Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Galera to ficando meio bravo com meu servidor.
    Tenho um servidor de internet com apache+php+mysql servindo net para todos os micros, e tb tenho um dominio rodando nele funcionando como DNS. ate ae tudo bem. O Sistema eh um debian 6.

    So que quero montar tb um servidor de email tipo = eu@meu_dominio.com.
    tenho sendmail instalado + exim. Jah peguei varios manuais e tutoriais, e nao consigo fazer ele rodar.

    Alguem sabe como faço para configurar o servidor de email no debian?
    E como faço para criar contas de email nele?

    Quero uma manual de instalaçao e configurar e de usar ele.

    Espero que me ajudem pois estou quase desistindo dele.

    Vivaldo R. Felipe

  2. #2
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Calma, Vivaldorf ! rs ... Não precisa desistir do servidor ... a galera aki da UnderLinux te ajuda ... :lol:

    Você já viu se tem algum how-to / artigo aki no site ? Dá uma conferida pra ver se tem alguma coisa sobre sendmail ...

    Mas a minha dica é a seguinte: instale o postfix. Eu não mexi com sendmail / exim ainda, mas se vc quiser, posso te ajudar a colocar o postfix pra funcionar ... ele não é tão difícil de configurar ...

    Tenta aê ... apt-get install postfix ...

    Depois dá uma olhada no /etc/postfix/main.cf ... chega a ser quase auto-explicativo se vc manjar alguma coisa de mta ...

    Qquer coisa, poste novamente !!!!!

    até + !

  3. #3
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Ja Peguei

    entao cara jah peguei os tutoriais e outras coisas q falam sobre sendmail aqui.

    Na Verdade to atras do sendmail pq eh o unico q conheço e falam q eh bom. Mas o importante pra q rode o bendito servidor de email. Pois ja tentei de tudo. se vc poder me ajudar agradeço.

    Vivaldo

  4. #4
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Jah tentou os comandos acima ???

    apt-get install postfix

    Hmm ... qual distro vc usa ???

  5. #5
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Já instalei

    :arrow: já instalei, já está rodando. Como faço p/ criar contas e ver se tá tudo ok???e como vejo se está rodando correntamente???..no Aguardo
    Vivaldo R Felipe

  6. #6
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    O postfix usa as contas do sistema, ou seja, os usuários cadastrados em /etc/passwd ... os e-mails ficam armazenados em /var/spool/mail/nome_do_usuario ....

    os itens básicos q vc deve verificar em /etc/postfix/main.cf são:

    myhostname = nome_COMPLETO_da_maquina
    mydomain = o_seu_domínio
    mydestination = o_seu_domínio
    mynetworks = a_sua_rede (ex.: 192.168.10.0/24)


    Na opção mydestination deve ser informado o domínio para o qual o postfix responderá. E mynetworks indica a partir de onde o postfix aceitará os e-mails para enviar (no exemplo, sua rede interna) ...

    Mas atenção: deixe o arquivo de configuração como está, só altere / adicione o q foi citado ... p. exemplo, em mynetworks adicione a sua rede após o 127.0.0.0/8 que já existe no arquivo ... as outras opções, vc substitui (se já não tiver sido configurado na instalação ...)

    Para testar, crie um usuário no sistema e envie um e-mail para usuario_q_vc_acabou_de_criar@seu_domínio.com.br ... verifique se existe o arquivo /var/spool/mail/usuario_q_vc_acabou_de_criar ... o conteúdo desse arquivo deve ser o e-mail q vc enviou (com todos akeles cabeçalhos ...)

    Bom ... por enqto acho q eh soh isso ... tenta aí ...... qquer coisa poste novamente (e avise caso dê tudo certo ! )

    Até + !

  7. #7
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão nao deu certo

    :? nao funcionou pq sera.

    Fiz o q vc disse.
    mas no arquivo main.cf nao tem mydomain.

    eu envio email para o usuario que criei ele retorna dizendo q nao existe.

    pq?????

    Vivaldo R Felipe

  8. #8
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Experimente colocar a opção mydomain ...

    Dá uma olhada no meu main.cf:

    Código :
    command_directory = /usr/sbin
    daemon_directory = /usr/lib/postfix
    program_directory = /usr/lib/postfix
     
    smtpd_banner = $myhostname ESMTP $mail_name (Debian/GNU)
    setgid_group = postdrop
    biff = no
     
    append_dot_mydomain = no
    myhostname = meu.dominio.com.br
    mydomain = dominio.com.br
    alias_maps = hash:/etc/aliases
    alias_database = hash:/etc/aliases
    myorigin = /etc/mailname
    mydestination = dominio.com.br
    relayhost = 
    mynetworks = 127.0.0.0/8, 192.168.0.0/24
    mailbox_command = 
    mailbox_size_limit = 0
    recipient_delimiter = +
    smtpd_helo_required = yes

    O seu está parecido ????

  9. #9
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Funcionou

    8) ae cara funcionou......

    Eu tinha trocados o ip 127.0.0.0/8 para o meu
    e o nome de myhostname tb estava errado....

    mas funcionou agora.

    so tenho um duvida..

    como faço para receber meu email. Qual eh o servidor de email meu.

    mail.meu_dominio.com eh ? ou ip da minha maquina?

