+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Bom Dia

    Instalei o Red Hat 7.3, gráfico KDE, já configurei quase tudo mas minha placa de rede ele num pegou. Tipow sempre na inicialização dah que FALHOU eth0.
    A placa é uma SiS 900, o que eu já fiz:

    comando MODPROBE SIS900 retornou

    Código :
    lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.0: 
     
    init_module: No such device
    Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, 
     
    including invalid IO or IRQ parameters
    /lib/modules/2,4,18-3/kernel/drivers/net/sis900.0: insmod 
     
    /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.0 failed
    /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.0: insmod sis900 failed

    Ai tentei lsmod e num aparece nada referente a placa de rede

    Verifiquei na pasta /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net e existe um arquivo com o nome sis900.o

    Alguem pode dar uma ajuda

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Ola

    Agora tentei o seguinte:

    insmod sis900

    Código :
    Using /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.o
    /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.o: init_module: No such device
    Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters

    O que faço ???

  3. #3

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Ae

    ??????????????, será que alguem pode ajudar ????

    Vlws

  4. #4
    Spelk
    Visitante

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Cara,

    Se na inicialização ele dá a mensagem que a eth0 FALHOU, isso significa que o sistema a encontrou. Provavelmente não está com a configuração correta, pode ser que esteja pra pegar o IP automaticamente (DHCP).

    Dá uma verificada no arquivo de configuração:

    #vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0

    Se esse arquivo existir, a placa tá instalada, é só configurá-la (editando esse arquivo).
    Depois de configurada, tenta:
    #service network reload
    ou
    #service network restart

    Dá um:
    #ifconfig

    E vê se agora pegou as configurações certinhas.
    Teste final:
    #ping o.ip.que.escolheu
    Onde o.ip.que.escolheu é o que vc configurou, se responder, boa!!

    Tudo OK.

  5. #5

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Tudo OK

    Visualizei o arquivo e ai lah tinha todas as configuracoes de IP

    O problema é que quando executo

    service network reload ocorre o seguinte:

    A desligar a interface 'loopback' OK
    Configurando parametros de rede: OK
    A iniciar a interface 'loopback: OK
    Inicializando a interface eth0: O dispositivo sis900 parece não estar presente, a inicializacao de eth0 FALHOU

    o mesmo acontece se dou o comando service network restart

    As configurações de IP estão corretas, putz o pior é que não sei o que pode ser.

    Se alguem puder ajudar, agradeço

  6. #6

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    De novo heheh

    Também testei um "cat /proc/ioports"


    Tentei o comando e apareceu o seguinte:

    Código :
    0040-005f : timer
    0060-006f : keyboard
    0070-007f : rtc
    0080-008f : dma page reg
    00a0-00bf : pic2
    00c0-00ff : fpu
    0170-0177 : ide1
    01f0-01f7 : ide0
    0376-0376 : ide1
    03c0-03df : vga+
    03f6-03f6 : ide0
    03f8-03ff : serial (auto)
    0cf8-0cff : PCI conf1
    8800-88ff : Silicon Integrated Systems (SiS) SiS900 10/100 Ethernet
    9000-907f : Silicon Integrated Systems (Sis) SiS7012 PCI Audio Accelerator
    9000-903f : SiS 7012
    a400-a40f : Silicon Integrated Systems (SiS) 5513 IDE
    a400-a407 : ide0
    a408-a40f : ide1
    d000-dfff : PCI BUS #01
    d800-d87f : PCI device 1039:6325 (Silicon Integrated Systems (SIS)

  7. #7

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    verifica se sua placa está habilitada no setup da makina, verefica seu cabo de rede,
    desculpe pessoal se eu falei alguma bobagem

  8. #8

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Ola

    Tenho o Ruin2k Professional no micro e a placa tah funcionando bleza no Windows. Só que no linux estou com esses probleminhas.

