+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cacogui
    Visitante

    Padrão manuais

    boa noite, estou instalando o conectiva 9, mas o x window não esta funcionando, alguem poderia me dizer aonde faço o download do manual?

    Carlos

  2. #2
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão manuais

    na linha de comando do linux digite "man xfree"

    Mas antes tente configurar com os comandos:

    xf86config
    xf86cfg
    Xconfigure

  3. #3
    cacogui
    Visitante

    Padrão manuais

    obrigado, me fala uma coisa qual o editor de texto para linha de comando que posso usar para editar smb.conf, detalhe eu criei os diretorios share e dados e configurei o samba para acesso publico e navegavel, mas quando vou transferir os dados para la , da um erro falando que o diretorio esta cheio ou sem permissão para gravar.....
    estava lendo sobre o samba e eu tenho que colocar o @staff para liberar o acesso certo?

    por isso preciso saber como fazer pela linha de comando pois me acostumei a fazer tudo pelo linuxconf e pelo ambiente grafico.........

    alguem pode me dar um help?

  4. #4
    luccosta
    Visitante

    Padrão manuais

    Caro colega,

    O editor mais comum e acredito que seja o mais usado seja o vi ou o vim.
    Para isso basta chama-lo como de costume:
    # vi (caminho do arquivo) ou
    # vim (caminho do arquivo)

    para iniciar a edição do arquivo quando este estiver aberto tecle ( i ) assim o vi ou o vim entra no modo de edição e vc poderá efetuar as mudanças no documento
    Para sair do modo de edição use o ( : ) dois pontos;
    E para salvar a mudança use o ( :wq! )

    Obs: todos os comandos não possuem os sinais de ( ).

    Espero ter te ajudado. Caso isto seja informação que vc ja sabia, desculpe.

  5. #5
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão manuais

    Eu sempre uso o "vi" para editar em modo texto.

    Quanto a seu problema, coloque as seguintes linhas no compartilhamento para iberar o acesso:

    read only = No
    guest ok = yes

    Caso não queira usar usuários guets vc terá que cadastrar os seu usuários no samba. Eu aconselho muito o uso do webmin para facilitar as coisas.

  6. #6

    Padrão manuais

    O melhor editor de texto que existe, "VI" !!!!!!!!!!!!

    Fallow

  7. #7
    cacogui
    Visitante

    Padrão manuais

    coloquei os comandos mas continuo sem grava la, posso testar com qualquer usuario no microc clente que nao me permite grava nada

    alguem pode me ajudar?

  8. #8
    NeoRamza
    Visitante

    Padrão manuais

    Como eu te disse , tente configurar o samba atravez do webmin, é muito mais facil. Eu sempre configuro por ele, e ele resolve todos os meus problemas.

    OBS: Lembre-se que muita das vesez os usuarios do linux nao sao os mesmos do samba e tem que ser cadastrados NO SAMBA. Neste caso tmb é mais facil usar o webmin.

  9. #9
    Visitante

    Padrão manuais

    Pessoal descobri o problema, quando a gente cria os diretorios no rais ele marca como proporietario o root e somente libera ele para acesso local......
    estava lendo o livro linux 5 a biblia e descobri o comando chmod +rwx+rwx+rwx para liberar o acesso e a gravação para qualquer usuario...

    com isso ja consigo fazer as configurações sem precisar do ambiente grafico é mais facil pois sempre temos problema com os drivers para os dispositivos de video ou monitores...


    Grato


    Carlos