+ Responder ao Tópico



  1. #1
    guigarau
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Tenho um servidor (FreeBSD) com link de 512mbps instalado e agora comprei um adaptador pcmcia PCI + Cartao PCMCIA Orinoco Gold + Pigtail. Estou querendo montar um pequeno provedor wireless para atender uns 20 clientes. O esquema é o seguinte: Meu servidor fica a uns 5Km de um morro onde colocarei uma antena omni. (O morro tem 500 metros de altura e meu servidor fica a 12 metros de altura) Posso colocar uma antena de grade na minha orinoco apontada para uma omni ligada a um swl3300 no morro e ja estaria resolvido para prover o sinal para meus clientes (os clientes utilizando apenas antenas de grade ligadas a D-link 900AP ou placa pci mesmo) visadas para a antena omni do morro? Obs: A localizacao dos clientes fica em volta do morro. Que marca de antena omni devo usar? Que marca de antena grade? metaltec? Zirok?
    Onde compro as antenas? onde compro o swl3300?

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    opa, pelo layout da sua rede tem alguns aspectos que vc deve considerar.
    1 - Você não pode fazer este enlace - do seu provedor até o morro com os equipamentos que vc tem (enlace não se faz com antenas ohmi).Vc precisa de no mínimo 2 antenas setoriais. Com 5 km , eu colocaria duas antenas hyperlink 24dbi.Considerando sempre que vc tem linha de visada e que você antes disso faça um teste de sinal para ver se o enlace está viável , já que a diferença de altura é grande.
    2 - Para prover o acesso e completar o enlace rádio , você precisará de duas swl3300 , uma fazendo o enlace com o seu provedor e o outro em modo access point , para distribuir o sinal pra galera.
    3 - Quanto a potencia da ohmi , ai depende dos seus clientes, se eles estiverem muito perto pode usar uma de 8dbi, se estiverem4- muito longe 15dbi.
    4 - Nos clientes também depende , se estiverem muito perto , uma yaghi de 12dbi, se muito longe ziroc 24dbi.

  3. #3
    guigarau
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Omni eu iria colocar apenas no morro. No provedor seria uma antena de grade de 24dbi apontada para a omni do morro. Eu preciso colocar dois swl no morro entao? os dois ligados entre si, um usando uma antena grade ou setorial apontada pra minha antena grade do provedor e o outro swl ligado a uma antena omni para distribuir o sinal aos meus assinantes?
    Apenas minha antena grade do provedor apontando para a omni ligada a um swl no morro nao funcionaria?

  4. #4
    doidoht
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Você não precisa necessariamente colocar dois AP SW3300 no morro... Com dois ficar melhor... um vai estar ligado a uma antena gradee direcional de 24 (de preferência na vertical) que se comunica com a sua antena do provedor (tb na vertical)... daí vc liga via cabo de rede, os dois AP SWL 3300...
    Agora vc pode fazer o seguinte teste.... Coloca o AP lá no morro apenas com a Omni de 15 Dbi (se possível com um amplificador tb)... vai no provedor e posiciona a antena grade onde vc quer colocar... se o sinal ficar blz... daí é só vc definir o gateway do AP SWL 3300 como o IP da placa Wireless no seu servidor FREEBSD...

    A primeira opção te dá uma performance bem melhor viu....

    Aqui no provedor eu tenho um PC 486 com uma placa Orinoco que joga o sinal para um prédio central da minha cidade... lá eu tenho outro PC Pentium 133 tb com Placa Orinoco que rececbe o sinal... e joga pra placa de rede que tá ligada a um hub que tem um AP SWL3300 que ditribui o sinal... Em ambos os PCs... eu tenho um cartão de memória flash que faz nat, DHCP e controle de banda... controle de banda messsssmo....

    Espero ter ajudado...

  5. #5
    lss
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Apenas minha antena grade do provedor apontando para a omni ligada a um swl no morro nao funcionaria?
    Faz o negocio direitinho grande. Técnicamente falando ohmi não faz enlace , pode ser que dê certo. Enlace com antenas setorias. Até na distribuição , dependendo dos clientes vc nem precisaria da ohmi, mas ai vc tem que ver.

    flwww

  6. #6
    doidoht
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Quanto a pergunta do nosso amigo Iss
    Apenas minha antena grade do provedor apontando para a omni ligada a um swl no morro nao funcionaria?
    Sim, funcionaria sim... tenho aqui uma Omni de 15 Dbi com amplificador interno de 1 Watt que joga até uns 10 Km.... sem perda.... a partir daí... ela joga, mas perde muito....

