+ Responder ao Tópico



  1. #1
    soco1000
    Visitante

    Padrão Muitas Dúvidas

    Presados Amigos,,este espaço veio para mim em boa hora,,,tenho algumas dúvidas a respeito da instalação de um provedor wireless.
    -Qual é a capacidade maxima com segurança de um accespoint Samsung SWL 3300?
    -Para começar um provedor sem muitas despesas,,o LinK de 256 kpbs da prestadora suportaria quantos clientes conectados,,entendi lendo o forum que será necessario filtrar alguns sites,quantos quais sãos eles?

    -Qual é omelhor e barato kits para clientes?
    -Quanto a antena penso eu que as Setorias seriam a melhor solução,mas é muita cara,,qual a melhor omni?
    -Servidor Linux ou FreeBSD qual é a diferença?

    Grato
    Soco1000

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão Muitas Dúvidas

    Esse ap , com 30 clientes já arria as calças.
    Com 256 kb ? , eu acho que menos de 10 clientes.
    filtrar sites ? acho que vc entendeu errado, seria filtrar pacotes , nao ?
    tipo pacotes lixos, tipo netbios,broadcasts.
    Os mais baratos são os kits ethernet converters, já os mais eficientes são cartões orinoco.
    Antena Ziroc , grade 24dbi não é tão cara. E acredito ser uma das mais baratas, ainda mais se for modelo nacional.
    linux ou freebsd , não há diferença. Depende de sua experiência.

  3. #3
    doidoht
    Visitante

    Padrão Muitas Dúvidas

    Caro Iss...

    Acho que vc não deve utilizar o SWL 3300.... tenho ele aqui com mais de 50 clientes limitado a 2 Mpbits... rodando igual a um côco... conheçco gente com mais de 150 cliente pindurados rodando macio...
    Tenho um link de 1 Mega e tenho cerca de 70 clientes a rádio e uns 150 discados... tô com cerca de 40% do meu link em média sendo utilizado... no rádio coloquei 256 pra download e 128 pra upload... acho que guenta mais uns 40 clientes a rádio blz....

    Soco1000

    Com 256 com controle de banda a 64 Kbps como vc me disse, deve caber de 30 a 40 clientes.... mas acho melhor vc começar com 512...
    Qto a antenas... eu utilizo uma Omni de 15Dbi e me atende blz... ela tem um amplificador dee 1 Watt ligado nela... as setoriais são melhores... Já as direcionais pode utilizar da Zirok mesmo
    Kits Clientes... eu particularmente uso as USB da Búfallo... não são tão cara e são eficientes, não dão conflito nem nada...

    Quaisquer dúvias posta aí... ou mesmo pode ligar...

    []´s

  4. #4

    Padrão Muitas Dúvidas

    Se vc forum provedor não pode filtrar sites... nem sbe qual a capacidade ideal do link... isso varia de cliente para cliente, e como vc não sabe como é cada cliente, o recurso é vende determinada cota de banda, podendo ter vários planos de cotas.. aí se enquadraria um controle de banda e não bloqueios...

  5. #5
    lss
    Visitante

    Padrão Muitas Dúvidas

    doidoht,
    1mb para 70 clientes
    quanto de link vc libera para eles ?

  6. #6

    Padrão Muitas Dúvidas

    Cara o grande negócio disto tudo, é saber dividir os seus clientes, de maneira que o seu link não fique sobrecarregado em um certo horário...
    Por exemplo, se vc só vender para 100 pessoas discadas, que só se conectam após a meia noite, talvez seria mais legal, vc vender para 50 que só se conectam entre as nove e a 12:00, 50 à partir da meia noite, e 10 empresas, que utilizarão durante o dia...
    O negócio é conhecer o cliente, para tentar prever quais serão os horários de conexão dos caras...

  7. #7

    Padrão Muitas Dúvidas

    Na verdade nem sempre basta saber os horários do cliente... o difícil [e prever o tipo de usuário... se o cara deixa o PC baixando a nova versão da distro dele e vai trabalhar, se a galera deixa o kazaa aberto e vai pra escola.... o importante é vc dividir seu link de forma a prever "vou vender uma banda de tanto pra cada um", pega teu link, divide, faz um controle de banda e deu... vc pode criar planos diferenciados (como a adsl 300k, 600k, ip válido fixo, etc...)

  8. #8
    doidoht
    Visitante

    Padrão Muitas Dúvidas

    Citação Postado originalmente por lss
    doidoht,
    1mb para 70 clientes
    quanto de link vc libera para eles ?
    é como disse

    coloquei 256 pra download e 128 pra upload... tenho uns 70 e acho que guenta mais uns 40 clientes a rádio blz.... Na bridge coloquei a comunicação fixa em 2 Mpbits

  9. #9

    Padrão Muitas Dúvidas

    Caro Jim,
    como eu disse, deve-se dividir os clientes, pelos horários que eles acessam a net (conectam-se foi o termo que eu utilizei) e não pelo tempo em que eles estão em casa....

  10. #10

    Padrão Muitas Dúvidas

    Citação Postado originalmente por vonlinkerstain
    Caro Jim,
    como eu disse, deve-se dividir os clientes, pelos horários que eles acessam a net (conectam-se foi o termo que eu utilizei) e não pelo tempo em que eles estão em casa....
    Eu entendi amigão... tava só complementando :-D:-D:-D:-D

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Muitas Dúvidas

    Realmente a melhor opcao eh vc vender o link em quotas para os clientes. Vc conseguirah controlar a banda para cada um, ter uma serie de planos a negociar.