+ Responder ao Tópico



  1. #1
    KelThuzad
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Amigos,

    estou querendo mudar meu servidor, da empresa onde trabalho, para linux. Gostaria de centralizar todos os serviços no meu servidor...

    E-mails, o site da empresa... e gostaria de poder acessar tudo isso fora... tipo na minha casa... Estou começando com linux agora... e gostaria da ajuda dos amigos para executar todos os procedimentos...

    Tenho um link de 512 velox e tenho o serviço de ip fixo... utilizando o modem DSlink 200U/E

    Alguém se habilita a dar um help? tipo por onde eu começo com o linux???

    Tipo vou instalar a bagaça... Mas qual a melhor opção de instalação? Quais os pacotes? Como eu deveria proceder na montagem dos meus servers??? Um apenas para a internet, servindo de gateway e firewall ou posso por todos os serviços numa máquina só???

    Quero tirar o serviço de hospedagem e email do provedor e disponibilizar tudo isso na empresa... posso fazer tudo isso com o link que eu tenho???


    Bem, agradeço qualquer ajuda!!!

    Valeu!

  2. #2
    Spelk
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Bom, como dizem os esquartejadores, vamos por partes: (he he he...)

    O ideal seria ter pelo menos duas máquinas, uma para ser o firewall/gateway e outra para rodar o restante dos serviços.

    É possivel sim fazer tudo que vc quer, referente ao tamanho do link (512k) é um link bom, porém tudo depende do tanto de tráfego que haverá na rede.

    O acesso para manutenção pode ser feito de fora sim, usando o ssh (uma especie de "telnet" com criptografia), mas é mais aconselhavel se vc tiver um IP fixo em cada lugar, pois ae vc deixa aberta a porta do ssh só para esse IP (maior segurança);

    Para fazer o firewall pode ser usado o iptables;

    Hospedagem de página o Apache;

    Servidor de E-Mail sendmail, mas o pessoal ultimamente parece estar usando mais o qmail;

    A distribuição a ser usada, pode ser qq uma (geralmente as mais conhecidas - Conectiva, Slackware, etc) eu uso o RedHat 9,0 e Fedora Core 1 (continuidade do RedHat);

  3. #3
    KelThuzad
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Blz Spelk,

    Então vou esquartejar todo o meu "tabalho" (eheheh)

    Vou iniciar montando um firewall/gateway e deixar o resto, a principio, como está...

    Mas e depois??? O que fazer??

    Alguém dá umas dicas e onde conseguir ajuda para configurar os serviços???


    Agradeço a ajuda de todos!

  4. #4
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Depois do firewall, instale os serviços que você irá utilizar.
    Para usar contas de e-mails, você terá que criar contas de usuários no linux. Você pode escolher por onde começar (se vai instalar o apache ou servidor de e-mail). Porém o primeiro passo, para qualquer outro serviço é configurar o servidor DNS. Se você não sabe como configurar um servidor DNS, procure por DNS HOW-TO no google.

    Serviços e Distros dos meus servidores:

    Red Hat, Conectiva e Slackware;
    Apache, postfix (servidor de e-mail), mysql, firebird, bind (dns), ssh e outros.

    Att.

  5. #5
    KelThuzad
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Aê galera... valeu pelas dicas!

    To fazendo da seguinte forma. Montei meu firewall/gateway com algumas regras (iptables)... Tá funcionando belezinha... Todas as minhas máquinas estão acessando a net pelo meu gateway... Show!

    Agora... me digam se estou no caminho certo da bagaça...

    Coloco o DNS na mesma máquina do firewal/gateway ou faço isso em outra máquina???
    Tenho que ter obrigatóriamente um DNS primário e outro Secundário ???
    Quando tiver configurado meu DNS e o serviço para hospedagem do Site da empresa, onde eu encontro um help para disponibiliza-lo para a internet... tipo, acho que vou ter que configurar isso na Fapesp, certo???

    Só para lembrar... utilizo, para acesso a internet, o velox empresarial com serviço de ip fixo... o velox (telemar) já tem seus servidores DNS... tenho que realmente configurar um DNS na minha rede???

  6. #6
    KelThuzad
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Blz...

    Configurei uma máquina como firewall/gateway e nessa mesma máquina configurei meu DNS.

    Tá tudo funcionando... configurei as minhas estações para acessar pela meu gateway e coloquei o endereço de DNS do meu gateway... Show!!! tudo funcionando...

    Agora tou configurando o Apache para ver o que rola... mas como eu faço depois para poder acessar meu site fora da empresa? como vou configirar essa bagaça?

    Alguém dá uma dica? uma mãozinha é bem vinda...

    Valeu!!!

  7. #7
    acelmo
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Cara,

    eu tenho um modem desse na empresa e dependendo de como ele tá configurado (Bridge ou Router) vc vai ter que fazer as regras de NAT direto no modem...

    Dá uma olhada no manual que vem com o modem que ele explica como fazer isso...

  8. #8
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    caro amigo,

    Deixa a máquina firewall só no papel de firewall.
    Instale o serviço dns na outra máquina, assim como os demais serviços.
    Para configurar o apache, configure o arquivo /etc/httpd/conf/httpd.conf
    Ele está totalmente documentado, vá lendo e fazendo as alterações necessárias.
    Qualquer dúvida procure pelo "Guia Foca Linux Avançado".
    Lá tem todas as opções comumente utilizadas no apache.

    Boa sorte.

  9. #9
    Visitante

    Padrão Mudando para Linux (CL 9)

    Citação Postado originalmente por KelThuzad
    Aê galera... valeu pelas dicas!

    To fazendo da seguinte forma. Montei meu firewall/gateway com algumas regras (iptables)... Tá funcionando belezinha... Todas as minhas máquinas estão acessando a net pelo meu gateway... Show!

    Agora... me digam se estou no caminho certo da bagaça...

    Coloco o DNS na mesma máquina do firewal/gateway ou faço isso em outra máquina???
    Tenho que ter obrigatóriamente um DNS primário e outro Secundário ???
    Quando tiver configurado meu DNS e o serviço para hospedagem do Site da empresa, onde eu encontro um help para disponibiliza-lo para a internet... tipo, acho que vou ter que configurar isso na Fapesp, certo???

    Só para lembrar... utilizo, para acesso a internet, o velox empresarial com serviço de ip fixo... o velox (telemar) já tem seus servidores DNS... tenho que realmente configurar um DNS na minha rede???