    Mas é como disse...

    Coloca o AP lá no morro apenas com a Omni de 15 Dbi (se possível com um amplificador tb)... vai no provedor e posiciona a antena grade onde vc quer colocar... se o sinal ficar blz... daí é só vc definir o gateway do AP SWL 3300 como o IP da placa Wireless no seu servidor FREEBSD...
    aí todos os clientes chegaram até a Omni no morro e o SWL 3300 redireciona os pacotes pro provedor (seu gateway)

    T+

  7. #7
    lss
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    isto foi pergunta dele, eu não consegui destacar ehehhe.
    Acredito que ele não precisa de amplificador, ainda mais se for numa área de grande ruído.
    flwww

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    tentei usar esse equema de:

    gateway
    \
    omni
    / \
    cliente cliente

    mas nao virou... nao consegui sequer um sinalzinho decente.... estou numa area de grande interferencia... tive q montar o esquema bridge (direcional/horizontal)-bridge (direcional/horizontal)-samsung swl 3300 (AP)/vertical e ae resolveu. link de 1.5 Mbps real.

  9. #9
    doidoht
    Visitante

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    tenta fazer isso...

    bridge(direcional/vertical)-bridge (direcional/vertical)-samsung swl 3300 (AP)/omni... ou mesmo... numa direcional horizontal

    A maioria dos provedores utilizazm antenas direcionais de 90 na horizontal... se vc inveter a polaridade delas... a interferência será menor...

    []´s

  10. #10

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    a maior vantagem d usar uma antena (setorial ou direcional ) para fazer seu enlace ateh a base eh q vc mantem uma redundancia maior, pq o swl-3300ap, naum consegue gerenciar mto bem trafegos maiores q 1.3mb d trafego, dae vc imagina, um mesmo radio, recebendo o trafego dos seus clientes e enviando tdo para o provedor, fica mto mais q 1.3mb!

    o sw-3300ap, naum possui bons filtros, o q faz com q o trafego venha do cliente ateh o provedor cheio d lixo.

    e sinceramente, se vc vai comprar dois swl-3300ap, pq naum compra logo um ap-2000 com dois cartoes?
    o ap-2000 eh um pouco mais caro q esses dois, mas vc naum precisar fazer um uplink entre dois aps, e recebe d brinde um bom pacote de filtros

    quanto a omni, compre a d 15dbi, sempre pense grande, e se vc puder amplificar-la, melhor ainda.

    []'s

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Tenho 3 samsungs aqui que preciso usa-los... nao dah para comprar mais AP 2000 agora... Agora o lance de usar 2 cartoes no AP 2000 eh meio phod.... fiz este teste aqui e a performance caiu bastante... O cara lah da AmericanExplorer diz que eh devido ao gerenciamento da CPU ser dividido entre os 2 cartoes.

  12. #12

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    kra isso faz sentido

    mas eu naum penso q alguem faria um equipamento desse porte com essa falha d performance

    eu uso bastante o ap-2000 e naum tenho o q me queixar dele, usamos esse kra com um trafego medio d 2mb e roda legal

    []'s

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    kra isso faz sentido

    mas eu naum penso q alguem faria um equipamento desse porte com essa falha d performance

    eu uso bastante o ap-2000 e naum tenho o q me queixar dele, usamos esse kra com um trafego medio d 2mb e roda legal

    []'s
    hehehehehe... meu problema aqui eh aquele que jah comentei antes... 200 clientes no AP... assim nao ha AP que aguente... isso eh que eh economia... estou mudando minha base para outro ponto onde irei ganhar 2 swl 3300 que uso como PTP e fazer eles virarem APs ... dae vou desmenbrar essa celula gigante com 200 clientes..

  14. #14

    Padrão PCMCIA Orinoco + SWL3300

    concordo com vc q 200 clientes seja mta gente, vc estah certo, desmembre esse povo e crie outros pontos pra desovar esse povo tdo

    []'s