    Aguardo ajuda, vlws galera

  9. #9
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    e ae,
    kara primeiro essa placa é on-board? bom o tronx disse q pode estar desabilitado na BIOS mas como vc disse q funça no windows esta descartado essa possiblidade, entãom pelo erro q esta gerando olha ai

    init_module: No such device

    não encontra o dispositivo, oq ta parecendo q vc compilou o modulo errado ou na instalação escolheu a placa de rede errada. bem vamos lá, primeiro tente ver se o linux axa sua placa da um

    dmesg | grep sis900

    se ele axou tenta carregar o modulo no braço

    insmod crc32
    insmod sis900

    e reporta os erros ok

    falow
    Kakaroto

  10. #10

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Ae

    Com o comando dmesg | grep sis900 :

    sis900.c: v1.08.03 2/1/2002

    Tentei o comando insmod crc32

    insmod: crc32: no module by that name found
    E o comando insmod sis900

    Using /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.o
    /lib/modules/2.4.18-3/kernel/drivers/net/sis900.o: init_module: No such device
    Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters

  11. #11
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    e ae,
    kara eu tenho essa mesma placa, e aq funça numa boa

    [root@Kakaroto Kakaroto]# insmod crc32
    Using /lib/modules/2.4.22/kernel/lib/crc32.o.gz
    [root@Kakaroto Kakaroto]# insmod sis900
    Using /lib/modules/2.4.22/kernel/drivers/net/sis900.o.gz

    mas tem uma coisa q eu vi q pode ser o erro conflito de IRQ da uma olhada aq

    Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters

    olha o hint q ele te manda

    os erros do insmod podem ser causados por parâmetros incorretos do módulo, including parâmetros inválidos do IO ou do IRQ

    da uma olhada tua placa pode estar confltando com outro dispositivo, falou, espero ter ajudado

    falow
    Kakaroto

  12. #12

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    E ae

    Sim pelo que eu tinha verificado nesses erros tb imaginei que fosse conflito de IRQ só que ai cumplica, num sei nem mais o ki fazer.
    De qualquer forma, vlws pela tentativa de ajuda.

    T +

  13. #13

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Eu tentaria desabilidar todos os dispositivos onboard, assim estará liberando IRQ e IO, e tentaria novamente carregar o linux, se for um conflito após ter desabilidado outros dispositivos ele irá carregar a eth0.
    Segunda alternativa é se realmente a palca é onborad, desabilite ela e coloque uma offboard e configure.

    Espero ter ajudao.


    Leo
    []!

  14. #14

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Ae

    Parece que adivinhei o que tinha que fazer antes mesmo de ler esse ultimo tópico hehehe.

    Fiz tudo isso e primeiro

    - Depois de ter desabilitado a placa de rede na BIOS inicializei o Linux e ao PROCURAR NOVO HARDWARE já foi detectado que num tinha mais placa de rede ai removi, certo.

    - Depois de estar no linux entrei no console e dei o comando SERVICE NETWORK STOP e SERVICE NETWORK START ... só que ele continuou pegando ETH0 e ai não dava a mensagem FALHOU e sim tudo OK ... OK ... OK

    - Desliguei a maquina, liguei de novo e na inicialização ele estava pegando Eth0 e num dava FALHOU mas como pegava a placa de rede se num tinha nenhuma placa de rede na máquina??

    - No console executei o comando SETUP fui em Network e especifiquei o IP e tals ... as configurações da rede.

    - Só que é estranho, como pegar uma placa de rede se naum tem nenhuma placa instalada?? QUE "BURRO" ESSE SISTEMA HEHEHE.

    - Ai coloquei uma placa de rede OFFBOARD e o que aconteceu ?? O Red Hat num detectou nenhum novo hardware na inicialização.

    - Entaum desisti, vou continuar acessando a NET com meu RUINDOWS e larguei de mao a configuração dessa placa de rede, num sei o que pod estar acontecendo.

    Vlws pela ajuda galera, e se alguem souber o que posso tentar fazer ... poste aki no fórum.

    T +

  15. #15
    Kakaroto
    Visitante

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Kakaroto: e ae,

    Kakaroto: bem vamos lá

    adritec: Parece que adivinhei o que tinha que fazer antes mesmo de ler esse ultimo tópico hehehe.
    Fiz tudo isso e primeiro Depois de ter desabilitado a placa de rede na BIOS inicializei o Linux e ao PROCURAR NOVO HARDWARE já foi detectado que num tinha mais placa de rede ai removi, certo.

