Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    ah, eu tentei alguns how-tos e um livro de um amigo meu... por sinal, que livrinho pouco didatico, viu?

    ele dizia assim: "configure o seu named.conf da seguinte forma:" e dava um cat /etc/named.conf no computador dele, copiava e colava pro livro e dava o assunto como EXPLICADO

    QUANTA didatica.

  2. #22
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Realmente ... existem livros q n são tão bons assim ... mas se vc quiser aprender mesmo, vai ter q ler muuuuito, mas muuuito mesmo ... usar muito o Google, o Garimpar ($10 pra mim tb, hem, SDM ! ehehe) entre outros ...

    Meu ... mas se vc quiser uma receitinha de bolo, ela tá toda aki nesse tópico ... no começo deste post, o vivaldo tb não manjava muito de mta ... tá certo q ele já manjava de linux, mas de mta não ... e ele conseguiu ...

    como já tem um exemplo da configuração do main.cf, vou colocar uma dica pra configuração do named.conf ... pra vc adicionar uma zona referente ao seu domínio (para q o seu servidor seja o master), adicione o seguinte bloco no seu named.conf:

    zone "seudominio.com.br" {
    type master;
    file "/etc/bind/seudominio.db"
    };

    soh com esse trechinho dentro do seu named.conf vc já informou seu servidor de que ele é o responsável por esse domínio. Soh pra vc n dizer q postei um negócio "sem didática" :twisted: , vai aki uma breve explicação:

    A primeira linha diz que esse bloco se refere à zona "seudominio.com.br". A segunda linha define o tipo dessa zona, no nosso caso, master. A terceira linha diz onde se encontra o arquivo com as entradas do dns. E a última linha finaliza o bloco.

    Esse arquivo com as entradas do DNS tem q ter + ou - essa forma:
    Código :
    $ttl 604800
     
    @     IN     SOA      dominio.com.br. root.dominio.com.br. (
       2004030303
       10800
       3600
       36000000
       86400)
            NS      hostname
            MX      10       hostname.dominio.com.br.
    host    IN        A   200.200.200.200

    Substitua dominio.com.br pelo seu dominio, hostname pelo hostname do seu servidor, host pelo nome q vc quiser adicionar para resolução de nomes e 200.200.200.200 pelo ip de "host".

    Ufa ! q mais ... hmmm ... o modelinho eh + ou - assim ... eh q aki no fórum não tem como colocar tudo identadinho bunitinhu ... qquer coisa vc pode achar exemplos na net ...

    Agora que vc já tem o dns configurado, configure o postfix, de acordo as dicas no início deste post ... não te chabu, eh + fácil q vc imagina ...

    Mas eu sugiro q vc não use o courier-imap ... pq o postfix coloca os e-mails em /var/spool/mail/usuario, enquanto o courier-imap usa uma estrutura de "MailDirs", que tb n manjo muito ...

    Como servidor pop use o qpopper, assim como postado anteriormente ... não tem erro: apt-get install qpopper ... pronto, tá funcionando.

    Boa sorte !

  3. #23
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    cara, eu segui um tutorial e cheguei nisso aqui:

    $TTL 3H

    @ IN SOA dominio.com. root.dominio.com. (

    1 ; serial
    3h ; refresh
    15 ; retry
    1w ; expire
    12h ; default_ttl

    )

    @ IN NS eu.dominio.

    @ IN MX 1 eu.dominio.

    nerdproud. IN A 200.asdf.meu.ip

    eu.dominio. IN CNAME dominio.


    mas eu vou substituir o dominio.db pelo seu para testar :P

    muitíssimo obrigado, ainda nem tentei mas já agradeco a sua paciência e compreensao :P

  4. #24
    manero
    Visitante

    Padrão nao funcionou :(

    ah, eu nem sei o que é que eu faco mais.

    como eu testo se o bind tá configurado direito? eu já tentei mandar um e-mail do meu computador pra fora e mandei um e-mail de fora pro meu computador... e nada...

    o interessante é que nao voltam e-mails dizendo "nao foi possível enviar e-mail/esse endereco nao existe"... :?

    quanto ao qpopper: se eu usar o qpopper eu vou poder usar um web-mail, tipo o squirrelmail?

    obrigado..

  5. #25

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Cara tu instalou o smtp ?

  6. #26
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    nao era pra estar instalado? afinal de contas, o sendmail funcionava (internamente... de user@localhost pra user2@localhost mandava direitinho)...

    eu acabei de re-instalar o libESMTP pra ver se era um problema disso

    ainda nao funciona.

  7. #27
    violinista
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Cara, pelo q eu entendi, você precisa de 3 coisas:

    1o. : DNS
    2o. : Servidor SMTP
    3o. : Servidor POP

    Já testou o seu DNS ??? Tá funcionando ??? tenta dar um host www.uol.com.br pra ver se retorna os ips do uol ... se não, seu dns ainda não tá legal ...

    Eu sugeri o postfix como SMTP, pq eh o q eu uso aqui ... se quiser usar outro, infelizmente não vou conseguir te ajudar muito ... mas com certeza tem alguém aki na Under q vai poder te ajudar.

    O qpopper é o servidor POP. Ou seja, se o seu DNS não estiver funcionando e o seu smtp não estiver instalado, nem precisa se preocupar com o qpopper ...

    Não tenho certeza se o qpopper vai funcionar pro sendmail, acho q ele usa outra estrutura pra armazenar os e-mails ... vc sabe, vonlinkerstain ???

    Meu ... eh isso ... arruma teu dns primeiro, depois vc vai pro mta e depois pro pop ...

