+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ivancaconde
    Visitante

    Padrão Garantia de entrega de multicast com raw socket e daemon

    Oi pessoal
    Tenho um projeto em linux e gostaria que alguem me desse uma ajuda pelo amor de Deus.
    O problema é o seguinte: Eu preciso enviar um multicast a um
    determinado grupo (posso utilizar socket para fazer isso), e esse multicast precisa estar setado com uma flag que o identifique com sendo um caso particular (eu pensei em utilizar o raw socket para fazer isso)
    Nas máquinas do grupo eu tenho que deixar um programinha rodando (aí que está o problema, não sei se posso fazer um daemon ou o que devo fazer) que capture os pacotes desse grupo e verifique se a flag está setada para o caso particular. Se estiver ele terá que reenviar este
    pacote para as demais máquinas do grupo. Ou seja, isso traria a garantia de entrega, porque todo mundo mandaria o pacote para todo mundo, e depois é só implementar uma rotina que descarte o pacote caso já o tenha recebido, para evitar duplicidade.
    Eu gostaria de saber se estou no caminho certo ou não... e se estiver onde conseguir o material
    para implementar isso.
    Se alguem puder me aujar eu fico grato.

  2. #2
    hez4el
    Visitante

    Padrão Garantia de entrega de multicast com raw socket e daemon

    Ola.

    Existe um problema de lógica neste seu programa.
    O custo de implementação é muito alto com relação ao tempo de programação q vc vai levar pra desenvolver um programa servidor e um cliente.
    Geralmente programas que utilizam broadcast tem que ter um programa receptor na maquina cliente, porém se existir um ambiente misto vc tera problemas para compatibilizar o serviço de entrega dos diversos sistemas.
    O que geralmente é feito é manter no servidor uma lista dos hosts ativos e seus respectivos endereços para envio. Replicar pacotes em uma rede nos moldes que vc deseja fazer pode causar um problema enorme de trafego ependendo do numero de cliente. É mais facil e menos custoso o cliente reponder "RECEBI" ao servidor identificando os que ainda não foram comunicados.
    Programas fonte para isso são dificeis de achar na net. Só com muita sorte. Para servidores windows vc tem o boi de poder usar o layer de abstração de socket que ja tem rotinas prontas, mas para linux vc tera que fazer isso no braço.

    Abraços

  3. #3
    ivancaconde
    Visitante

    Padrão Garantia de entrega de multicast com raw socket e daemon

    Certo, mas esse projeto foi passado pelo meu orientador. Será que eu devo dizer a ele que isso é inviável?

  4. #4
    hez4el
    Visitante

    Padrão Garantia de entrega de multicast com raw socket e daemon

    Se seu orientador pediu ele deve ter algum propósito com isso.
    Seguir as instruçoes dele é a melhor maneira, até porque
    é ele quem vai te dar a nota, porém se você não questionar também
    pode ser um erro pq concerteza ele deve esperar ouvir criticas
    quanto ao modelo pedido questinando seu funcionamento, é isso que
    qualquer professor espera, que você faça algo melhor do que o que ele pediu...
    O projeto não é inviavel, porém numa analise geral não é nenhum modelo
    de eficiencia do modo como esta.

    Abraços

  5. #5
    ivancaconde
    Visitante

    Padrão Garantia de entrega de multicast com raw socket e daemon

    Valeu... eu vou conversar com ele e ver o que ele diz a respeito

  6. #6
    hez4el
    Visitante

    Padrão Garantia de entrega de multicast com raw socket e daemon

    qq coisa tamos ae!