+ Responder ao Tópico



  1. #1
    odbc
    Visitante

    Padrão Migração

    E aê galera, blz!!!

    Tenho em um cliente um servidor com o RH9 e estou pensando em migrar pra o FreeBSD :twisted: . Sei que é um ótimo negócio mas tenho algumas dúvidas;

    - Hoje os clientes acessam o servidor via NFS, posso importar os mesmos scripts para o BSD? Inclusive os usuários?

    - E nas estações se eu instalar o modo gráfico consigo enxergar a lista com os usuários ou preciso digitá-los para acessar o seu diretório?

    - Para o acesso ao diretório público sem restrições para criação e edição de arquivos como funciona; quais os comandos que incorporo ao BSD?

    - O Samba tb funciona da mesma forma que outras distros?

    Abraços pessoal!!!

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão Migração

    na minha opiniao vc quer arrumar encrenca, ainda mais sendo uma máquina de clientes.
    Pq vc não arruma uma máquina fora de produção ?

  3. #3
    odbc
    Visitante

    Padrão Migração

    Claro LSS, com certeza iria fazer os principais testes com uma outra máquina (claro menos robusta pois lá tenho um IBM Netfinity canhão de máquina).

    Aki em casa ele tá rodando legal mas ainda naum realizei testes em rede. Porque quero saber o máximo possível sobre ele antes mesmo de fazer qq coisa.

    Se tiver alguma outra sugestão posta ai cara.

    Valew!!!

  4. #4
    fricardo
    Visitante

    Padrão Migração

    odbc,

    suas perguntas estão relacionadas ao NFS, pelo menos as primeiras. Então vamos lá, quanto ao NFS vc não vai perceber grandes diferenças entre o FreeBSD e o Linux não, já q NFS é um padrão no UNIX em geral. Não tô dizendo q não tem diferenças, mas são poucas. Leia sobre isto, uma sugestão é o link:

    http://infsr.unijui.tche.br/~heini/freebsd/nfs.html

    Quanto ao Samba, ele eh samba em qualquer lugar. Procure ler bastante, o FreeBSD eh muito bem documentado. O link acima vai te ajudar se vc tá querendo montar um server FreeBSD. Agora, a melhor documentação sem dúvida é o FreeBSD Handbook, q vc encontra no www.freebsd.org (dá pra baixar por ftp).

    Finalmente, FreeBSD NÃO É UMA DISTRO LINUX. ELE É UM BSD. Digamos q o FreeBSD e o Linux tem um ancestral comum (o BSD Unix 4.4).

    fricardo

  5. #5
    odbc
    Visitante

    Padrão Migração

    Valew fricardo,

    Era justamente isso que eu queria saber.

    Montei o server aki no escritorio e até agora o FreeBSD tá rolando legal sem nenhum problema.....

    Abracos.