    Kakaroto: certo.......

    adritec: Depois de estar no linux entrei no console e dei o comando SERVICE NETWORK STOP e SERVICE NETWORK START ... só que ele continuou pegando ETH0 e ai não dava a mensagem FALHOU e sim tudo OK ... OK ... OK

    Kakaroto: claro num tem nenhuma placa de rede conflitando com o outro dispositivo então ele carrega de boa, o modulo é um LKM, roda sobre user space,

    adritec: Desliguei a maquina, liguei de novo e na inicialização ele estava pegando Eth0 e num dava FALHOU mas como pegava a placa de rede se num tinha nenhuma placa de rede na máquina??

    Kakaroto: na verdade num pega a placa de rede apenas levantava o modulo, como dessa vez num tem endereço de I/O ou IRQ, dando conflito ela levanta sem problemas

    adritec: No console executei o comando SETUP fui em Network e especifiquei o IP e tals ... as configurações da rede. Só que é estranho, como pegar uma placa de rede se naum tem nenhuma placa instalada?? QUE "BURRO" ESSE SISTEMA HEHEHE.

    Kakaroto: não é burro, ele é muito inteligente vc atribui endereços porq o modulo ta rodando e levantado da um lsmod | grep sis900, quem conversa com tua placa de rede é o modulo q roda em user space é pro kernel tua placa ta lá porq ele não gerencia se tua ta ou não lá, e ele nem quer saber disso, oq ele faz e passar todas as infos q for pra placa pro modulo, q ele q se encarrega de enviar para eth0, o kernel conversa com o modulo da placa de rede então se teu modulo ta rodando pro sistema ta tudo beleza,

    adritec: Ai coloquei uma placa de rede OFFBOARD e o que aconteceu ?? O Red Hat num detectou nenhum novo hardware na inicialização.

    Kakaroto: deu um dmesg | grep é o modelo da tua placa?

    adritec: Entaum desisti, vou continuar acessando a NET com meu RUINDOWS e larguei de mao a configuração dessa placa de rede, num sei o que pod estar acontecendo.

    Kakaroto: ai vai de cada usuário, se quer continuar no windows, "no problems"

    adritec: Vlws pela ajuda galera, e se alguem souber o que posso tentar fazer ... poste aki no fórum.

    Kakaroto: oq vc pode tentar fazer é tentar carregar passando os parametros tipo irq tal, i/o tal tipo assim

    modprobe irq=valor io-0xvalor sis900

    sendo assim passando endereços de irq e i/o q não conflitem com outro dispositivo, para saber quais os parametros aceito por um modulo use modinfo modulo
    espero ter ajudado

    falow
    Kakaroto

  16. #16
    Visitante

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    Citação Postado originalmente por adritec
    Tudo OK

    Visualizei o arquivo e ai lah tinha todas as configuracoes de IP

    O problema é que quando executo

    service network reload ocorre o seguinte:

    A desligar a interface 'loopback' OK
    Configurando parametros de rede: OK
    A iniciar a interface 'loopback: OK
    Inicializando a interface eth0: O dispositivo sis900 parece não estar presente, a inicializacao de eth0 FALHOU

    o mesmo acontece se dou o comando service network restart

    As configurações de IP estão corretas, putz o pior é que não sei o que pode ser.

    Se alguem puder ajudar, agradeço

  17. #17
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??

    nao sei se to falano bobagem, mas tente o seguinte, desabilita a placa no BIOS, dps inicia o Linux, eh pro Linux reconhecer ke a placa foi removida, ae vc remove a placa e inicia o linux, dps de inicia, vc o desliga e habilita a placa dnovo, e pra ele reconhecer ae vc tenta reconfigura-la. fiz isso uma vez com uma placa ke tava tudo certo e falhava, removi a placa e fiz isso e deu certo. A placa era uma Realtek 8139C, (off) so nao sei se com a On vai funfa, mas nao custa tenta.


    Abracos....