    Vivaldo R. Felipe

  10. #10
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Puts, k-ra ... legal ... viu como é fácil ? :lol: E de pensar q vc ia desistir dessa beleza de servidor !!! :lol: Kkkkkkkkkk ....

    Seguinte ... o postfix só envia os e-mails ... pra receber, vc precisa instalar um servidor pop ... existem vários ... eu uso o qpopper ... a instalação é muuuuito mais fácil q do postfix ... faz o seguinte:

    apt-get install qpopper

    Pronto ! Já tá funcionando ... daí vc configura o seu cliente para pegar os e-mails no ip da máquina mesmo ... ou então no nome completo do computador (p. ex., mail.dominio.com.br) ... mas o seu dns tem q estar legalzinho ...

    Lembre-se q vc tem q abrir as portas 25 e 110 do firewall (se vc tiver) pra poder receber e-mails na sua rede externa !

  11. #11
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Blz Cara Deu certo

    :P :P :P :P :P :P :P Ae Cara deu certo.......

    Funcionouuuuuuuuu.... Ate quem fim conseguir....


    Ae Cara Valeu pela ajuda, valeu cara....

    ae sou programador em php e manjo linux tb.

    so q servidor de email nunca tinha feito..

    Sou tecnico em informatica se precisar de ajuda so me mandar um email...

    [email protected]

    Vivaldo R. Felipe
    :P :P :P :P 8) 8) 8)

  12. #12
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Citação Postado originalmente por violinista
    Puts, k-ra ... legal ... viu como é fácil ? :lol: E de pensar q vc ia desistir dessa beleza de servidor !!! :lol: Kkkkkkkkkk ....

    Seguinte ... o postfix só envia os e-mails ... pra receber, vc precisa instalar um servidor pop ... existem vários ... eu uso o qpopper ... a instalação é muuuuito mais fácil q do postfix ... faz o seguinte:

    apt-get install qpopper

    Pronto ! Já tá funcionando ... daí vc configura o seu cliente para pegar os e-mails no ip da máquina mesmo ... ou então no nome completo do computador (p. ex., mail.dominio.com.br) ... mas o seu dns tem q estar legalzinho ...

    Lembre-se q vc tem q abrir as portas 25 e 110 do firewall (se vc tiver) pra poder receber e-mails na sua rede externa !

  13. #13
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

    Quem és tu ???? Qual a finalidade desse post ???????

  14. #14
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    ?????? nao entendi cara o q quis dizer cara ....


    :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
    :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:

    Vivaldo R. Felipe

  15. #15
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Poxa não estou conseguindo fazer isso no RH9.
    O postfix esta instalado rodando, coloquei o ip dele no outlook mas ele não envia a msg.

  16. #16
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Confira o seu main.cf ... vc pode tomar como base o exemplo anterior ...

    Quais msgs aparecem nos logs ??? Coloque o seu arquivo de configuração aki ... senão não temos como saber o q pode estar acontecendo no teu servidor ... :roll:

  17. #17
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Citação Postado originalmente por violinista
    :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

    Quem és tu ???? Qual a finalidade desse post ???????
    esse mala tah fazendo isso em varios foruns... porra serah que nao tem mais nada pra fazer nao??? vai ver pagina de muie pelada intaum...

  18. #18
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    estou tendo algumas dificuldades no meu servidor também.. a princípio eu nem considerei o sendmail como alternativa, um amigo recomendou-me logo o postfix. eu instalei, instalei também o courier-imap (que faz o servico de pop e imap)... mas nao tou conseguindo mandar e-mails (nem internamente, por exemplo, de usuario1@localhost para usuario2@localhost) :/

    o meu main.cf é muito extenso, e nao está organizado como o seu...

    ah, e outra coisa. eu preciso configurar meu BIND. o que eu fiz: registrei um domínio e configurei pra ele redirecionar para o meu IP. e só isso :P

    o apache aceita isso tranquilamente, se eu usar meudominio.com/~usuario aparece o conteúdo do /public_html do usuario, sem problema. mas li alguns how-to's e nao consegui configurar meu postfix +_+

    quando eu uso o pine, aparece a seguinte mensagem: incomplete maildomain

    sugestões?

  19. #19
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Verificou se o seu main.cf tem os itens básicos do exemplo deste tópico ???

    Sobre o bind ... vc configurou o seu domínio no named.conf ????? como ficou ???? criou o arquivo que vai guardar as informações do seu domínio (meudominio.bd, p. exemplo ...) ???????

  20. #20
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    violinista: cara, nao mexi no named.conf... quer dizer, eu ate' tentei, mas eu sou mto n00b nesses assuntos de administracao de sistema.

    o quadro eh o seguinte:

    eu + alguns amigos registramos o dominio, soh por diversao. mas jah que eu uso linux e ja' tenho o apache funcionando e tenho como (relativamente facilmente) botar um servidor de e-mail pra funcionar, eu achei que seria uma boa ideia pegar o postfix e o courier-imap (sugestoes de amigos)

    mas nao tah dando certo. eu sei NADA, ZERO, CAPUT sobre o bind ou o named... eu ateh tentei alterar o named.conf mas nao deu certo e eu voltei `a configuracao original... se voce puder me dar uma luz no assunto, serei eternamente grato

    obrigado pela atencao :P