+ Responder ao Tópico



  1. #1
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Pessoal, boa noite.
    Estou tentando fazer um RAID de software, usando o Redhat 9 com dois HD´s de 80 GB, usando nível 1 (Espelhamento).
    Pelo disk druid, crio as partições RAID e depois clono o HD, pois um hd vai contersomente arquivos replicados, ou seja na verdade terei somente 80 GB !
    Bom depois de criado, faço os arrays normalmente, criando os pontos de montagem RAID nivel 1, relacionando partição por partição com o outro hd.
    Até ai beleza, instalo o linux legal e ele monta os raids legal.

    Problema: Quando deixo somente o hd principal, ele da boot normal.
    Quando desabilito o hd principal, o outro que seria a contigência, não dá boot, nem usando disco de boot.
    Ele não deiveria inicializar, pois na teoria, foi instalado dos dois hd´s certo?

    Bom obrigado pela atenção!
    Se alguém puder ajudar, agradeço tb.

    Andrew

  2. #2

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Depende de como você fez a cópia de um para o outro, manja inglês?
    http://karaolides.com/computing/HOWTO/lvmraid/
    ai tem um artigo que explica tudo, para as placas promise... Sei que este não é o seu caso, mas encaixa-se perfeitamente, se vc excluir a parte em que eles mudam o /etc/fstab....
    Se vc não copiou a parte do boot, ele não boota. Agora o porque de ele não ter bootado nem com disco de boot, ai eu não sei te explicar

  3. #3
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Então colega, o hda é o principal certo, e o hdb o espelho certo.

    Ficou mais ou menos o seguinte:

    PRINCIPAL RAID CONTIGÊNCIA
    /dev/hda1 --> /dev/md1 ---> /dev/hdb1 /DATABASE
    /dev/hda2 --> /dev/md2 ---> /dev/hdb2 /BOOT
    /dev/hda3 --> /dev/md3 ---> /dev/hdb3 /VAR
    /dev/hda4 --> /dev/md4 ---> /dev/hdb4 /USR
    /dev/hda5 --> /dev/md5 ---> /dev/hdb5 /

    Mais ou menos isso....
    Valeu!

  4. #4

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Cara só uma dica,
    não faz assim não, coloca os dois hds em ides diferentes, pois a ide não consegue acessar o master e o slave ao mesmo tempo, por isso este nome...
    coloque o hdb, no master nda ide secundária, /dev/hdc

    Mas e ai, funcionou?

  5. #5
    AndrewAmorimdaSilva
    Visitante

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Bom refiz o particionamento e montei o raid md0 como / e não criei uma partição /boot.

    Agora quando tiro um hd o outro funciona normal beleza.
    ´Mas só funciona se usar disquete de boot mesmo, pesquisei e muitas pessoas fazem isso.
    LEgal, agora tenho contigência!
    Caro colega, vonlinkerstain muito obeigado pela ajuda e fiz o separando os ide´s ...talvez tenha funcionado por isso....
    Muito obeigado
    Andrew

  6. #6

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Precisando estamos ai....
    Estou tentando fazer raid 0 aqui em casa, mas tá muito difícil, se vc tiver algum artigo legal sobre o tema, por favor....

    8)

  7. #7
    k4k0
    Visitante

    Padrão Raid

    Pessoal, estou com um problema para fazer o espelhamento, consigo normal fazer entre o hda2 com o hdc3 (/home) entretando, nao consigo entre o hda1 e o hdc1 (/), é o chamado root raid, pois qdo vou dar o mkraid /dev/md0 ele diz que o dispositivo esta montado. Alguem sabe o que devo fazer?

  8. #8

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Cara digita mount, que lá aparecem os sistemas que estão montados... Talvez você esteja tentando fazer um outro RAID com o nome de md0, ou também pode ser por que o seu sistema /dev/hda1 (/) esteja montado no momento em que você está tentando montar o raid....

  9. #9
    k4k0
    Visitante

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    É exatamente isto que eu to falando, como vou desmontar o / ? não tem como.. ele diz que o sistema está ocupado e não tem como desmontar. Estou utilizando md0 pro / e md1 pro /home . Alguma solução?

  10. #10

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Não tem como você criar um disquete de boot para bootar dele, ou um cd... E assim montar o /??

  11. #11
    k4k0
    Visitante

    Padrão Raid I

    http://www.tldp.org/HOWTO/Software-R...O-7.html#ss7.4
    Utilizei esse tutorial pra fazer o root raid, entretanto, ele é um pouco antigo e nao deu muito certo.
    Será que eu bootando pelo knoppix e mandar montar o raid, qdo eu tentar bootar pelo cd irá funcionar? Já não vejo mais o que tentar, vou fazer isso e venho dizer se funcionou ou nao.

    Abraços

  12. #12

    Padrão RAID SOFTWARE Nível 01

    Se você tiver acesso à internet para instalar o raid-tools no knoppix, acho que funfa..