+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Eye
    Visitante

    Padrão Comando "History"

    O comando "history", no shell, mostra todos os seus "passos" praticados no terminal.

    O que gostaria de saber é: como isso funciona? é desde o seu primeiro uso até o último ou tem uma quantidade exata de informação guardada?

    E outra: tem como apagar isso? supondo que esteja numa máquina de empresa, tem como apagar estas informações do que você andou fazendo? :?

  2. #2
    Spelk
    Visitante

    Padrão Comando "History"

    Se há um limite eu não sei.

    A única coisa q sei é q as informações são guardadas no arquivo .bash_history, dentro do /home de cada usuário.

    Vc pode editá-lo com qq edito de texto (vi, mcedit), inclusive remover algumas linhas.

    As informações da sessão atual não são gravadas lá, não sei onde fica, mas qdo vc sai, elas são salvas nele.

  3. #3
    Eye
    Visitante

    Padrão Comando "History"


    ae, valeu :!:

    mas surgiu outra dúvida: se apagar toda a informação que tem existente alí, não dá problema no arquivo não, né?

  4. #4

    Padrão Comando "History"

    eu acho q num da problema nao.....mas quando o cara se logar denovo ele num vai ter historico, por mais q ele aperte pra cima num vai acontecer.....

  5. #5
    Gnuser
    Visitante

    Padrão Comando "History"

    Não tem problema, depois que você apagar o log do historico do usuário vai aparecer no history assim rm .bash_history.

    O pessoal que faz invasão colocam um link do .bash_history para o /dev/null, mas depois e so apagar o link denovo que ele volta a funcionar o problema e que ele começara a guardar a partir deste ponto.

  6. #6
    Spelk
    Visitante

    Padrão Comando "History"

    É... eu recomendo apagar oq está dentro do arquivo (editando-o), caso vc queira tirar algo, e não remover o arquivo em si.

  7. #7
    Gnuser
    Visitante

    Padrão Comando "History"

    Citação Postado originalmente por Spelk
    É... eu recomendo apagar oq está dentro do arquivo (editando-o), caso vc queira tirar algo, e não remover o arquivo em si.

    A ta eu entendi em apagar o arquivo em si!

    Foi mal hehe

  8. #8
    Eye
    Visitante

    Padrão Comando "History"

    Ok!

    Eu só quero apagar mesmo o history por precaução
    Não vou deletar o arquivo, só vou editá-lo!

    valeu pessoal!

  9. #9
    violinista
    Visitante

    Padrão Re: Comando "History"

    Citação Postado originalmente por Eye

    O que gostaria de saber é: como isso funciona? é desde o seu primeiro uso até o último ou tem uma quantidade exata de informação guardada?
    Tem como limitar o número de entradas no arquivo ~/.bash_history ou deixar esse número ilimitado, ou seja, ele pode guardar desde o primeiro até o último comando digitado ...

    Esse limite é controlado pela variável HISTSIZE ... o padrão é 500 ... nem precisa dizer q para alterar é só digitar export HISTSIZE = 1000, né ?! ... para que não haja limite para armazenamento, é só definir essa variável com o valor 0 ...

    [ ]'s

  10. #10
    júlio negrão
    Visitante

    Padrão Re: Comando "History"

    Citação Postado originalmente por Eye
    O comando "history", no shell, mostra todos os seus "passos" praticados no terminal.

    O que gostaria de saber é: como isso funciona? é desde o seu primeiro uso até o último ou tem uma quantidade exata de informação guardada?

    E outra: tem como apagar isso? supondo que esteja numa máquina de empresa, tem como apagar estas informações do que você andou fazendo? :?
    Bem ao meu ver, o log serve para guardar informações importantes e nele não fica amarzenado as respostas de comandos interativos.

    O log do root,´só o root poderar ver.

    Eu mesmo já utilizei os logs de usuários, para fazer auditoria em servidores.

    Cuidado.

  11. #11
    Eye
    Visitante

    Padrão Re: Comando "History"

    Citação Postado originalmente por júlio negrão
    Citação Postado originalmente por Eye
    O comando "history", no shell, mostra todos os seus "passos" praticados no terminal.

    O que gostaria de saber é: como isso funciona? é desde o seu primeiro uso até o último ou tem uma quantidade exata de informação guardada?

    E outra: tem como apagar isso? supondo que esteja numa máquina de empresa, tem como apagar estas informações do que você andou fazendo? :?
    Bem ao meu ver, o log serve para guardar informações importantes e nele não fica amarzenado as respostas de comandos interativos.

    O log do root,´só o root poderar ver.

    Eu mesmo já utilizei os logs de usuários, para fazer auditoria em servidores.

    Cuidado.
    Não é log do root, é log de um usuário comum. Coisa simples, sem maiores complicações. :roll: