+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Velocidade Internet

    Olá pessoal este sabádo(06/04) coloquei o modem ADSL em meu linux, fiz NAT com o iptables e posteriormente vou implementar regras de firewall, o problema é que a internet nos computadores cliente esta bem lenta, todo mundo esta reclamando !!! eu configurei nos clientes o gatway com o IP da placa de rede loca linux e o DNS como 200.193.136.60 que eu acho que é Brasil Telecom será que pode ser por causa do DNS ???? alguém tem uma dica ?????

    Agradeço ajuda.

  2. #2

    Padrão Velocidade Internet

    Olha caar... por causa do DNS não... tu nÃo tá rodando o squid transparente?

  3. #3

    Padrão Velocidade Internet

    não só configurei o NAT como segue abaixo:
    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 128.0.0.0/24 -o eth1 -j MASQUERADE

  4. #4

    Padrão Velocidade Internet

    Mai uma coisa tem uma máquina cliente aqui que usa linux mas a internet não esta funcionando não consegui configurar o DNS pois configurei o gatway no /etc/sysconfig/network e aonde configuro o DNS como nas máquinas windows ?

  5. #5

    Padrão Velocidade Internet

    No linux é dentro do /etc/resolv.conf

    Mas cara... vc tá fazendo o nat puro? se vc só configurou isso o problema deve ser no provedor...

  6. #6

    Padrão Velocidade Internet

    mas como funciona para configurar o compartilhamento no cliente usando linux pois no windows é fácil e nestes esta funcionando tirando a lentidão mas no linux não abre página alguma.

  7. #7

    Padrão Velocidade Internet

    Compartilhamento Cru

    Vai precisar de 2 placas de rede
    eth0 - rede local
    eth1 - Link

    Configure os IP de ambas da forma necessária
    eth0 - 192.X.X.1
    eth1 - 200.X.X.X

    Depois de configurar, procure pelo arquivos

    vi /etc/resolv.conf
    Coloque como servidor de DNS, o IP da sua eth0.

    Após isso de um service named restart

    - Verifique o seu gateway, que para funcionar terá que ser o gateway do seu LINK.
    root~# route -n
    root~#route add defaul gw 200.X.X.X

    de uma outra analisada nas rotas
    roo~#route -v

    Tudo correto, agora vc precisa habiltar o NAT

    root~#iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

    Pronto, um router bem bem bem básico.

    ahh nas suas estações vai ficar

    IP- 192.X.X.X
    gateway e DNS vc irá apontar para: 192.168.X.X <eth0>;
    DNS - secundário: usa o da provedora;
    mask: Classe C - 255.255.255.0

    Pronto, espero que isso lhe ajude

  8. #8

    Padrão Velocidade Internet

    Caro osmousf

    O compartilhamento eu já fiz e esta OK todas as máquinas clientes estão funcionando, exceto na máquina cliente que usa linux nesta a internet não funciona nem a P... então minha duvida é a seguinte aonde eu configuro o DNS na maquina cliente no arquivo resolv.conf assim como no servidor ??? e no servidor eu deixei sem configurar este arquiivo tbém pode ser por isso que não funciona ???
    Obrigado pela ajuda !

  9. #9

    Padrão Velocidade Internet

    Você consegue pingar pra fora? pinga ao menos até o servidor?

  10. #10

    Padrão Velocidade Internet

    consigo pingar até a placa de rede local do linux servidor.

  11. #11

    Padrão Velocidade Internet

    Cara...

    então seu problema nÃo é o DNS, deve ser o gateway...

    Altere-o em /etc/sysconfig/network
    dá um route pra ver qual a rota default

  12. #12

    Padrão Velocidade Internet

    Pior que este arquivo eu já configurei e esta certinho, confirmei a rota e esta apontando para o gatway certo mas infelizmente não funciona !!!! Tô ficando de cara c/ isso ! todas as máquinas cliente funcionam exceto a linux.

  13. #13

    Padrão Testar

    Primeiro descubra se é o DNS, tente entrar em um site pelo ip dele, por exemplo: 200.163.242.28
    ou ping no site, veja o ip e entre nele.

    Se assim ficar mais rapido, mude o seu dns, mas se não ouver diferença tente procurar oque esta deixando lento.

  14. #14

    Padrão Velocidade Internet

    Acho que é DNS pois nas máquinas windows se eu ping pelo IP vai rápidinho porém pelo nome dá tempo excedido.

  15. #15
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Velocidade Internet

    Entao defina o DNS primário e secundário em /etc/resolv.conf que funciona ;]

  16. #16
    netricardo
    Visitante

    Padrão Velocidade Internet

    voce ja pingou os sites e viu o retorno em milisegundos?

  17. #17

    Padrão Velocidade Internet

    Amigo... se vc não consegue pingar um IP de fora da sua rede, o problema é no NAT ou na estação, porém não tenha nada haver com DNS, DNS só transforma nome (asds.com.br) em IP... se vc nÃo consegue pingar direto o IP, significa que não é DNS...

    Mais vamos pensar no problema... as únicas coisas que vc tem que se certificar é que seu IP esteja na mesma faixa de ip da placa interna do servidor, e que seu gateway esteja setado para a placa interna do servidor... fora isso amigo, acho que temos que tentar outra coisa... tenta trocar a placa de rede, reinstalar o sistema.... :-D