+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Identificar Hardware

    Alguem pode me dizer se existe algum programa que identifique o hardware que esta sendo usado na maquina, como modelo da motherboard, processador, memória, placa de vídeo..etc... mas to mais interessado pra saber modelo da MB...

    vlws...

  2. #2

    Padrão Identificar Hardware

    Num sei se vai ter tudo oq vc quer mas lah no /proc tem varios arquivos com informacoes de hardware

  3. #3

    Padrão Identificar Hardware

    e ae 1c4.... sumidão hein! =) tudo certinho?!

  4. #4

    Padrão Identificar Hardware

    Blz cara e ae?
    Intaum eu to voltando a ativa agora, vo fica no forum o dia inteiro, assim jah uso isso pra estudar pras certificacoes hehhehe

  5. #5

    Padrão ...

    bem.. isto serve?

    bash-2.05b$ /sbin/lspci
    00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C598 [Apollo MVP3] (rev 04)
    00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C598/694x [Apollo MVP3/Pro133x AGP]
    00:07.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C596 ISA [Mobile South] (rev 12)
    00:07.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586/B/686A/B PIPC Bus Master IDE (rev 06)
    00:07.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (rev 08)
    00:07.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT82C596 Power Management (rev 20)
    00:12.0 Multimedia audio controller: Ensoniq ES1371 [AudioPCI-97] (rev 02)
    00:14.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
    01:00.0 VGA compatible controller: Matrox Graphics, Inc. MGA G200 AGP (rev 01)
    bash-2.05b$
    vem com a maioria dos linuxes

  6. #6

    Padrão Identificar Hardware

    Cara, o modelo da placa mãe vai ser difícil, pois comandos como o dito acima vão identificar no máximo o seu chipset
    VT82C598 [Apollo MVP3] (do exemplo acima)
    Só se você tiver um banco de dados que cruze as informações do tipo:
    hum este cara tem chipse XXX
    som onboard XXX
    bridge XXX
    rede XXX
    A então só pode ser a mb
    XXXX

    Senão, acho que será impossível vc fazer isso

  7. #7
    jlclima
    Visitante

    Padrão Identificar Hardware

    Pegue o modelo dela na primeira tela do boot, não souber como, é um número grande que aparece no canto inferior esquerdo da tela, quando ta contando a memória e reconhecendo hd e cdrom.
    Pode parecer idiota mas eu mesmo só fui descobrir outro dia que se você apertar a tecla "Pause/Break" nesta hora o boot pára e você não precisa ficar bootando toda hora até conseguir anotar o número inteiro. É verdade eu já fiz muito disso.
    Neste número consta a data da BIOS e o modelo da placa.
    Se você colocar no google deve aparecer diversos sites com informações sobre a placa.

    Uma outra forma é baixar o "SystemRescueCD" no site:

    http://www.sysresccd.org/download.en.php

    Ele é um Linux feito para manutenção de hardware, possui diversas ferramentas e uma delas é o AIDA.
    Baixe o "SystemRescueCD" copie para um CD (ele cabe nequeles CD's bonitinhos de 200M e então de o boot com ele, na tela de prompt digite "aida" e voalá, ele vai reconhecer seu hardware.
    Não deixe de ler sobre as demais ferramentas que ele contem pois já me quebrou muitos galhos.

  8. #8

    Padrão Identificar Hardware

    meu interesse é saber se existem ferramentes no linux como o sandra, aida, e outros do windows...

    não sabia que havia aida para linux... já utilizei aida no winxp...
    mas esta versão do aida é uma versão do aida 16 bits for DOS, que é emulada com FREEDOS, ou algum outro... mas é legal... vou ver como é este system rescure cdrom....

    fiquei interessado em testar este programa:

    http://ezix.sourceforge.net/

  9. #9
    jlclima
    Visitante

    Padrão Identificar Hardware

    Na verdade este aida não roda no linux.
    Ele roda sobre um freedos assim como o particionador ranish que também está nas opções de boot.

  10. #10
    whinston
    Visitante