+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas: Sinal, APs, Roteador

    Olá a todos esta e minha primeira mensagem no grupo, estou com muitas dúvidas vou tenta montar uma rede wi-fi para dividir um link embratel de 256 com 15 usuarios com um ap900+(a grana ta curta, só para dar inicio), uma ommi 15dbi, o sever vais ser um PIII 800 com 512MB, HD40 rodando squid, nat, iptable, CBQ. agradeço antecipadamente a todos que puderem responder este pequeno questinário que sera de grande valia para quem ta começando como eu, La vai:

    Estou num ponto mais alto da cidade, e tenho visada para quase toda a cidade pois existe obstaculos no plano inferior(12 metros abaixo) ao local onde sera instalada a antena como casas e arvores. minha dúvida e a seguinte qual o angulo de inclinacao do sinal de um ommi? o sinal e transmitido em hondas horisontais --- ou tem imcrinação \ se sim qual o grau.


    O link que vou adquirir vem com um router cisco 805 que custa 100 pratas por mes. quero compra o router e achei o 3com 3C8200C - 3C8222C por R$540 com cabos e upgrade de memoria e soft com wan de 2mb + cabo v35, o cisco 805 custa R$1005 e a wan dele e de ate 512. sera que vale a pena comprar cisco pela facilidade da configuracao?

    este 3com e muito chato para configurar?

    Qual a complexidade para definir so as rotas no router sem as outras frescuras pois quero fazer tudo com o linux?

    Tenho fornecedor no PY mais ele so tem Dlink que nao tem router com este tipo de interface cabo v.35, sera que tem da dlink ou loja que trabalhe com estes router a precos bacanas?

    quanto o pessoal cobra para colocar o router no link para funcionar pois o pessoal ta cobrando caro aqui R$200 (acho, pois e só para definir minha rota e o ip da embratel), antes de pagar quero tentar para ver se consigo, o que vc acham?

    Posso comprar o router com alguem que manja e passar as confs que a embratel passou e ele setar o router antes de enviar, da para fazer isto?

    Qual a influencia do radio na comunicação distancia? banda?

    Estou quase decidido pelo DLW900AP+(Grana curta) da dlink vi na tabela do meu fonecedor um ap2000 da dlink um pouco mais caro, mais nunca ouvi falar dele, alguem tem experianca com este ap?

    Ao instalar a antena tanto no server como no cliente o AP tem que ficar
    perto da antena ou posso colocar um cabo de uns 20 metros da antena para o ap? isto prejudica o sinal?

    Pretendo colocar a antena ommi em um mastro de ferro, quero saber se tem problemas se a antena balancar um pouco pois a depender posso colocar outro tubo mais fino e vou ganha mais 4 metros, ficando a antena com 15 metros de altura no total.
    Quanto ao grau ela tem que ficar reta o pode ter alguma inclinacao?


    Valeu!!! :lol:

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão Dúvidas: Sinal, APs, Roteador

    Antenas tipo ohmii irradiam o sinal em 360 graus, e transmitem no plano
    horizontal,(eu nao gosto muito de antenas ohmii , se vc puder trocar por
    setorias eu acharia melhor, pq vc manda sinal pra onde vc quer, ai depende
    da sua topologia) se estiver na vertical vai mandar sinal pra lua e pro
    chao hehee
    Quanto ao roteador, cisco realmente domina e todo mundo usa. Devido a
    facilidade de instalacao e configuracao e aos diversos manuais existentes.
    Quanto a preco de produtos nao sei lhe dizer ao certo, mas a varias lojas
    que ja trabalham com wireless no brasil
    Cabo longo prejudica o sinal , 20 metros entao...
    se for um cabo tipo lmr400 , vc tem perde de 0.5db/m +ou -
    o ideal e colocar o ap proximo a antenas , com aterramento, e sistemas de
    protecao adequados, caixas hermeticas ventiladas e etc.
    a antena devera ficar reta, ja que pelo diagrama de irradicao das antenas
    ohmmi elas tambem tem o chamado downtilt , ou seja irradiam pra baixo tb,
    especialmente as de menores potencias.
    Quanto ao mastro , acho que um de 1 polegada seria o suficiente
    Espero ter esclarecido alguma coisa pra vc

    qq coisa posta ae
    flwww

  3. #3

    Padrão Dúvidas: Sinal, APs, Roteador

    acredite o 3com eh realmente chato d configurar!

  4. #4
    Visitante

    Padrão Dúvidas: Sinal, APs, Roteador

    oyama, meu kro, negocio seguinte:

    Se nao for usar router cisco, na minha opniao prefira cyclades primeiro antes de 3com, comece pelo pr1000, tem opcoes de usados wm www.roteadores.com.

    Com relacao a antena omini tive uma pessima experiencia aqui com ela devido a topografia da regiao onde a parte mais alta da cidade onde coloquei minha antena fica muito proxima ocasionando assim o sinal passar por cima da cidade, atende para o seguinte:
    A antena de 15 Db ela tem sinal na vertical de apenas 5graus e a de 8db 15 graus, se voce voce usaria uma setorial cobre 90G na horizontal e 60G na vertical, voce encontra por um preco bacana em www.seitel.com.br uso destas a mais de 2 anos.

    Por experiencia, nao utilize ap900 como AP, aqui quando usei a cada 3 dias de desligar e liga-lo ele simplesmente travava, voce tem opcao de estar comprando um SWL3300 da samsung, por volta de US$ 270,00 www.dtbrasil.com.br , mas para cliente ou poucos clientes opcte pelo d-link, (como cliente nao tenho o que reclamar).

    Com relacao ao preco de configurar o router, esquenta nao, voce mesmo pode configurar,porem R$ 200,00 tá de graça aqui, na regiao costumamos cobrar algo em torno de R$ 650,00 para configurar, mas aqui em nossa regiao um link de 256K custa R$ 2.120,00 por mes.

    espero ter ajudado, qq duvida mande e-mail. temos aqui um provedor com +- 80 usuarios, todos bombando

  5. #5

    Padrão Dúvidas: Sinal, APs, Roteador

    Obrigado a todos em especial ao visitante pois esclareceu varias dúvidas que tinha referente ao roteador e o sinal da omni.

    Sucesso!!