+ Responder ao Tópico



  1. #1
    epf
    Visitante

    Padrão Gateway linux

    Cara Comunidade,
    Eu preciso montar um servidor de internet em linux (slackware 9.0). Esse servidor possuira uma conexao ADSL (Speed), e tera que distribuir para estacoes com Windows98 e Windows XP. E nessas estacoes, sera necessario que o icq, o msn, o outlook se conectem normalmente.
    Aquele artigo que esta postado sobre gateway de internet atendera as minhas especificações?

    Abracos
    Atenciosamente
    Eder Pires da Fonseca

  2. #2

    Padrão Gateway linux

    Olá...

    Para isso precisamos primeiro dar inicio da seguinte forma:

    entre no arquivo /etc/rc.local e acrecente as linhas abaixo:

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    /sbin/modprobe iptable_nat
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 0/0 -o ppp0 -j MASQUERADE

    Lembrando que o campo em azul é sua faixa de ip's EX: 192.168.0.0/24,
    e que o campo em vermelho é a interface que levanta caso seja com discador EX: ppp0,
    e ou, se for ser discagem e o modem for router, basta apenas dizer qual a interface que está ligada ao modem EX: eth0


    Qualquer dúvida, poste....
    T+

  3. #3

    Padrão Gateway linux

    Hum...
    Não podemos esquecer de por o IP da placa de rede da maquina linux que sai para o switch como gateway nas maquinas.
    E que todo o trafego que tentar sair pela interface onde está ligado o ADSL vai chegar até o modem com o ip da maquina linux.

    T+

  4. #4
    epf
    Visitante

    Padrão Configuracao

    Caros Amigos,

    Eu ja configurei o dns do servidor. No server que esta no windowsxp, que atualmente esta o speed, nao precisa de discagem, eu configurei colocando o ip, gateway, dns , e mascara de rede na placa de rede, na otem nenhum discador especifico. No linux tera que ter o ppp?

    Abracos
    Atenciosamente
    Eder Pires da Fonseca

  5. #5
    epf
    Visitante

    Padrão Adendo

    eu usei esse tutorial para fazer algumas configuracoes...http://www.linuxit.com.br/modules.ph...icle&artid=432

    so que nele , nao tem onde vai o gateway, a mascara de rede nem o ip.

  6. #6
    OverTux
    Visitante

    Padrão Gateway linux

    Olá,

    Bom, para colocar o ip no linux vc pode adicionar duas linhas no arquivo /etc/rc.local seguem as linhas abaixo:

    ##adicionando IP a placa de rede
    ifconfig eth1 10.0.0.140 netmask 255.255.255.0
    ##Adicionando uma rota default para um gateway
    route add default gw 10.0.0.138
    Obs: Se o modem estiver ligado a um switch já vai navegar.
    Os campos em cor azul indicam sua interface que está ligada ao ADSL, ou seja, ela pode ser eth0 , eth2 sei lah... vc tem que ver ai...

    Para navegar as maquinas vão sair pelo linux ????
    Caso as mesmas tenham que sair pelo linux vc deve mascarar para que haja a navegação,

    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    Espero q agora funcione
    T+

    --
    Rafael Lombardi da Silva
    Analista Técnico / Suporte WiFi
    http://www.vsp.com.br