+ Responder ao Tópico



  1. #1
    hez4el
    Visitante

    Padrão Valorizando o papel feminino

    Esta é uma matéria
    da computer world sobre
    "Mulheres e o mundo da TI"

    http://computerworld.terra.com.br/Ad...=27254&Area=53

    Abraços

  2. #2

    Padrão Valorizando o papel feminino

    Um texto muito bom sobre a necessidade de ter mulheres em áreas de TI.

    Em todo o mundo, a maioria das mulheres que utilizam tecnologia da informação tem treinamento mínimo. Elas não possuem as habilidades necessárias para se tornarem futuras líderes de TI, programadoras, projetistas de software e empresárias, sendo, freqüentemente, relegadas a cargos de nível baixo, pouco mais do que a entrada de dados
    Seja em países industrializados ou em desenvolvimento, a educação nas áreas de ciência e tecnologia não foi tão popular entre meninas quanto entre meninos. Isso tem que mudar. Deve começar na escola primária, incorporando computadores em um estágio inicial e incentivando as meninas a estudar ciências e matemática. E continuar com programas de treinamento de TI mais avançados, que podem e devem adotar estratégias para atrair mais mulheres.
    O que eu discordo nestes textos que falam de mulher em TI é o seguinte: Da maneira que se fala em "atrair", parece que a mulher ainda é vista como um ser que precisa de "empurrões" para chegar em áreas "tecnicamente mais complicadas". Toda pessoa chega onde ela quiser, independente de ser homem ou mulher. Digo isso pois me especializo na área de Humanas e aprendemos que mulheres e homens são iguais no trabalho, salvo algumas particularidades. Se existe poucas mulheres em TI é que infelizmente poucas realmente se interessam. "Atrair" não seria um termo adequado, afinal não se está atraindo selvagens em direção a uma isca. O correto é mesmo incentivar, compartilhando conhecimento (os meus amigos sabem o quanto eu os torro com pedido de dicas e informações) e diminuir o preconceito de que "mulher não consegue compilar, pois é menos inteligente nesta área". Há mulheres e mulheres, não podemos generalizar. :wink:

  3. #3
    hez4el
    Visitante

    Padrão Valorizando o papel feminino

    Ola.

    Acredito q vc esteja correta. O objetivo não é laçar mulheres e trazer para a informatica. O objetivo principal é populariza-la de tal forma q mulheres se sintam a vontade no ambiente. Foi assim quando quando as mulheres começaram a ocupar cargos masculinizados. Elas fazem o trabalho muito bem, tem alta capacidade porém não ficam a vontade com exceção de algumas areas. Tomo como exemplo a macromedia que tem mulheres gerenciando projetos de extrema sofisticação como a nova plataforma Flex. Porém aqui no Brasil o mercado é masculinizado e agressivo a pampa. Formar a consciencia é que é importante pra que ninguém se sinta menos valorizado e incentivar a participação feminina, mesmo correndo o risco de descobrir q elas podem ser muitas vezes melhores q nós. Fazer o que é sempre assim mesmo.

  4. #4

    Padrão Valorizando o papel feminino

    Citação Postado originalmente por hez4el
    Formar a consciencia é que é importante pra que ninguém se sinta menos valorizado e incentivar a participação feminina, mesmo correndo o risco de descobrir q elas podem ser muitas vezes melhores q nós. Fazer o que é sempre assim mesmo.
    As mulheres têm algumas vantagens de percepção, fazem muitas coisas ao mesmo tempo... isso é psicológico e comprovado. Mas pensar assim ainda é alimentar preconceito. Ninguém é melhor, provando-se em detrimento de algo ou alguém. É melhor e ponto. Cada um com sua capacidade, independente do sexo.

    Você mesmo já me deu algumas dicas e lhe sou grata por isso
    =*

  5. #5
    Visitante

    Padrão Valorizando o papel feminino

    Acredito que o preconceito qto a TI para as mulheres parte justamente, das mulheres... Nas Universidades as mulheres qur cursam algo da área geralamente são discriminadas pelas outras, como se não fossem tão femininas qto elas... Acho isso um absurdo tendo em vista a competência das que atuam, sem perder a feminilidade....
    Acho que esses conceitos externos, saem das mesmas cabeças que divulgam que o homem que trabalha com informática é um Nerd que não sai de casa, não bebe, não pega sol, não faz nada além de usar o computador...

  6. #6

    Padrão Valorizando o papel feminino

    não tinha lo gado... :-D