+ Responder ao Tópico



  1. #1
    doidoht
    Visitante

    Padrão enviar e-mail

    Galera, alguém sabe como que faz pra enviar e-mail via SHELLSCRIPT!?

    Tipo...tenho um script que de 10 em 10 minutos verifica se meus servicos estão rodando... sendmail, httpd, named, squid... se um parar ele restart automático... mas eu queria que enviasse um e-maíl pra mim assim que restartasse... em php não dá pq se eu chamo o arquivo no shell, ele tenta execuatá-lo... e php tem que ser via browser...

    Se alguém, puder me dar uma idéia aí... nóis agradece... heheheh

    Pode ser em perl tb...

    Valeu

    T+

  2. #2
    LenTu
    Visitante

    Padrão enviar e-mail

    pra enviar via php eh assim...

    Código :
    $conteudo="c coloca a msg q vai aparecer no email aki";
    mail ("[email protected]","Scripts rodando",$conteudo);

    ouvi dizer q via shell tb dah mais naum me informei ainda... como...

    tenta $ man mail

    Qq duvida posta ai...

    :wink:

  3. #3
    fricardo
    Visitante

    Padrão enviar e-mail

    Já vi um e-mail destes em perl, agora não lembro onde. Eu até implementei isto, mas faz algum tempo. Se eu achar eu posto e aí vc pode adaptar pra o seu problema.

    fricardo

  4. #4
    Danilo_Montagna
    Visitante

    Padrão enviar e-mail

    use o mail ou o proprio mutt para enviar emails..

  5. #5

    Padrão enviar e-mail

    se vc tiver executando esse script no cron, vc pode fazer com q os logs resultantes do crontab va pro ser mail....

  6. #6
    doidoht
    Visitante

    Padrão enviar e-mail

    RaMdEgLeS_LenTu valeu pelo toq mas em php eu já tenho e é como disse não tem como executar via shell

    fricardo se vc achar o script posta aí...

    Danilo_Montagna .... como que é a sintaxe da função mail ou mutt em shellscript?! ou seria em Perl?

    SDM se vc puder me explicar como fazer isso, eu irei adapatar pro meu isquema

    Valeu a todos... mas continuo sem resposta...

    []´s

  7. #7

    Padrão enviar e-mail

    eu nao tenho certesa, mas se nao me engano eh soh vc trocar o "MAIL=root" pra "MAIL=<emailqvcquiser>" e quanto ao php, se vc colocar na primeira linha dele :

    #!/usr/local/bin/php ou o endereco onde vc tiver instalado ele, vc pode usar com o ./nomedo.php

  8. #8

    Padrão enviar e-mail

    ops...esqueci q precisa dar chmod 755 nomedo.php

  9. #9

    Padrão enviar e-mail

    Tipo, quando algum servidor sofrer restart, vc pode fazer com que as informações sobre esse fato seja gravado num arquivo LOG, por php mesmo.
    Daí vc cria uma condição, que p/ quando houver restart...executar o comando em shell:

    mail -s "restart" [email protected] < LOG


    [ ]'s