para desligar o servidor automaticamente num determidado horário...isso é possível...

    Alguém tem algum script ae de exemplo...

    Valew!!!

  2. #2
    LenTu
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    jah mexeu com o crontab cara ?

    se ainda naum.... falae qual teu SO q dah pra gente ti dah um help...

    :wink:

  3. #3

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    É possível sim... procure artigos sobre ShellScript...

  4. #4
    fricardo
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    Leia

    # man 5 crontab

    só baseado nos exemplos desta man page, vc consegue fazer isto.

    fricardo

  5. #5
    slice
    Visitante

    Padrão Server

    ative o start pela bios da motherboard e o shutdown na crontab,

    link este script na crontab

    #!/bin/bash
    shutdown -h now

    []´s

  6. #6
    Spelk
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    Além do comando shutdown, pode ser usado tb o init 0 para desligar ou o init 6 para apenas reiniciar.

  7. #7

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    #man shutdown

    vc pode dar um shutdown agora e o computador soh desligar daqui a 2 horas por exemplo, aqui no Garimpar eu quando vo embora do um shutdown -h +120 pra quando o LenTu ir embora o meu pc desligar

  8. #8
    LenTu
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    eh... verdade... SDM mas acho q no caso dele o mais certo eh usar o

    # shutdown - h now

    no crontab.. pq ele quer q desligue automaticamente.... teu jeito funciona mas pro caso dele acho q seria melhor o -h now mesmo... pq iria poupar processamento (tudu bem q naum eh quase nada.... ahuahua) maaaaaaaasssssssss......

    di qq jeito.. mais uma forma de fazer...

    :wink:

  9. #9
    odbc
    Visitante

    Padrão Blz

    Galera...

    valew pela força...
    Ainda naum tive tempo para poder parar o servidor e testar a função....

    MAs vou brincar hj em casa... Valew mesmo..

    Abraços!!!!

  10. #10

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    gosto q vc piram ... fazer shell script para rodar e o kct... o cara quer algo simples,

    meu amigo estude um agendador de tarefas, ou o cron ou o at, eu sugiro o cron.

    e la voce executa o comando /sbin/halt ou /sbin/shutdown -h now (o seu path pode mudar para o shutdown) basta la voce dizer a hora e quais dias (ou seja QUANDO) voce quer q o servidor seja desligado, no caso executa o comando em questao, feito isso moleza, nao prescisa se preucupar em dar shutdown antes de ir embora ou coisa do tipo...

  11. #11
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Desligar

    Cara, nao esquece de carregar o APM se a tua fonte for ATX para desligar automaticamente.


    Falow

  12. #12
    LenTu
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    Aproveitando......o bonde....

    Como faço pra ativar esse tal APM ? eh na bios ?

    Aki na minha maquina eh atx mas naum desliga sozinha....

    :x

  13. #13

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    Tudo o que você precisa saber é que com o auxílio do apm, a cpu pode dizer ao bios quando não há nada de importante para se fazer e deste modo o bios pode tomar conta da economia de energia - por exemplo: reduzindo o clock da cpu, desligando o disco rígido, desligando a luminosidade da tela, etc.

    O Apm é também responsável pelo modo de ``suspensão do sistema'' ( ou ``soneca'') e pelo modo de ``suspensão de disco'' ( ou ``hibernação''). Outra característica interessante, mas não muito importante é que com a ajuda do apm, o shutdown -h não irá apenas travar o sistema, mas também desligá-lo.

    ( A propósito, a maioria dos sistemas Linux coloca um shutdown -r nos seus arquivos /etc/inittab e mapeia isso como o pressionar das teclas Ctrl-Alt-Del. Prefiro ter o shutdown -h neste arquivo, de modo que ao pressionar a famosa combinação de teclas

    Como ativar o suporte apm no linux

    É fácil - apenas recompile o kernel do Linux.
    Quando o roteiro de configuração chega a seção ``dispositivos de caracter'', a configuração padrão para suporte completo de bios com apm na versão 2.0.30 do kernel ou superior é:

    Advanced Power Management BIOS support: Yes
    Ignore USER SUSPEND: No
    Enable PM at boot time: Yes
    Make CPU Idle calls when idle: Yes
    Enable console blanking using APM: Yes
    Power off on shutdown: Yes

    Por favor leia o textos de auxílio do roteiro de configuração. Eles explicam em detalhes o que cada opção faz.

    Se o seu sistema não suporta completamente o padrão de bios com apm, algumas destas opções podem travar o seu sistema. Teste todos os recursos do apm com o novo kernel para ter certeza que tudo está funcionando como devia.

  14. #14
    LenTu
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    vlw tronx... jah pode dar aula di APM jah ... hauauahuahuahua...

    :lol:

  15. #15
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão APM

    oi ainda se como alguns casos o apm so na esta carregando (como vem o slackware por padrao) ai basta tu descomentar no /etc/rc.modules a linha q diz:

    modprobe apm


    Falow
    T+

  16. #16
    LenTu
    Visitante

    Padrão Desligar servidor automaticamente.

    vlw as dicas ae pessoal.......

    fiz o q c flw rafael.... soh descomentei e mandei um reboot... e jah apareceu q estava carregando o APM...

    dai soh foi um shutdown -h now pra testar e desligo bunitinho....

    vlw