  8. #28
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    host www.uol.com.br
    www.uol.com.br has address 200.221.2.50
    www.uol.com.br has address 200.221.2.51
    www.uol.com.br has address 200.221.2.48
    www.uol.com.br has address 200.221.2.49

    +_+

    nao vou mais esquentar a cabeca com isso +_+

    :/

  9. #29
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    ae cara blz!!!!!!

    ae manero me responde so uma coisa .......

    vc usa que tipow de conexao???? Seu ip eh fixo?????

    Se seu ip for fixo cara entre nesse site que ele transforma sua maquina em DNS muito facil .... vc so precisa q sua maquina seja ip fixo e tenha uma conexao banda larga pra ficar legal... ANOTA AE

    http://www.superdns.com.br eh so vc se cadastrar blz..

    qq duvida manero so postar aqui q respondo pra vc blz...

    :arrow: Vivaldo R Felipe :wink: :P

  10. #30

    Padrão Configuração Servidor de Email

    Cara num sei não..
    Será que não é problema de configuração do serviço de correio interno? Tipo quando dá algum problema ele manda mensagens para o root, será que o servidor postfix seu não está procurando um destinatário dentro da sua máquina?

  11. #31
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    :wink: entao temos que esperar o manero responder pra gente saber neh!!!!

    Vamos Esperar....

    Vivaldo R. Felipe

  12. #32
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    :wink: entao temos que esperar o manero responder pra gente saber neh!!!!

    Vamos Esperar....

    Vivaldo R. Felipe :wink:

  13. #33
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    vivaldo: eu uso cablemodem e tenho ip válido e fixo... faz algum tempo que eu tenho um dns grátis, agora a gente registrou o domínio e nas configuracões do domínio foi configurado pra ele apontar para o meu ip...

    vonlinkerstain: "Tipo quando dá algum problema ele manda mensagens para o root"... isso nunca mais aconteceu, eu nunca mais recebi nenhum e-mail do sistema nao... se bem que eu acho que nao estão acontecendo problemas no meu computador ;P

  14. #34
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    me explica certinho o q esta de errado no seu servidor pra mim entender...

    ou se vc jah conseguiu resolver... eu li os poste mas nao entende direito..

    explica ae pra ver se posso te ajudar pois jah apanhei pakas desse servidor q jah sei uns par de erros nele...

    ha claro me fala q dist. vc usa (debian, cl9, redhat, slackware)...

    Vivaldo R. Felipe :wink:

  15. #35
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    tou usando o slackware 9.1, c/ o kernel 2.6.3

    vamos do comeco :
    eu instalei o slack aqui sem pretensões de ser um servidor... era meu computador doméstico, e ainda funciona assim muito bem :P
    aí eu e uns amigos meus da UFC registramos um domínio, para esse grupo de alunos da UFC. eu sugeri (porque só eu uso o linux intensivamente, eles usam linux e windows, ficam alternando...) que o dominio apontasse pro meu ip. assim, nós teríamos um servidor de http (o apache já estava instalado e funcionando direitinho) e teríamos os e-mails...

    eu quero configurar o servidor de e-mail. um amigo meu me sugeriu o postfix. aí eu desinstalei o sendmail e peguei o postfix. instalei, "configurei" (entre aspas, pq obviamente, nao tá dando certo ), peguei o courier-imap e "configurei"...

    eu ainda nao havia mexido no bind/named, mas agora parece que tá tudo ok, né? segui a dica do violinista e dei o "host www.uol.com.br", parece que funcionou né :P

    se eu precisar desinstalar tudo e instalar denovo pra que isso funcione, eu faco... eu tou considerando fazer o backup do /home, formatar meu hd e comecar denovo...
    mas eu nao quero fazer isso. seria tão "microsoft"... 'ah, deu pau, é só formatar e instalar denovo' :roll:

    obrigado pela disposicao e pelo tempo de voces!

  16. #36
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    :wink: blz vc jah instalou o postfix ???

    ele ta rodando ae?
    ah vc tem msn cara pois estou online???

    [email protected]

    Vivaldo R Felipe :wink:

  17. #37
    manero
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    postfix e courier-imap rodando... eu nao uso m$n, sou da época do bom e velho icq :P

    qualquer coisa, meu UIN é 45347291

  18. #38
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    :wink: ae manero tenta enviar um msg para vc mesmo para ver se o postfix esta funcionando.... para ver se esta tudo legal com ele eh so enviar msg pra vc mesmo e ver se tem um arquivo texto com o nome usuario seu lah. se tiver eh pq o postfix esta tudo ok! se nao tente instalar de novo o postfix.

    OBS.: Tente instalar para o serviço de pop o servidor qpopper eh muito facil e bom cara....

    Faz isso e ve se dar certo blz....

    Espero respostas

    Vivaldo R. Felipe :wink:

  19. #39
    vivaldorf
    Visitante

    Padrão Configuração Servidor de Email

    :? :? ae manero foi mau eskeci de dizer o diretorio
    vc tem q entrar nesse dir. /var/mail/

    falow

    :wink: Vivaldo R Felipe

  20. #40
    Visitante

    Padrão Re: Ja Peguei

    Citação Postado originalmente por vivaldorf
    entao cara jah peguei os tutoriais e outras coisas q falam sobre sendmail aqui.

    Na Verdade to atras do sendmail pq eh o unico q conheço e falam q eh bom. Mas o importante pra q rode o bendito servidor de email. Pois ja tentei de tudo. se vc poder me ajudar agradeço.

    Vivaldo