+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ksmarini
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Olá!!
    Galera, é o seguinte, estive lendo vários tutoriais e notei que para se trocar a senha do usuário(Windows) que se loga no servidor(Linux) através do samba, basta adicionar os parâmetros:
    unix password sync = yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u

    Só tem um detalhe, nos tutorias que encontrei só diz o que eu tenho que fazer no servidor, e a dúvida é: como eu faço para mudar a senha nas estações? Já tentei pelo painel de controle e não tive sucesso! Será que falta acrescentar parâmetros?, ou será que a gente troca pelo DOS?

    Outra dúvida, que parâmetros eu tenho que colocar no script de logon para mapear a pasta do usuário atual???

    Agradeço muito se vcs puderem me ajudar!!! Já estou ficando desesperado!!!

  2. #2

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Caro colega, ao logar no servidor do linux, vc loga por terminal, ou vc loga pelo explorer?
    Se logar pelo terminal, é só digitar passwd nome_do_usuário
    pelo explorer eu não sei...

  3. #3
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Dê Ctrl+Alt+Del e clique em alterar senha.

  4. #4
    violinista
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Kalma, ksmarini, não se desespere !

    Para trocar a senha a partir de uma estação c W2k, faz o q o guardian falow ... mas se a estação for W98, vai em painel de controle -> Senhas ... daí vc clica em "alterar senha", seleciona "Rede Microsoft" (ou coisa parecida) e altera a senha ...

    No logon script, vc digita net use X: \\servidor\compartilhamento, onde X é a letra q vc quer usar, ou então põe * pra pegar a próxima letra disponível ... pra mapear a pasta home, digite net use X: /HOME ...

    Espero ter ajudado !

    T+ !

  5. #5
    ksmarinii
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    kras muito obrigado pela força, mas acho que vcs não entenderam muito bem minha pergunta.
    O problema é o seguinte, aki na empresa o servidor(domínio) roda numa plataforma linux e as estações são windows, já tentei utilizar o painel de controle do windows para trocar a senha, mas ele me retorna que a senha da rede está incorreta, mas eu acesso todos os compartilhamentos com essa senha, o windows só me retorna a msg de erro quando tento trocar a senha da rede! já verifiquei meu samba de cima em baixo e não achei nada de errado!

  6. #6
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    eu tambem estou com este mesmo problema, quando clico ctrl+alt+del e peço alterar senha, informo a senha atual, e a nova senha juntamente com a confirmaçõa da nova, e ele me retorna, que a senha atual é inválida, caso tenha encontrado a solução, me avise por favor.
    Iram

    [email protected]

  7. #7
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Olá, estou tendo o mesmo problema.

    Coloquei a opção:
    passwd program = /usr/bin/passwd %u

    Qdo vou em trocar senha pelo Windows ele me retorna erro, mas o que verifiquei é que mesmo retornando erro a senha é alterada no Samba, mas o problema é que o usuário pensa que não foi alterada.

    Alguém saberia o motivo?

    []'s

  8. #8
    violinista
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Falaê, galeraaaa !!

    Ó ... eu estava tendo os mesmos problemas e as mesmas msgs de erro postados aki, e consegui resolver o problema aki pra mim ... olha só:

    Eu alterei

    unix password sync = No
    passwd program = /usr/bin/smbpasswd %u


    Dessa forma, quando mando alterar a senha pelo Windows (testei com o 98 ), ele altera a senha sem problemas ... mas ... tem um porém: ele só altera a senha so Samba ...

    Pra mim, isso resolveu o problema, já que nenhum usuário precisa ter login no shell do servidor (ora ... as estações são W98 ...)

    Visitante, o motivo dessa mensagem de erro é que ele alterava a senha no passwd (note q o passwd program estava setado para /usr/bin/passwd %u ...), mas não a senha do samba (daí a msg de senha incorreta)

    E é isso aí ... espero q essa solução sirva pra + alguém !

    Até + !

  9. #9
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Olá ,

    Essa é a primeira vez que posto aqui,eu tenho um problema parecido,mas a msg de erro é que o dominio não está acessivel,mas a senha é trocada mesmo assim.

    O que pode ser isso ?

    Valeu

  10. #10
    ksmarini
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Gostaria de deixar aqui meus agradecimentos ao Violinista. Véio a dica de trocar o Unix sync password = no foi a solução para todos os meus problemas. Valew mesmo !!!!!!!!!

  11. #11
    violinista
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Imagine, ksmarini ... é bom saber que nossas dicas serviram pra + alguém ! :lol:

    Visitante ... poste aqui a msg q aparece no log do Samba ... mande + informações ... o seu smb.conf, por exemplo ...

    Até + !

  12. #12
    cassemiro
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Pô violinista!!! Parabéns cara!!! eu tava um baita tempo procurando por esta solução!!!!

  13. #13
    tuxmetal
    Visitante

    Padrão Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Ótmo, se o caso for o Servidor Linux servindo apenas como PDC, mas e se este mesmo servidor for um servidor para estações Linux, através de NIS e NFS?

    (Não estou querendo desmerecer nenhuma reposta, mas apenas propor mais um tema.)

  14. #14

    Padrão Re: Como mudar a Mudar senha pelo windows?

    Citação Postado originalmente por ksmarini
    Olá!!
    Galera, é o seguinte, estive lendo vários tutoriais e notei que para se trocar a senha do usuário(Windows) que se loga no servidor(Linux) através do samba, basta adicionar os parâmetros:
    unix password sync = yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u

    Só tem um detalhe, nos tutorias que encontrei só diz o que eu tenho que fazer no servidor, e a dúvida é: como eu faço para mudar a senha nas estações? Já tentei pelo painel de controle e não tive sucesso! Será que falta acrescentar parâmetros?, ou será que a gente troca pelo DOS?

    Outra dúvida, que parâmetros eu tenho que colocar no script de logon para mapear a pasta do usuário atual???

    Agradeço muito se vcs puderem me ajudar!!! Já estou ficando desesperado!!!
    Amigo, para que você possa trocar as senhas nas estações Windows, você precisa dos seguintes parâmetros dentro do seu smb.conf, mais precisamente dentro da seção [global]

    unix password sync = Yes
    passwd program = /usr/bin/passwd %u
    passwd chat = *New*password* %n\n *Retype*new*password* %n\n *passwd:*all*authentication*tokens*updated*successfully*


    Para mapear o diretório do usuário, você deve criar um logon de script no DOS (ou utilizando algum editor de texto do *nix que permita você trocar o formato, tipo o Vim. Você pode fazer uso de um programa chamado unix2dos também, caso hajam muitos arquivos) e adicionar as seguintes linhas:

    Código :
    net use X: \\servidorsamba\pastadousuario


    Qualquer coisa, posta ae pra nóis.