  18. #18
    fernel
    Visitante

    Padrão Velox no Linux

    adritec,

    talvez meu ex-problema seja o seu tbm... bom, instalei na minha maq o Red Hat 9, no entanto deu o mesmo pau da placa de rede: "Determinando informação IP para o eth0... falhou."...

    bom, li e re-li várias dicas e artigos de profissionais que contribuem para esse maravilhoso SO...

    cara, eu peguei o IP e mask da minha placa de rede via windows mesmo, dei um reboot e quando no linux, fui em configuração da rede, no dispositivo eth0 e mandei editar, coloquei o IP e mask na definição de IP manual... em seguida, peguei o DNS da velox e no dispositivo ppp0 fui na guia DNS, em DNS primário coloquei o mesmo... pronto, validei meu usuário em www.veloxzone.com.br e estou aqui compartilhando a solução.

    lembrando que, estou supondo que sua ADSL esteja já configurada, depois de editar os IPs acima, stopa os serviços de rede e restarta novamente ok...

    depois que vc dé um #adsl-start manda em seguida o #ifconfig e vê se vc tá recebendo o IP da velox direito e tenta validar o usuário...

    espero que funcione...

    flw...
    #fernel

    Citação Postado originalmente por Kakaroto
    Kakaroto: e ae,

    Kakaroto: bem vamos lá

    adritec: Parece que adivinhei o que tinha que fazer antes mesmo de ler esse ultimo tópico hehehe.
    Fiz tudo isso e primeiro Depois de ter desabilitado a placa de rede na BIOS inicializei o Linux e ao PROCURAR NOVO HARDWARE já foi detectado que num tinha mais placa de rede ai removi, certo.

    Kakaroto: certo.......

    adritec: Depois de estar no linux entrei no console e dei o comando SERVICE NETWORK STOP e SERVICE NETWORK START ... só que ele continuou pegando ETH0 e ai não dava a mensagem FALHOU e sim tudo OK ... OK ... OK

    Kakaroto: claro num tem nenhuma placa de rede conflitando com o outro dispositivo então ele carrega de boa, o modulo é um LKM, roda sobre user space,

    adritec: Desliguei a maquina, liguei de novo e na inicialização ele estava pegando Eth0 e num dava FALHOU mas como pegava a placa de rede se num tinha nenhuma placa de rede na máquina??

    Kakaroto: na verdade num pega a placa de rede apenas levantava o modulo, como dessa vez num tem endereço de I/O ou IRQ, dando conflito ela levanta sem problemas

    adritec: No console executei o comando SETUP fui em Network e especifiquei o IP e tals ... as configurações da rede. Só que é estranho, como pegar uma placa de rede se naum tem nenhuma placa instalada?? QUE "BURRO" ESSE SISTEMA HEHEHE.

    Kakaroto: não é burro, ele é muito inteligente vc atribui endereços porq o modulo ta rodando e levantado da um lsmod | grep sis900, quem conversa com tua placa de rede é o modulo q roda em user space é pro kernel tua placa ta lá porq ele não gerencia se tua ta ou não lá, e ele nem quer saber disso, oq ele faz e passar todas as infos q for pra placa pro modulo, q ele q se encarrega de enviar para eth0, o kernel conversa com o modulo da placa de rede então se teu modulo ta rodando pro sistema ta tudo beleza,

    adritec: Ai coloquei uma placa de rede OFFBOARD e o que aconteceu ?? O Red Hat num detectou nenhum novo hardware na inicialização.

    Kakaroto: deu um dmesg | grep é o modelo da tua placa?

    adritec: Entaum desisti, vou continuar acessando a NET com meu RUINDOWS e larguei de mao a configuração dessa placa de rede, num sei o que pod estar acontecendo.

    Kakaroto: ai vai de cada usuário, se quer continuar no windows, "no problems"

    adritec: Vlws pela ajuda galera, e se alguem souber o que posso tentar fazer ... poste aki no fórum.

    Kakaroto: oq vc pode tentar fazer é tentar carregar passando os parametros tipo irq tal, i/o tal tipo assim

    modprobe irq=valor io-0xvalor sis900

    sendo assim passando endereços de irq e i/o q não conflitem com outro dispositivo, para saber quais os parametros aceito por um modulo use modinfo modulo
    espero ter ajudado

    falow
    Kakaroto
    [img][/img]